RPG (Roleplaying games) E PBL (Problem based learning): uma proposta de ambiente de conhecimento baseado na web

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Burckhardt, Gustavo
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87046
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_2f9c1cb16e8c7ead321ac8d63430df0d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87046
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaBurckhardt, GustavoRodriguez Martins, Alejandro2012-10-21T13:51:35Z2012-10-21T13:51:35Z20042004224324http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87046Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O ensino a distância cada vez mais está se firmando como um meio de ensino, sobretudo na sua modalidade de e-learning. Embora exista uma crescente capacidade dos computadores e da web na disseminação e acesso à informação, a metodologia de ensino-aprendizagem adotada ainda remete à similaridade com o processo formal e a relação professor-aluno de um ambiente presencial. Este fato limita a capacidade de aquisição e troca de conhecimento de comunidades virtuais. No caso de ensino isto torna-se um fator decisivo no sucesso da elaboração de uma estratégia via e-learning. O objetivo deste trabalho é especificar um modelo computacional de ensino-aprendizagem que redefine a relação aluno-professor em níveis compatíveis com a eficácia computacional das mídias e meios de comunicação. Para atingir tal objetivo, o modelo citado baseou-se nas premissas advindas das teorias de PBL e RPG. A prática do RPG é utilizada para desenvolver ambientes lúdicos que promovam a motivação, socialização e cooperação no modelo. O PBL fornece um marco teórico para centrar a aprendizagem, no ambiente lúdico, no indivíduo e no problema a ser resolvido. Aos efeitos de exemplificar o modelo proposto, são apresentados no trabalho três RPGs focados, respectivamente, na prevenção no uso de drogas, no treinamento de auditores ambientais, e na estratégia de ensino de diversos temas através de uma viagem no tempo. Distance Education each time more it is firming itself as a way of education, over all in its modality of e-learning. Although it exists an increasing capacity of the computers and web in the dissemination and access to the information, the methodology of teach-learning adopted still sends to the similarity with the formal process and the relation professor-pupil of an presencial environment. This fact limits the capacity of acquisition and exchange of knowledge of virtual communities. In the education case this becomes a decisive factor in the success of the elaboration of a strategy via e-learning. The objective of this work is to specify a computational model of teach-learning that redefines the relation pupil-professor in compatible levels with the computational effectiveness of the medias and communication medias. To reach such objective, the cited model was based on the premises of the theories of PBL and RPG. The practical one of the RPG is used to develop surrounding playful that promotes the motivation, socialization and cooperation in the model. The PBL supplies a theoretical landmark to center the learning, in the playful environment, the individual and the to be decided problem. To the effect of to exemplify the considered model, they are presented in the work three RPGs focused, respectively, in the prevention in the use of drugs, the training of ambient auditors, and in the strategy of education of diverse subjects through a trip in the time.69 f.| il.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoJogos por computadorJogos educativosAprendizagemInovações tecnológicasRPG (Roleplaying games) E PBL (Problem based learning): uma proposta de ambiente de conhecimento baseado na webinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL224324.pdfapplication/pdf2029980https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87046/1/224324.pdf55cae55ad061a076412428d3f2b7e1e3MD51TEXT224324.pdf.txt224324.pdf.txtExtracted Texttext/plain123654https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87046/2/224324.pdf.txt97feff3e7b8a0a1325d4291350382991MD52THUMBNAIL224324.pdf.jpg224324.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87046/3/224324.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/870462013-05-01 08:23:54.88oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87046Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T11:23:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv RPG (Roleplaying games) E PBL (Problem based learning): uma proposta de ambiente de conhecimento baseado na web
title RPG (Roleplaying games) E PBL (Problem based learning): uma proposta de ambiente de conhecimento baseado na web
spellingShingle RPG (Roleplaying games) E PBL (Problem based learning): uma proposta de ambiente de conhecimento baseado na web
Burckhardt, Gustavo
Engenharia de produção
Jogos por computador
Jogos educativos
Aprendizagem
Inovações tecnológicas
title_short RPG (Roleplaying games) E PBL (Problem based learning): uma proposta de ambiente de conhecimento baseado na web
title_full RPG (Roleplaying games) E PBL (Problem based learning): uma proposta de ambiente de conhecimento baseado na web
title_fullStr RPG (Roleplaying games) E PBL (Problem based learning): uma proposta de ambiente de conhecimento baseado na web
title_full_unstemmed RPG (Roleplaying games) E PBL (Problem based learning): uma proposta de ambiente de conhecimento baseado na web
title_sort RPG (Roleplaying games) E PBL (Problem based learning): uma proposta de ambiente de conhecimento baseado na web
author Burckhardt, Gustavo
author_facet Burckhardt, Gustavo
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Burckhardt, Gustavo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodriguez Martins, Alejandro
contributor_str_mv Rodriguez Martins, Alejandro
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de produção
Jogos por computador
Jogos educativos
Aprendizagem
Inovações tecnológicas
topic Engenharia de produção
Jogos por computador
Jogos educativos
Aprendizagem
Inovações tecnológicas
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2004
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-21T13:51:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-21T13:51:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87046
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 224324
identifier_str_mv 224324
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 69 f.| il.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87046/1/224324.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87046/2/224324.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87046/3/224324.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 55cae55ad061a076412428d3f2b7e1e3
97feff3e7b8a0a1325d4291350382991
673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804917962407936