POTENCIAL E OPORTUNIDADE DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO
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Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25950 |
Resumo: | Atualmente, no ensino médio, evidências sugerem que convicções relativas à grande disparidade , entre a qualidade da educação pública e educação privada, tenham que ser reexaminadas, principalmente no aspecto relacionado ao potencial dos alunos. Embora tal disparidade exista no que se refere à formação, o mesmo não se pode afirmar a respeito do potencial dos estudantes que vêm de escolas públicas. O que fica claro é que os alunos de escolas públicas enfrentam maior dificuldade que os estudantes de escolas particulares para conseguirem acesso ao terceiro grau e também para se manterem estudando até o final do curso, uma vez que estes, de uma maneira geral, vêm de uma classe com nível de renda mais baixo. O propósito deste trabalho, foi de estudar uma situação real, do desempenho acadêmico, de estudantes que cursaram escolas públicas durante o ensino médio e conseguiram ingressar e terminar um curso superior, reconhecidamente de bom nível. Como resultado do estudo, constatou-se que, de fato, ao ingressar, isto é, quando o aluno presta o vestibular e no início do curso, o nível acadêmico dos alunos de escolas públicas pode ser considerado inferior aos dos estudantes de escolas particulares, mas após o primeiro ano do curso superior o desempenho acadêmico passa a ser tão bom quanto ou até melhor que os colegas que cursaram escolas particulares no ensino médio. Sendo assim, é de se esperar que exista uma quantidade substancial de alunos com bom potencial em escolas públicas, que não chegam ao curso superior, mas que se tivessem oportunidade de ingressar numa boa faculdade e tivessem oportunidade de se manterem estudando, então esses alunos conseguiriam ter um desempenho acadêmico igual ou melhor ao dos alunos de escolas particulares. |
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POTENCIAL E OPORTUNIDADE DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASOAtualmente, no ensino médio, evidências sugerem que convicções relativas à grande disparidade , entre a qualidade da educação pública e educação privada, tenham que ser reexaminadas, principalmente no aspecto relacionado ao potencial dos alunos. Embora tal disparidade exista no que se refere à formação, o mesmo não se pode afirmar a respeito do potencial dos estudantes que vêm de escolas públicas. O que fica claro é que os alunos de escolas públicas enfrentam maior dificuldade que os estudantes de escolas particulares para conseguirem acesso ao terceiro grau e também para se manterem estudando até o final do curso, uma vez que estes, de uma maneira geral, vêm de uma classe com nível de renda mais baixo. O propósito deste trabalho, foi de estudar uma situação real, do desempenho acadêmico, de estudantes que cursaram escolas públicas durante o ensino médio e conseguiram ingressar e terminar um curso superior, reconhecidamente de bom nível. Como resultado do estudo, constatou-se que, de fato, ao ingressar, isto é, quando o aluno presta o vestibular e no início do curso, o nível acadêmico dos alunos de escolas públicas pode ser considerado inferior aos dos estudantes de escolas particulares, mas após o primeiro ano do curso superior o desempenho acadêmico passa a ser tão bom quanto ou até melhor que os colegas que cursaram escolas particulares no ensino médio. Sendo assim, é de se esperar que exista uma quantidade substancial de alunos com bom potencial em escolas públicas, que não chegam ao curso superior, mas que se tivessem oportunidade de ingressar numa boa faculdade e tivessem oportunidade de se manterem estudando, então esses alunos conseguiriam ter um desempenho acadêmico igual ou melhor ao dos alunos de escolas particulares.INPEAU2012-09-19T18:31:27Z2012-09-19T18:31:27Z2000-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25950Pretto, Fernando Natal deQueiroz, Adeleporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-18T03:00:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/25950Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-18T03:00:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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Atualmente, no ensino médio, evidências sugerem que convicções relativas à grande disparidade , entre a qualidade da educação pública e educação privada, tenham que ser reexaminadas, principalmente no aspecto relacionado ao potencial dos alunos. Embora tal disparidade exista no que se refere à formação, o mesmo não se pode afirmar a respeito do potencial dos estudantes que vêm de escolas públicas. O que fica claro é que os alunos de escolas públicas enfrentam maior dificuldade que os estudantes de escolas particulares para conseguirem acesso ao terceiro grau e também para se manterem estudando até o final do curso, uma vez que estes, de uma maneira geral, vêm de uma classe com nível de renda mais baixo. O propósito deste trabalho, foi de estudar uma situação real, do desempenho acadêmico, de estudantes que cursaram escolas públicas durante o ensino médio e conseguiram ingressar e terminar um curso superior, reconhecidamente de bom nível. Como resultado do estudo, constatou-se que, de fato, ao ingressar, isto é, quando o aluno presta o vestibular e no início do curso, o nível acadêmico dos alunos de escolas públicas pode ser considerado inferior aos dos estudantes de escolas particulares, mas após o primeiro ano do curso superior o desempenho acadêmico passa a ser tão bom quanto ou até melhor que os colegas que cursaram escolas particulares no ensino médio. Sendo assim, é de se esperar que exista uma quantidade substancial de alunos com bom potencial em escolas públicas, que não chegam ao curso superior, mas que se tivessem oportunidade de ingressar numa boa faculdade e tivessem oportunidade de se manterem estudando, então esses alunos conseguiriam ter um desempenho acadêmico igual ou melhor ao dos alunos de escolas particulares. |
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