Mapeando a produção sobre o livro didático de sociologia: Um estado da arte no campo acadêmico brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ENGERROFF, ANA MARTINA BARON
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182774
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
id UFSC_5b4bc8380b501e627aa8f8b99369e63e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/182774
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Mapeando a produção sobre o livro didático de sociologia: Um estado da arte no campo acadêmico brasileiroLivro DidáticoSociologiaEnsino de SociologiaEstado da ArteTextbookSociologySociology StudyState of the ArtTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo central realizar o “estado da arte” do livro didático de sociologia. Foi realizado o mapeamento de teses e dissertações produzidas em programas de pós-graduação stricto sensu, localizando-se 30 trabalhos entre os anos de 1996-2017, que se debruçaram na análise de livros didáticos destinados ao ensino de sociologia, direta ou indiretamente. A temática foi destacada por se compreender que o livro didático participa do processo de rotinização da sociologia no Brasil, mesmo nos períodos em que a disciplina não constou como obrigatória nos currículos oficiais nacionais, contribuindo também para a produção no subcampo do ensino de sociologia. Tendo como norte a teoria do campo de Bourdieu e amparo na literatura a respeito do ensino de sociologia, percorreu-se no primeiro capítulo a trajetória da sociologia na escola por meio da sua relação com o livro didático, e, no segundo capítulo, localizou-se o campo do ensino de sociologia através das pesquisas que se dedicaram ao estado da arte. Com base na metodologia qualitativa e quantitativa, apresentou-se no terceiro capítulos a análise dos trabalhos selecionados neste estado da arte. Como resultados, em termos gerais, pode-se afirmar que as pesquisas sobre o livro didático têm tido maior amparo no campo científico das ciências sociais, bem como têm sido alavancadas mais recentemente pelo mestrado profissional. Além disso, pode-se verificar que os livros didáticos participam das narrativas sobre a trajetória do ensino de sociologia, percorrendo longos períodos que abraçam desde o início do século XX até o mais atual, seja por meio de pesquisas históricas ou daquelas que envolvem o currículo. Por fim, indica-se que o Programa Nacional do Livro Didático tem impactado nas pesquisas acerca do livro didático, sendo aqueles livros didáticos aprovados pelo programa os mais investigados.This work aims to make a state of the art of Sociology textbooks. A mapping of dissertations and thesis of stricto sensu postgraduate studies have been made, totalizing 30 works between the years of 1996 to 2007, which have analyzed Sociology textbooks directly or indirectly. This theme has been chosen because textbooks participate of a routinization process of Sociology in Brazil, even when the discipline wasn't mandatory in official national curricula, contributing also to the production of the subfield of Sociology study. Guiding by Bourdieu's field theory and having support in literature concerning the Sociology study, the first chapter went through the path of Sociology in school as a relationship of itself with the textbook, and the second chapter have located the Sociology field through researches dedicated to the state of the art. Using both qualitative and quantitative methodologies, the third chapter shows an analysis of selected works. As a result, it can be affirmed that textbook's researches have greater support at the scientific field of Social Sciences, just as they have been leveraged more recently in the master's degree. Besides, it can be checked that textbooks participate of the narratives of Sociology study's path, traveling a long way from the 20th century until today, either by historical researches, as by the curricula's one. Lastly, it's shown that Programa Nacional do Livro Didático has impacted textbooks' researches; being the books approved by the program the most investigated ones.Oliveira, Amurabi Pereira deUniversidade Federal de Santa CatarinaENGERROFF, ANA MARTINA BARON2018-01-19T13:35:30Z2018-01-19T13:35:30Z2018-01-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis110 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182774porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-30T20:48:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/182774Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-30T20:48:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeando a produção sobre o livro didático de sociologia: Um estado da arte no campo acadêmico brasileiro
title Mapeando a produção sobre o livro didático de sociologia: Um estado da arte no campo acadêmico brasileiro
spellingShingle Mapeando a produção sobre o livro didático de sociologia: Um estado da arte no campo acadêmico brasileiro
ENGERROFF, ANA MARTINA BARON
Livro Didático
Sociologia
Ensino de Sociologia
Estado da Arte
Textbook
Sociology
Sociology Study
State of the Art
title_short Mapeando a produção sobre o livro didático de sociologia: Um estado da arte no campo acadêmico brasileiro
title_full Mapeando a produção sobre o livro didático de sociologia: Um estado da arte no campo acadêmico brasileiro
title_fullStr Mapeando a produção sobre o livro didático de sociologia: Um estado da arte no campo acadêmico brasileiro
title_full_unstemmed Mapeando a produção sobre o livro didático de sociologia: Um estado da arte no campo acadêmico brasileiro
title_sort Mapeando a produção sobre o livro didático de sociologia: Um estado da arte no campo acadêmico brasileiro
author ENGERROFF, ANA MARTINA BARON
author_facet ENGERROFF, ANA MARTINA BARON
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Amurabi Pereira de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv ENGERROFF, ANA MARTINA BARON
dc.subject.por.fl_str_mv Livro Didático
Sociologia
Ensino de Sociologia
Estado da Arte
Textbook
Sociology
Sociology Study
State of the Art
topic Livro Didático
Sociologia
Ensino de Sociologia
Estado da Arte
Textbook
Sociology
Sociology Study
State of the Art
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-19T13:35:30Z
2018-01-19T13:35:30Z
2018-01-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182774
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 110 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652265321398272