Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI como ferramenta de gestão para os cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Sérgio Roberto Pinto da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175849
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2016
id UFSC_5c9f51d18282f2bd26fe299c371b70b2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/175849
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI como ferramenta de gestão para os cursos de graduação da Universidade Federal de Santa CatarinaAdministraçãoPlano de Desenvolvimento Institucional - PDICursos de graduaçãoCoordenadores de cursosDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2016A presente pesquisa tem como objetivo analisar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) como ferramenta de gestão para os cursos de graduação. É realizada uma aplicação na Universidade Federal de Santa Catarina (estudo de caso no período de 2006 a 2015). A pesquisa identifica objetivos e metas do Plano de Desenvolvimento Institucional relevantes na gestão da graduação. É apresentado quais dados institucionais contribuem de forma efetiva para a gestão. O trabalho avança com a aplicação de um questionário o qual visa levantar e conhecer a percepção dos Coordenadores dos cursos de graduação a respeito dos objetivos e metas do PDI. A análise desses questionários permite propor diretrizes para o processo de Gestão nos cursos de graduação. Adotou-se metodologia de pesquisa predominantemente qualitativa, com um questionário estruturado. O trabalho identifica as metas de maior aceitação junto aos coordenadores de cursos de graduação e que são necessárias ações de sensibilização sobre as metas com menor percepção de importância pelos coordenadores de cursos das diversas áreas avaliadas.<br>Abstract : The present research aims to analyze the Institutional Development Plan (PDI) as a management tool for graduate courses. An application is made at the Federal University of Santa Catarina (case study from 2006 to 2015). The research identifies objectives and goals of the Institutional Development Plan that are relevant to graduate management. It is presented which institutional data contribute effectively to the management. The work progresses with the application of a questionnaire which aims to raise and to know the perception of the Coordinators of the graduate courses regarding the objectives and goals of the PDI. The analysis of these questionnaires allows proposing guidelines for the Management process in graduate courses. We adopted a predominantly qualitative research methodology, with a structured questionnaire. The work identifies the goals of greater acceptance among the coordinators of graduate courses and that actions are necessary to raise awareness about the goals with lesser importance perception by the coordinators of courses in the different areas evaluated.Melo, Pedro Antônio deUniversidade Federal de Santa CatarinaLuz, Sérgio Roberto Pinto da2017-05-23T04:15:19Z2017-05-23T04:15:19Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis168 p.| ils., grafs., tabs.application/pdf345415https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175849porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-23T04:15:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/175849Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-05-23T04:15:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI como ferramenta de gestão para os cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina
title Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI como ferramenta de gestão para os cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina
spellingShingle Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI como ferramenta de gestão para os cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina
Luz, Sérgio Roberto Pinto da
Administração
Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI
Cursos de graduação
Coordenadores de cursos
title_short Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI como ferramenta de gestão para os cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI como ferramenta de gestão para os cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina
title_fullStr Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI como ferramenta de gestão para os cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full_unstemmed Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI como ferramenta de gestão para os cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina
title_sort Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI como ferramenta de gestão para os cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina
author Luz, Sérgio Roberto Pinto da
author_facet Luz, Sérgio Roberto Pinto da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Pedro Antônio de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Sérgio Roberto Pinto da
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI
Cursos de graduação
Coordenadores de cursos
topic Administração
Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI
Cursos de graduação
Coordenadores de cursos
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-05-23T04:15:19Z
2017-05-23T04:15:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 345415
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175849
identifier_str_mv 345415
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 168 p.| ils., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652373434826752