Melhorias para área de projetos do setor de trânsito de uma prefeitura.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PIEREZAN, Pedro Henrique.
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: VIEIRA, Guilherme Ernani.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33035
Resumo: O setor público busca por eficiência e agregação de valor às suas atividades, uma vez que recebe atenção e exigência da população que paga impostos e taxas para que isto ocorra. Ao mesmo tempo, cresce o uso da filosofia lean e da padronização de processos por parte das empresas, buscando por melhores desempenho. Sob esta ótica, este trabalho visa analisar como melhorar o setor de trânsito de uma Prefeitura no estado de Santa Catarina, no que tange as atividades que compõem seus processos internos, levando em consideração, principalmente, questão relacionadas a desperdícios. Para tal, uma combinação de ferramentas que pode ser usada na exposição das principais falhas e na proposição de melhorias. É o caso do mapeamento de processos, em conjunto com outras ferramentas como diagrama de Ishikawa, kaizen e foco nas atividades que agregam valor. A partir do levantamento dos problemas, é possível fazer proposições de um novo modelo para os processos internos do setor, atacando os desperdícios e enxugando atividades que não agregam valor. Uma vez tendo as propostas de melhoria, o trabalho propões um novo modelo de operação. A título de comparação entre os estados atual e futuro, utilizou-se a taxa de agregação de valor, bem como a de não agregação. A comparação dos resultados entre o estado atual e estado futuro proposto foram: aumento de 0,92% na taxa de agregação de valor, redução nas taxas de não agregação de valor, tanto das atividades que são necessárias quanto das desnecessárias, de 0,69% e 1,37%, respectivamente, e uma redução, em média, de 126 minutos no tempo de processo. Estes resultados são provenientes das melhorias propostas ao setor, tais como, tempos de ociosidade reduzidos, otimização de viagens, organização digital e física no ambiente de trabalho.
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