Processos Gaussianos para Aprendizado Supervisionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Bruno Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224907
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Matemática.
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spelling Processos Gaussianos para Aprendizado SupervisionadoProcessos gaussianos, aprendizado supervisionado, função de covariância, expectation propagation, nested expectation propagationTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Matemática.Este trabalho investiga o uso de processos gaussianos para a resolução de problemas de aprendizado supervisionado, método que vem aumentando em popularidade nos últimos anos na área de aprendizado de máquinas e vem se mostrando uma estratégia competitiva e viável. Primeiramente, tais processos são definidos e suas propriedades estudadas, com um enfoque no papel de suas funções de covariância. Com isso, seguindo uma abordagem Bayesiana, esse processos são aplicados para a resolução de problemas de regressão e classificação. Infelizmente, na maioria dos casos, a distribuição posterior obtida está computacionalmente indisponível, o que leva ao estudo de métodos de aproximação para tal distribuição. Alguns métodos são discutidos, sendo esses o método de expectation propagation, o método de aproximação de Laplace e o uso de Markov chain Monte Carlo. Um enfoque maior é dado para o método de expectation propagation. São apresentados algoritmos para a implementação de tais métodos, com destaque para o nested expectation propagation como um algoritmo para classificação por processos gaussianos seguindo o método de expectation propagation. As estratégias, métodos e algoritmos apresentados são então testados e os resultados obtidos apontam para o uso de processos gaussianos para a resolução de problemas de aprendizagem supervisionada ser uma estratégia viável e com bom desempenho.Florianópolis, SCSacht, Leonardo KollerUniversidade Federal de Santa CatarinaCabral, Bruno Rodrigues2021-07-16T15:01:44Z2021-07-16T15:01:44Z2021-06-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224907info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-07-16T15:01:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/224907Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-07-16T15:01:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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