A produção coletiva do conhecimento científico: um exemplo no ensino de genética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87537 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
id |
UFSC_31be15139c70234831b724803f3b2227 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87537 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A produção coletiva do conhecimento científico: um exemplo no ensino de genéticaEducaçãoCiênciaHistóriaGeneticaEstudo e ensinoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.É apresentada uma análise de quatro livros de Genética utilizados no curso de Ciências Biológicas da UFSC, tendo como objetivo verificar a visão de Ciência e a dimensão histórica presente nesses livros. A análise indicou que esses livros contribuem para a manutenção da concepção ligada ao empirismo-indutivista, apresentam o desenvolvimento do conhecimento científico mediante uma história linear, cumulativa e não fazem referências ao contexto social, econômico e político. Uma análise epistemológica de um episódio histórico (caso de Mendel) foi realizada para contrapor e superar a visão empirista predominante nos livros e na educação científica em geral. A análise, realizada a partir da epistemologia de Fleck, considerou o contexto sócio, econômico e político da época de Mendel e a sua participação em vários coletivos de pensamento, destacando o papel da circulação intercoletiva de idéias. Essa análise contribui para a superação da visão empirista-indutivista, ao destacar que além da observação dos dados empíricos, outros elementos estão presentes na construção do conhecimento científico. Sugere-se que os cursos de formação (inicial e continuada) de professores de Ciência propiciem momentos de reflexão e discussão das concepções da natureza da Ciência e de estudo de temas da Filosofia e da História da Ciência.Florianópolis, SCFerrari, NadirDelizoicov, DemetrioUniversidade Federal de Santa CatarinaLeite, Raquel Crosara Maia2012-10-21T21:38:24Z2012-10-21T21:38:24Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf204947http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87537porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T23:58:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87537Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T23:58:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção coletiva do conhecimento científico: um exemplo no ensino de genética |
title |
A produção coletiva do conhecimento científico: um exemplo no ensino de genética |
spellingShingle |
A produção coletiva do conhecimento científico: um exemplo no ensino de genética Leite, Raquel Crosara Maia Educação Ciência História Genetica Estudo e ensino |
title_short |
A produção coletiva do conhecimento científico: um exemplo no ensino de genética |
title_full |
A produção coletiva do conhecimento científico: um exemplo no ensino de genética |
title_fullStr |
A produção coletiva do conhecimento científico: um exemplo no ensino de genética |
title_full_unstemmed |
A produção coletiva do conhecimento científico: um exemplo no ensino de genética |
title_sort |
A produção coletiva do conhecimento científico: um exemplo no ensino de genética |
author |
Leite, Raquel Crosara Maia |
author_facet |
Leite, Raquel Crosara Maia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferrari, Nadir Delizoicov, Demetrio Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Raquel Crosara Maia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ciência História Genetica Estudo e ensino |
topic |
Educação Ciência História Genetica Estudo e ensino |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004 2012-10-21T21:38:24Z 2012-10-21T21:38:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
204947 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87537 |
identifier_str_mv |
204947 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87537 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652202272620544 |