Formação continuada de professores: reflexões e ações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Marister Oliveira da Silva
Data de Publicação: 2006
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000004j19
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1034
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação num Enfoque Globalizador, RS, 2006.
id UFSM_d71b3f7789fb11f309451b955e6b4095
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1034
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores: reflexões e açõesContinued education of teachers: reflections and actionsFormação de professoresFormação continuadaTeoriaPráticaMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação num Enfoque Globalizador, RS, 2006.The present work aims at reflecting about teachers’ education including their first educations and, in a special way, the continued education. Thus, we made a historical retrospective about the topic in the Brazilian education since the XIXth century and some questions about the present problematic were considered. Through the theoretical support sustained by researchers who deal with this topic, some ideas about the initial and continued education were assembled and aspects regarding the reflexive teacher and his/her links with continued education were also considered as a way to analyze his/her practice in search of solutions to problematic situations at school daily life. To perceive the theoretical/practical linkage, a case study was carried out at an Elementary School which provides education for children from kindergarten up to 4th grade and that have an innovative experience in terms of continued education. A questionnaire with questions about continued education was applied to teachers, actually working at school and at university environment. The results indicate ways to accomplish a continued education that seek the individual and collective improvement of those involved in education and, at the same time, instigate teachers to think about their practices and to produce narratives about their daily classroom experiences.O presente trabalho tem como intenção refletir a respeito da formação dos professores, abrangendo a inicial e, especialmente, a continuada. Para tanto foi realizada uma retrospectiva histórica do assunto na educação brasileira, a partir do século XIX, e foram abordadas algumas questões sobre a problemática no momento atual. Através de um suporte teórico apoiado em pesquisadores que tratam do tema, foram construídas idéias sobre a formação inicial e continuada e abordados aspectos referentes ao professor reflexivo, seu vínculo com a formação continuada, o que facilita a análise da prática e a busca de soluções para situações problemáticas do cotidiano escolar. Para aproximar a teoria da prática foi realizado um estudo de caso em uma Escola do Ensino Fundamental que atende crianças da Educação Infantil até a 4ª série e apresenta uma experiência inovadora em termos de educação continuada. Foi aplicado um questionário a professores atuantes no ensino escolar e universitário, abordando questões sobre formação continuada. Os resultados indicam maneiras de realizá-la que visam o aperfeiçoamento individual e coletivo dos envolvidos na educação e, ao mesmo tempo, que instigam os professores a refletirem sobre suas práticas e a produzirem narrativas sobre suas vivências em sala de aula.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoMedeiros, Elisabeth WeberAlves, Marister Oliveira da Silva2015-09-21T19:11:55Z2015-09-21T19:11:55Z2006-07-252006Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1034ark:/26339/0013000004j19porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:52:44Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1034Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:52:44Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores: reflexões e ações
Continued education of teachers: reflections and actions
title Formação continuada de professores: reflexões e ações
spellingShingle Formação continuada de professores: reflexões e ações
Alves, Marister Oliveira da Silva
Formação de professores
Formação continuada
Teoria
Prática
title_short Formação continuada de professores: reflexões e ações
title_full Formação continuada de professores: reflexões e ações
title_fullStr Formação continuada de professores: reflexões e ações
title_full_unstemmed Formação continuada de professores: reflexões e ações
title_sort Formação continuada de professores: reflexões e ações
author Alves, Marister Oliveira da Silva
author_facet Alves, Marister Oliveira da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, Elisabeth Weber
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Marister Oliveira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Formação continuada
Teoria
Prática
topic Formação de professores
Formação continuada
Teoria
Prática
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação num Enfoque Globalizador, RS, 2006.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-07-25
2006
2015-09-21T19:11:55Z
2015-09-21T19:11:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1034
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000004j19
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1034
identifier_str_mv ark:/26339/0013000004j19
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172281974915072