O ensino de genética na formação superior : uma experiência de educação CTS (Ciência – Tecnologia – Sociedade)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Gabriela Barbosa de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23986
http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23986
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2017.
id UNB_0960757617c1f003152bf6ddf0881a5b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/23986
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O ensino de genética na formação superior : uma experiência de educação CTS (Ciência – Tecnologia – Sociedade)Genética - estudo e ensinoTecnologia educacionalCiência - estudo e ensinoSociedade civil - educaçãoGenética - estudo e ensino - material didáticoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2017.O ensino de genética é considerado um tópico de grande relevância no ensino de ciências. Apesar de sua importância, esta subárea do ensino de Ciências é caracterizada como excessivamente descritiva e focada na memorização e repetição de conceitos, sem considerar os aspectos tecnológicos, sociais e culturais relacionados. O presente trabalho foi desenvolvido na tentativa de trazer propostas de atuação docente para o ensino de genética, desenvolvendo estratégias que visam a contextualização à luz da educação CTS. Este trabalho é norteado pela seguinte pergunta: como uma sequência didática CTS pode contribuir para solucionar o problema de contextualização no ensino de genética, na educação superior? A estratégia escolhida contou com duas etapas. A primeira delas foi a elaboração do panorama geral de uma disciplina de Genética ministrada para alunos de Ciências biológicas, na educação superior. Esta elaboração foi feita a partir de análise documental de dados arquivados e aplicação de questionários de avaliação para alunos que já haviam cursado a disciplina. O panorama geral revelou que o contexto local observado, de modo geral, possui a mesma caracterização descrita na literatura, predominando a falta de contextualização dos conteúdos científicos. A segunda etapa foi o desenvolvimento de uma proposta de intervenção constituída por uma sequência didática aplicável para alunos da educação superior que cursam a disciplina Genética em sua graduação. A sequência didática, estruturada à luz dos pressupostos da educação CTS, foi norteada pelo tema “identificação individual humana”. A avaliação desta experiência foi feita a partir de análise qualitativa e foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: 1) Anotações no diário de campo; 2) Gravação de áudio das aulas; 3) Questionário de avaliação. A análise desta experiência mostrou que os alunos participantes passaram a enxergar o processo de ensino/aprendizagem de forma mais crítica e reflexiva, sendo capazes de associar o conhecimento científico estudado a outros fatores que enriqueceram a sua formação. A sequência didática também pareceu favorecer a reflexão e tomada de decisão a respeito de temas sociais importantes relacionados à genética. Os resultados deste trabalho revelam que a educação CTS pode trazer muitos benefícios ao ensino de genética, favorecendo a compreensão de conceitos e uma educação mais contextualizada, que possa tornar os alunos mais participativos tanto na construção do conhecimento quanto nas decisões que precisará tomar enquanto cidadão.Genetics is considered a topic of great relevance in Science teaching. Despite its importance, this subarea of Science teaching is characterized as excessively descriptive and focused on the memorization and repetition of concepts, which do not consider the technological, social and cultural aspects related to it. This study was developed in an attempt to present teaching proposals for genetics that develop strategies that aim at contextualizing through STS education. This work is oriented by the following question: how can an STS didactics contribute to solve the contextualizing problem in genetics teaching, in higher education? The chosen strategy had two stages. The first one was the elaboration of a general overview of a Genetics subject taught to Biological Science students, in higher education. This elaboration was made from document analysis of filed data and application of evaluation questionnaires for students who had already taken the subject. The general overview revealed that the local context observed, in general, has the same characterization described in the literature, where the lack of contextualization of scientific contents prevails. The second stage was the development of an intervention proposal, constituted of a didactics sequence applicable to higher education students who take the subject Genetics in their undergraduate course. The didactics sequence, which was structured under the concepts of STS education, was oriented by the theme “human individual identification”. The evaluation of this experience was carried out from qualitative analysis and the following data collection tools were used: 1) Notes in the field diary; 2) Audio recording of the classes; 3) Evaluation questionnaire. The analysis of this experience showed that the students started to see the teaching/learning process in a more critical and reflexive manner, being capable of associating the scientific knowledge studied to other factors that enhance their formation. The didactics sequence also seemed to favor the reflection and decision-making process regarding important social themes related to genetics. The outcomes of this work showed that STS education can bring many benefits to genetics teaching, favoring the understanding of concepts and a more contextualized education, which may make students become more involved in the knowledge construction as well as in the decisions they will have to make as a citizen.Instituto de Química (IQ)Instituto de Física (IF)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado ProfissionalizanteGuimarães, Maria de Nazaré KlautauAndrade, Gabriela Barbosa de2017-08-01T17:36:42Z2017-08-01T17:36:42Z2017-08-012017-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANDRADE, Gabriela Barbosa de. O ensino de genética na formação superior: uma experiência de educação CTS (Ciência – Tecnologia – Sociedade). 2017. [129] f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23986http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23986A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-01T16:21:28Zoai:repositorio.unb.br:10482/23986Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-01T16:21:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de genética na formação superior : uma experiência de educação CTS (Ciência – Tecnologia – Sociedade)
title O ensino de genética na formação superior : uma experiência de educação CTS (Ciência – Tecnologia – Sociedade)
spellingShingle O ensino de genética na formação superior : uma experiência de educação CTS (Ciência – Tecnologia – Sociedade)
Andrade, Gabriela Barbosa de
Genética - estudo e ensino
Tecnologia educacional
Ciência - estudo e ensino
Sociedade civil - educação
Genética - estudo e ensino - material didático
title_short O ensino de genética na formação superior : uma experiência de educação CTS (Ciência – Tecnologia – Sociedade)
title_full O ensino de genética na formação superior : uma experiência de educação CTS (Ciência – Tecnologia – Sociedade)
title_fullStr O ensino de genética na formação superior : uma experiência de educação CTS (Ciência – Tecnologia – Sociedade)
title_full_unstemmed O ensino de genética na formação superior : uma experiência de educação CTS (Ciência – Tecnologia – Sociedade)
title_sort O ensino de genética na formação superior : uma experiência de educação CTS (Ciência – Tecnologia – Sociedade)
author Andrade, Gabriela Barbosa de
author_facet Andrade, Gabriela Barbosa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Maria de Nazaré Klautau
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Gabriela Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Genética - estudo e ensino
Tecnologia educacional
Ciência - estudo e ensino
Sociedade civil - educação
Genética - estudo e ensino - material didático
topic Genética - estudo e ensino
Tecnologia educacional
Ciência - estudo e ensino
Sociedade civil - educação
Genética - estudo e ensino - material didático
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-01T17:36:42Z
2017-08-01T17:36:42Z
2017-08-01
2017-03-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, Gabriela Barbosa de. O ensino de genética na formação superior: uma experiência de educação CTS (Ciência – Tecnologia – Sociedade). 2017. [129] f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/23986
http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23986
identifier_str_mv ANDRADE, Gabriela Barbosa de. O ensino de genética na formação superior: uma experiência de educação CTS (Ciência – Tecnologia – Sociedade). 2017. [129] f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/23986
http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580832100810752