RPG (Roleplaying games) E PBL (Problem based learning): uma proposta de ambiente de conhecimento baseado na web
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87046 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_2f9c1cb16e8c7ead321ac8d63430df0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87046 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
RPG (Roleplaying games) E PBL (Problem based learning): uma proposta de ambiente de conhecimento baseado na webEngenharia de produçãoJogos por computadorJogos educativosAprendizagemInovações tecnológicasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O ensino a distância cada vez mais está se firmando como um meio de ensino, sobretudo na sua modalidade de e-learning. Embora exista uma crescente capacidade dos computadores e da web na disseminação e acesso à informação, a metodologia de ensino-aprendizagem adotada ainda remete à similaridade com o processo formal e a relação professor-aluno de um ambiente presencial. Este fato limita a capacidade de aquisição e troca de conhecimento de comunidades virtuais. No caso de ensino isto torna-se um fator decisivo no sucesso da elaboração de uma estratégia via e-learning. O objetivo deste trabalho é especificar um modelo computacional de ensino-aprendizagem que redefine a relação aluno-professor em níveis compatíveis com a eficácia computacional das mídias e meios de comunicação. Para atingir tal objetivo, o modelo citado baseou-se nas premissas advindas das teorias de PBL e RPG. A prática do RPG é utilizada para desenvolver ambientes lúdicos que promovam a motivação, socialização e cooperação no modelo. O PBL fornece um marco teórico para centrar a aprendizagem, no ambiente lúdico, no indivíduo e no problema a ser resolvido. Aos efeitos de exemplificar o modelo proposto, são apresentados no trabalho três RPGs focados, respectivamente, na prevenção no uso de drogas, no treinamento de auditores ambientais, e na estratégia de ensino de diversos temas através de uma viagem no tempo. Distance Education each time more it is firming itself as a way of education, over all in its modality of e-learning. Although it exists an increasing capacity of the computers and web in the dissemination and access to the information, the methodology of teach-learning adopted still sends to the similarity with the formal process and the relation professor-pupil of an presencial environment. This fact limits the capacity of acquisition and exchange of knowledge of virtual communities. In the education case this becomes a decisive factor in the success of the elaboration of a strategy via e-learning. The objective of this work is to specify a computational model of teach-learning that redefines the relation pupil-professor in compatible levels with the computational effectiveness of the medias and communication medias. To reach such objective, the cited model was based on the premises of the theories of PBL and RPG. The practical one of the RPG is used to develop surrounding playful that promotes the motivation, socialization and cooperation in the model. The PBL supplies a theoretical landmark to center the learning, in the playful environment, the individual and the to be decided problem. To the effect of to exemplify the considered model, they are presented in the work three RPGs focused, respectively, in the prevention in the use of drugs, the training of ambient auditors, and in the strategy of education of diverse subjects through a trip in the time.Florianópolis, SCRodriguez Martins, AlejandroUniversidade Federal de Santa CatarinaBurckhardt, Gustavo2012-10-21T13:51:35Z2012-10-21T13:51:35Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis69 f.| il.application/pdf224324http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87046porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T11:23:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87046Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T11:23:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RPG (Roleplaying games) E PBL (Problem based learning): uma proposta de ambiente de conhecimento baseado na web |
title |
RPG (Roleplaying games) E PBL (Problem based learning): uma proposta de ambiente de conhecimento baseado na web |
spellingShingle |
RPG (Roleplaying games) E PBL (Problem based learning): uma proposta de ambiente de conhecimento baseado na web Burckhardt, Gustavo Engenharia de produção Jogos por computador Jogos educativos Aprendizagem Inovações tecnológicas |
title_short |
RPG (Roleplaying games) E PBL (Problem based learning): uma proposta de ambiente de conhecimento baseado na web |
title_full |
RPG (Roleplaying games) E PBL (Problem based learning): uma proposta de ambiente de conhecimento baseado na web |
title_fullStr |
RPG (Roleplaying games) E PBL (Problem based learning): uma proposta de ambiente de conhecimento baseado na web |
title_full_unstemmed |
RPG (Roleplaying games) E PBL (Problem based learning): uma proposta de ambiente de conhecimento baseado na web |
title_sort |
RPG (Roleplaying games) E PBL (Problem based learning): uma proposta de ambiente de conhecimento baseado na web |
author |
Burckhardt, Gustavo |
author_facet |
Burckhardt, Gustavo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodriguez Martins, Alejandro Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Burckhardt, Gustavo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Jogos por computador Jogos educativos Aprendizagem Inovações tecnológicas |
topic |
Engenharia de produção Jogos por computador Jogos educativos Aprendizagem Inovações tecnológicas |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004 2012-10-21T13:51:35Z 2012-10-21T13:51:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
224324 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87046 |
identifier_str_mv |
224324 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87046 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
69 f.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651884935774208 |