A produção coletiva do conhecimento científico: um exemplo no ensino de genética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Raquel Crosara Maia
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87537
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
id UFSC_31be15139c70234831b724803f3b2227
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87537
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A produção coletiva do conhecimento científico: um exemplo no ensino de genéticaEducaçãoCiênciaHistóriaGeneticaEstudo e ensinoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.É apresentada uma análise de quatro livros de Genética utilizados no curso de Ciências Biológicas da UFSC, tendo como objetivo verificar a visão de Ciência e a dimensão histórica presente nesses livros. A análise indicou que esses livros contribuem para a manutenção da concepção ligada ao empirismo-indutivista, apresentam o desenvolvimento do conhecimento científico mediante uma história linear, cumulativa e não fazem referências ao contexto social, econômico e político. Uma análise epistemológica de um episódio histórico (caso de Mendel) foi realizada para contrapor e superar a visão empirista predominante nos livros e na educação científica em geral. A análise, realizada a partir da epistemologia de Fleck, considerou o contexto sócio, econômico e político da época de Mendel e a sua participação em vários coletivos de pensamento, destacando o papel da circulação intercoletiva de idéias. Essa análise contribui para a superação da visão empirista-indutivista, ao destacar que além da observação dos dados empíricos, outros elementos estão presentes na construção do conhecimento científico. Sugere-se que os cursos de formação (inicial e continuada) de professores de Ciência propiciem momentos de reflexão e discussão das concepções da natureza da Ciência e de estudo de temas da Filosofia e da História da Ciência.Florianópolis, SCFerrari, NadirDelizoicov, DemetrioUniversidade Federal de Santa CatarinaLeite, Raquel Crosara Maia2012-10-21T21:38:24Z2012-10-21T21:38:24Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf204947http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87537porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T23:58:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87537Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T23:58:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção coletiva do conhecimento científico: um exemplo no ensino de genética
title A produção coletiva do conhecimento científico: um exemplo no ensino de genética
spellingShingle A produção coletiva do conhecimento científico: um exemplo no ensino de genética
Leite, Raquel Crosara Maia
Educação
Ciência
História
Genetica
Estudo e ensino
title_short A produção coletiva do conhecimento científico: um exemplo no ensino de genética
title_full A produção coletiva do conhecimento científico: um exemplo no ensino de genética
title_fullStr A produção coletiva do conhecimento científico: um exemplo no ensino de genética
title_full_unstemmed A produção coletiva do conhecimento científico: um exemplo no ensino de genética
title_sort A produção coletiva do conhecimento científico: um exemplo no ensino de genética
author Leite, Raquel Crosara Maia
author_facet Leite, Raquel Crosara Maia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferrari, Nadir
Delizoicov, Demetrio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Raquel Crosara Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ciência
História
Genetica
Estudo e ensino
topic Educação
Ciência
História
Genetica
Estudo e ensino
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004
2012-10-21T21:38:24Z
2012-10-21T21:38:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 204947
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87537
identifier_str_mv 204947
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652202272620544