FORMAÇÃO ESPECIAL DE PROFESSORES: AVALIAÇÃO DE RESULTADOS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113109 |
Resumo: | A discussão sobre a formação de professores vem se ampliando em decorrência de variados problemas constatados no desempenho das redes escolares e na diminuição da procura pela carreira docente. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo identificar no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) os egressos do Curso Especial de Graduação para Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG) que estão atuando como docente e analisar se os conhecimentos adquiridos no PEG contribuíram para encarar a realidade de uma sala de aula. Para tal investigação utilizou-se uma pesquisa descritiva, exploratória do tipo estudo de caso, utilizando-se como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário enviado por e-mail com as informações para acesso e preenchimento do mesmo. O acesso ao questionário foi por meio do link da página da UFSM, sendo necessário utilizar o usuário e a senha do portal do professor. Neste contexto, o presente estudo foi realizado juntamente aos alunos egressos do PEG – UFSM. Como resultado constatou-se a importância e a necessidade dos cursos de formação e que poucos docentes sentiram problemas na formação de professores, nos levando a acreditar que esta constatação esteja ligada ao fato que a maioria já exercia a função de docente. |
id |
UFSC_32b9107dd1a19fc927be1ee212c780ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/113109 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
FORMAÇÃO ESPECIAL DE PROFESSORES: AVALIAÇÃO DE RESULTADOS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERALA discussão sobre a formação de professores vem se ampliando em decorrência de variados problemas constatados no desempenho das redes escolares e na diminuição da procura pela carreira docente. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo identificar no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) os egressos do Curso Especial de Graduação para Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG) que estão atuando como docente e analisar se os conhecimentos adquiridos no PEG contribuíram para encarar a realidade de uma sala de aula. Para tal investigação utilizou-se uma pesquisa descritiva, exploratória do tipo estudo de caso, utilizando-se como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário enviado por e-mail com as informações para acesso e preenchimento do mesmo. O acesso ao questionário foi por meio do link da página da UFSM, sendo necessário utilizar o usuário e a senha do portal do professor. Neste contexto, o presente estudo foi realizado juntamente aos alunos egressos do PEG – UFSM. Como resultado constatou-se a importância e a necessidade dos cursos de formação e que poucos docentes sentiram problemas na formação de professores, nos levando a acreditar que esta constatação esteja ligada ao fato que a maioria já exercia a função de docente.2013-12-10T21:13:52Z2013-12-10T21:13:52Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113109Regio, Maria de Lourdes SeveroPereira, Luciana ManzoniMarasciulo, Claudia CavallariSouza, Solange Mainardi deJunior, Vitor Francisco Schuchporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-10T21:13:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/113109Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-10T21:13:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO ESPECIAL DE PROFESSORES: AVALIAÇÃO DE RESULTADOS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL |
title |
FORMAÇÃO ESPECIAL DE PROFESSORES: AVALIAÇÃO DE RESULTADOS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL |
spellingShingle |
FORMAÇÃO ESPECIAL DE PROFESSORES: AVALIAÇÃO DE RESULTADOS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL Regio, Maria de Lourdes Severo |
title_short |
FORMAÇÃO ESPECIAL DE PROFESSORES: AVALIAÇÃO DE RESULTADOS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL |
title_full |
FORMAÇÃO ESPECIAL DE PROFESSORES: AVALIAÇÃO DE RESULTADOS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL |
title_fullStr |
FORMAÇÃO ESPECIAL DE PROFESSORES: AVALIAÇÃO DE RESULTADOS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO ESPECIAL DE PROFESSORES: AVALIAÇÃO DE RESULTADOS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL |
title_sort |
FORMAÇÃO ESPECIAL DE PROFESSORES: AVALIAÇÃO DE RESULTADOS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL |
author |
Regio, Maria de Lourdes Severo |
author_facet |
Regio, Maria de Lourdes Severo Pereira, Luciana Manzoni Marasciulo, Claudia Cavallari Souza, Solange Mainardi de Junior, Vitor Francisco Schuch |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Luciana Manzoni Marasciulo, Claudia Cavallari Souza, Solange Mainardi de Junior, Vitor Francisco Schuch |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Regio, Maria de Lourdes Severo Pereira, Luciana Manzoni Marasciulo, Claudia Cavallari Souza, Solange Mainardi de Junior, Vitor Francisco Schuch |
description |
A discussão sobre a formação de professores vem se ampliando em decorrência de variados problemas constatados no desempenho das redes escolares e na diminuição da procura pela carreira docente. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo identificar no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) os egressos do Curso Especial de Graduação para Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG) que estão atuando como docente e analisar se os conhecimentos adquiridos no PEG contribuíram para encarar a realidade de uma sala de aula. Para tal investigação utilizou-se uma pesquisa descritiva, exploratória do tipo estudo de caso, utilizando-se como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário enviado por e-mail com as informações para acesso e preenchimento do mesmo. O acesso ao questionário foi por meio do link da página da UFSM, sendo necessário utilizar o usuário e a senha do portal do professor. Neste contexto, o presente estudo foi realizado juntamente aos alunos egressos do PEG – UFSM. Como resultado constatou-se a importância e a necessidade dos cursos de formação e que poucos docentes sentiram problemas na formação de professores, nos levando a acreditar que esta constatação esteja ligada ao fato que a maioria já exercia a função de docente. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-10T21:13:52Z 2013-12-10T21:13:52Z 2013-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-987-1896-22-6 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113109 |
identifier_str_mv |
978-987-1896-22-6 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652267029528576 |