Um Estudo sobre o Edublog e o ensino de língua estrangeira espanhol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Luiziane da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95623
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Eduação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2011
id UFSC_2f7be99e8e5e717838e0b305c68618a0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95623
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaRosa, Luiziane da SilvaCruz, Dulce Márcia2012-10-26T04:04:23Z2012-10-26T04:04:23Z2012-10-26T04:04:23Z296861http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95623Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Eduação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2011Este trabalho parte da premissa de que no século XXI o ensino de língua estrangeira e o Blog educacional (Edublog) vêm se unindo e possibilitando um espaço para que a comunidade escolar e todos os usuários do ciberespaço aprendam um idioma na edublogosfera. A presente pesquisa é orientada por autores que dialogam sobre cibercultura, midia-educação e ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. De cunho qualitativo, apresenta um estudo sobre os indícios de como se constitui o blog educacional de língua estrangeira tendo como foco o ensino do Espanhol. O objetivo da investigação foi identificar como se caracterizavam os Edublogs de Espanhol como língua estrangeira (Edublog de E.L.E) enquanto recurso e enquanto estratégia pedagógica na blogosfera educativa hispânica. Para tanto, identificaram-se os Edublogs de E.L.E por meio de uma pesquisa documental e foi analisado seu conteúdo para verificar como acontece a didática da língua nessa mídia. Como resultado, propôs-se alguns critérios que devem ser levados em consideração no momento de criar, manter, aprender e ensinar com e através de blogs para que estes consigam ser utilizados tanto quanto recurso quanto como estratégia pedagógica.En este trabajo se presume que en el siglo XXI la enseñanza de lenguas extranjeras y el Blog Educativo (Edublog) se están uniendo y permitiendo un espacio para que la comunidad escolar y todos los usuarios del ciberespacio aprendan un idioma en la edublogosfera. Así, esta investigación es conducida por los autores que dialogan sobre cibercultura, educación para los medios y enseñanza-aprendizaje de lenguas extranjeras. De cuño cualitativo, esta investigación presenta un estudio sobre las indicaciones de cómo es un blog de lenguas extranjeras de educación que se centra en la enseñanza del español. El objetivo fue identificar cómo se caracterizan los Edublogs de español como lengua extranjera (Edublog de E.L.E) como recurso y como estrategia pedagógica en la blogosfera educativa hispana. Para eso, se identificó los Edublogs de E.L.E a través de la investigación documental y se analizó su contenido para verificar cómo es la didáctica de la lengua en este medio. Como resultados, se proponen algunos criterios que se debe considerar al crear, mantener, enseñar y aprender con y a través de estos Blogs para poder ser a la vez un recurso y una estrategia de enseñanza efectiva.146 p.| il., grafs., tabs.porEducaçãoLingua espanholaEstudo e ensinoBlogsBlogsPratica de ensinoEnsino auxiliado por computadorMídia digitalUm Estudo sobre o Edublog e o ensino de língua estrangeira espanholinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL296861.pdfapplication/pdf930072https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95623/1/296861.pdf81c01d9b11f17ccb949d44be3bd0ede4MD51TEXT296861.pdf.txt296861.pdf.txtExtracted Texttext/plain189028https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95623/2/296861.pdf.txt1ba1a57bf96c9e14881ffd47517c7588MD52THUMBNAIL296861.pdf.jpg296861.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1417https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95623/3/296861.pdf.jpg9f8831810af790c86aaa1cd5d24e679fMD53123456789/956232013-05-02 10:21:58.808oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95623Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T13:21:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um Estudo sobre o Edublog e o ensino de língua estrangeira espanhol
title Um Estudo sobre o Edublog e o ensino de língua estrangeira espanhol
spellingShingle Um Estudo sobre o Edublog e o ensino de língua estrangeira espanhol
Rosa, Luiziane da Silva
Educação
Lingua espanhola
Estudo e ensino
Blogs
Blogs
Pratica de ensino
Ensino auxiliado por computador
Mídia digital
title_short Um Estudo sobre o Edublog e o ensino de língua estrangeira espanhol
title_full Um Estudo sobre o Edublog e o ensino de língua estrangeira espanhol
title_fullStr Um Estudo sobre o Edublog e o ensino de língua estrangeira espanhol
title_full_unstemmed Um Estudo sobre o Edublog e o ensino de língua estrangeira espanhol
title_sort Um Estudo sobre o Edublog e o ensino de língua estrangeira espanhol
author Rosa, Luiziane da Silva
author_facet Rosa, Luiziane da Silva
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Luiziane da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cruz, Dulce Márcia
contributor_str_mv Cruz, Dulce Márcia
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação
Lingua espanhola
Estudo e ensino
Blogs
Blogs
Pratica de ensino
Ensino auxiliado por computador
Mídia digital
topic Educação
Lingua espanhola
Estudo e ensino
Blogs
Blogs
Pratica de ensino
Ensino auxiliado por computador
Mídia digital
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Eduação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2011
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-26T04:04:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-26T04:04:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-26T04:04:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95623
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 296861
identifier_str_mv 296861
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 146 p.| il., grafs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95623/1/296861.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95623/2/296861.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95623/3/296861.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 81c01d9b11f17ccb949d44be3bd0ede4
1ba1a57bf96c9e14881ffd47517c7588
9f8831810af790c86aaa1cd5d24e679f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805202477776896