Proposta de melhoria na área de elaboração de projetos do setor de trânsito da Prefeitura Municipal de São José – SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pierezan, Pedro Henrique
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218634
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Produção
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spelling Proposta de melhoria na área de elaboração de projetos do setor de trânsito da Prefeitura Municipal de São José – SCLeanMapeamento de processosDesperdíciosMelhoriasSetor públicoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de ProduçãoO setor público está cada vez mais buscando por eficiência e agregação de valor às suas atividades, uma vez que recebe atenção e exigência da população para tal, já que esta paga impostos e taxas para que isto ocorra. Ao mesmo tempo em que tal fenômeno ocorre, há uma crescente utilização da filosofia lean e da padronização de processos por parte das empresas, buscando por um melhor desempenho. Sob esta ótica, este trabalho visa analisar como se comporta o setor de trânsito da prefeitura municipal de São José, no que tange atividades que compõem seus processos internos, levando em consideração, principalmente, a questão de desperdícios. Para tal, uma combinação de ferramentas que pode ser usada na exposição das principais falhas e na proposição de melhorias, é o mapeamento de processos, em conjunto da tomada de tempos, o conceito dos sete desperdícios, o uso do diagrama de Ishikawa e o levantamento das atividades que agregam valor. A partir do levantamento dos problemas, é possível fazer proposições de um novo modelo para os processos internos do setor, atacando os desperdícios e enxugando as atividades que não agregam valor. Uma vez tendo as propostas de melhoria, estas são inseridas no cenário, gerando um novo modelo, o estado futuro. A título de comparação entre os estados atual e futuro, pode ser usada a taxa de agregação de valor, bem como a de não agregação. A comparação dos resultados que se obtém destes cálculos entre o estado atual e estado futuro proposto, são de aumento de 0,92% na taxa de agregação de valor, redução nas taxas de não agregação de valor, tanto das atividades que são necessárias quanto das desnecessárias, de 0,69% e 1,37%, respectivamente, e uma redução, em média, de 126 minutos no tempo de processo. Estes resultados são provenientes das melhorias propostas ao setor, tais com, tempos de ociosidade reduzidos, otimização de viagens, organização digital e física no ambiente de trabalho.The public sector is increasingly looking for efficiency and adding value to its activities, since it receives attention and demand from the population for this, since it pays taxes and fees for this to happen. At the same time that this phenomenon occurs, there is a growing use of lean philosophy and process standardization by companies, seeking better performance. From this perspective, this work aims to analyze how the traffic sector of the municipal government of São José behaves, with regard to activities that make up its internal processes, taking into account, mainly, the issue of waste. For this, a combination of tools that can be used to expose the main failures and to propose improvements, is the mapping of processes, together with the taking of time, the concept of the seven wastes, the use of the Ishikawa diagram and the survey activities that add value. From the survey of problems, it is possible to make proposals for a new model for the internal processes of the sector, attacking waste and drying activities that do not add value. Once you have the improvement proposals, they are inserted in the scenario, generating a new model, the future state. As a comparison between the current and future states, the rate of value addition, as well as the rate of non-aggregation, can be used. The comparison of the results obtained from these calculations between the current state and the proposed future state are a 0.92% increase in the value added rate, a reduction in the non-value added rates, both of the activities that are necessary and of the unnecessary, 0.69% and 1.37%, respectively, and an average reduction of 126 minutes in process time. These results come from the improvements proposed to the sector, such as, reduced idle times, travel optimization, digital and physical organization in the work environment.Florianópolis, SCVieira, Guilherme ErnaniUniversidade Federal de Santa CatarinaPierezan, Pedro Henrique2020-12-17T17:44:01Z2020-12-17T17:44:01Z2020-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis70 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218634info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-12-17T17:44:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218634Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-17T17:44:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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