POTENCIAL E OPORTUNIDADE DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pretto, Fernando Natal de
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Queiroz, Adele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25950
Resumo: Atualmente, no ensino médio, evidências sugerem que convicções relativas à grande disparidade , entre a qualidade da educação pública e educação privada, tenham que ser reexaminadas, principalmente no aspecto relacionado ao potencial dos alunos. Embora tal disparidade exista no que se refere à formação, o mesmo não se pode afirmar a respeito do potencial dos estudantes que vêm de escolas públicas. O que fica claro é que os alunos de escolas públicas enfrentam maior dificuldade que os estudantes de escolas particulares para conseguirem acesso ao terceiro grau e também para se manterem estudando até o final do curso, uma vez que estes, de uma maneira geral, vêm de uma classe com nível de renda mais baixo. O propósito deste trabalho, foi de estudar uma situação real, do desempenho acadêmico, de estudantes que cursaram escolas públicas durante o ensino médio e conseguiram ingressar e terminar um curso superior, reconhecidamente de bom nível. Como resultado do estudo, constatou-se que, de fato, ao ingressar, isto é, quando o aluno presta o vestibular e no início do curso, o nível acadêmico dos alunos de escolas públicas pode ser considerado inferior aos dos estudantes de escolas particulares, mas após o primeiro ano do curso superior o desempenho acadêmico passa a ser tão bom quanto ou até melhor que os colegas que cursaram escolas particulares no ensino médio. Sendo assim, é de se esperar que exista uma quantidade substancial de alunos com bom potencial em escolas públicas, que não chegam ao curso superior, mas que se tivessem oportunidade de ingressar numa boa faculdade e tivessem oportunidade de se manterem estudando, então esses alunos conseguiriam ter um desempenho acadêmico igual ou melhor ao dos alunos de escolas particulares.
id UFSC_2e7bfb8836eaa64d0699226f1fc5c2be
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/25950
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling POTENCIAL E OPORTUNIDADE DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASOAtualmente, no ensino médio, evidências sugerem que convicções relativas à grande disparidade , entre a qualidade da educação pública e educação privada, tenham que ser reexaminadas, principalmente no aspecto relacionado ao potencial dos alunos. Embora tal disparidade exista no que se refere à formação, o mesmo não se pode afirmar a respeito do potencial dos estudantes que vêm de escolas públicas. O que fica claro é que os alunos de escolas públicas enfrentam maior dificuldade que os estudantes de escolas particulares para conseguirem acesso ao terceiro grau e também para se manterem estudando até o final do curso, uma vez que estes, de uma maneira geral, vêm de uma classe com nível de renda mais baixo. O propósito deste trabalho, foi de estudar uma situação real, do desempenho acadêmico, de estudantes que cursaram escolas públicas durante o ensino médio e conseguiram ingressar e terminar um curso superior, reconhecidamente de bom nível. Como resultado do estudo, constatou-se que, de fato, ao ingressar, isto é, quando o aluno presta o vestibular e no início do curso, o nível acadêmico dos alunos de escolas públicas pode ser considerado inferior aos dos estudantes de escolas particulares, mas após o primeiro ano do curso superior o desempenho acadêmico passa a ser tão bom quanto ou até melhor que os colegas que cursaram escolas particulares no ensino médio. Sendo assim, é de se esperar que exista uma quantidade substancial de alunos com bom potencial em escolas públicas, que não chegam ao curso superior, mas que se tivessem oportunidade de ingressar numa boa faculdade e tivessem oportunidade de se manterem estudando, então esses alunos conseguiriam ter um desempenho acadêmico igual ou melhor ao dos alunos de escolas particulares.INPEAU2012-09-19T18:31:27Z2012-09-19T18:31:27Z2000-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25950Pretto, Fernando Natal deQueiroz, Adeleporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-18T03:00:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/25950Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-18T03:00:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv POTENCIAL E OPORTUNIDADE DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO
title POTENCIAL E OPORTUNIDADE DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO
spellingShingle POTENCIAL E OPORTUNIDADE DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO
Pretto, Fernando Natal de
title_short POTENCIAL E OPORTUNIDADE DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO
title_full POTENCIAL E OPORTUNIDADE DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO
title_fullStr POTENCIAL E OPORTUNIDADE DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed POTENCIAL E OPORTUNIDADE DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO
title_sort POTENCIAL E OPORTUNIDADE DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO
author Pretto, Fernando Natal de
author_facet Pretto, Fernando Natal de
Queiroz, Adele
author_role author
author2 Queiroz, Adele
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pretto, Fernando Natal de
Queiroz, Adele
description Atualmente, no ensino médio, evidências sugerem que convicções relativas à grande disparidade , entre a qualidade da educação pública e educação privada, tenham que ser reexaminadas, principalmente no aspecto relacionado ao potencial dos alunos. Embora tal disparidade exista no que se refere à formação, o mesmo não se pode afirmar a respeito do potencial dos estudantes que vêm de escolas públicas. O que fica claro é que os alunos de escolas públicas enfrentam maior dificuldade que os estudantes de escolas particulares para conseguirem acesso ao terceiro grau e também para se manterem estudando até o final do curso, uma vez que estes, de uma maneira geral, vêm de uma classe com nível de renda mais baixo. O propósito deste trabalho, foi de estudar uma situação real, do desempenho acadêmico, de estudantes que cursaram escolas públicas durante o ensino médio e conseguiram ingressar e terminar um curso superior, reconhecidamente de bom nível. Como resultado do estudo, constatou-se que, de fato, ao ingressar, isto é, quando o aluno presta o vestibular e no início do curso, o nível acadêmico dos alunos de escolas públicas pode ser considerado inferior aos dos estudantes de escolas particulares, mas após o primeiro ano do curso superior o desempenho acadêmico passa a ser tão bom quanto ou até melhor que os colegas que cursaram escolas particulares no ensino médio. Sendo assim, é de se esperar que exista uma quantidade substancial de alunos com bom potencial em escolas públicas, que não chegam ao curso superior, mas que se tivessem oportunidade de ingressar numa boa faculdade e tivessem oportunidade de se manterem estudando, então esses alunos conseguiriam ter um desempenho acadêmico igual ou melhor ao dos alunos de escolas particulares.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-10-27
2012-09-19T18:31:27Z
2012-09-19T18:31:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25950
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651941329240064