Formação de professores que ensinam matemática: estudos que abordam a expertise da educadora Irene de Albuquerque

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Rosimeire Aparecida Soares
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sousa, Elania Kelly de Araújo, Duarte, Aparecida Rodrigues Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/213321
Resumo: Disponível em: http://acervo.ghemat.com.br/index.php/ACERVO-GHEMAT/article/view/27
id UFSC_327f1184e956e297647d84296e657926
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/213321
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Formação de professores que ensinam matemática: estudos que abordam a expertise da educadora Irene de AlbuquerqueFormação de professoresSaberes objetivadosIrene de AlbuquerqueExpertDisponível em: http://acervo.ghemat.com.br/index.php/ACERVO-GHEMAT/article/view/27O presente artigo tem como objetivo, a partir de estudos já realizados por pesquisadores do GHEMAT-Brasil, evidenciar as contribuições da professora Irene de Albuquerque, no sentido de conhecer suas funções e ações em atividades relacionadas à sua expertise na objetivação dos saberes. Como referencial teórico-metodológico foram considerados estudos recentes que abordam saberes profissionais docentes. Este estudo permite afirmar que a professora Irene de Albuquerque, com base nos saberes de sua experiência, nas diversas funções e ações que exerceu e nos manuais que publicou, contribuiu com a sistematização de saberes que se tornaram referência para cursos de formação de professores no Brasil, podendo ser considerada uma expert.Acervo2020-10-06T20:32:30Z2020-10-06T20:32:30Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBORGES, R. A. S.; SOUSA, E. K. A.; DUARTE, A. R. S.. Formação de professores que ensinam matemática: estudos que abordam a expertise da educadora Irene de Albuquerque. ACERVO, v. 2, p. 179-204, 2020.2675-2646https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/213321Borges, Rosimeire Aparecida SoaresSousa, Elania Kelly de AraújoDuarte, Aparecida Rodrigues Silvaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-06T20:32:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/213321Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-06T20:32:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores que ensinam matemática: estudos que abordam a expertise da educadora Irene de Albuquerque
title Formação de professores que ensinam matemática: estudos que abordam a expertise da educadora Irene de Albuquerque
spellingShingle Formação de professores que ensinam matemática: estudos que abordam a expertise da educadora Irene de Albuquerque
Borges, Rosimeire Aparecida Soares
Formação de professores
Saberes objetivados
Irene de Albuquerque
Expert
title_short Formação de professores que ensinam matemática: estudos que abordam a expertise da educadora Irene de Albuquerque
title_full Formação de professores que ensinam matemática: estudos que abordam a expertise da educadora Irene de Albuquerque
title_fullStr Formação de professores que ensinam matemática: estudos que abordam a expertise da educadora Irene de Albuquerque
title_full_unstemmed Formação de professores que ensinam matemática: estudos que abordam a expertise da educadora Irene de Albuquerque
title_sort Formação de professores que ensinam matemática: estudos que abordam a expertise da educadora Irene de Albuquerque
author Borges, Rosimeire Aparecida Soares
author_facet Borges, Rosimeire Aparecida Soares
Sousa, Elania Kelly de Araújo
Duarte, Aparecida Rodrigues Silva
author_role author
author2 Sousa, Elania Kelly de Araújo
Duarte, Aparecida Rodrigues Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Rosimeire Aparecida Soares
Sousa, Elania Kelly de Araújo
Duarte, Aparecida Rodrigues Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Saberes objetivados
Irene de Albuquerque
Expert
topic Formação de professores
Saberes objetivados
Irene de Albuquerque
Expert
description Disponível em: http://acervo.ghemat.com.br/index.php/ACERVO-GHEMAT/article/view/27
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-06T20:32:30Z
2020-10-06T20:32:30Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORGES, R. A. S.; SOUSA, E. K. A.; DUARTE, A. R. S.. Formação de professores que ensinam matemática: estudos que abordam a expertise da educadora Irene de Albuquerque. ACERVO, v. 2, p. 179-204, 2020.
2675-2646
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/213321
identifier_str_mv BORGES, R. A. S.; SOUSA, E. K. A.; DUARTE, A. R. S.. Formação de professores que ensinam matemática: estudos que abordam a expertise da educadora Irene de Albuquerque. ACERVO, v. 2, p. 179-204, 2020.
2675-2646
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/213321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Acervo
publisher.none.fl_str_mv Acervo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652034495217664