FORMAÇÃO ESPECIAL DE PROFESSORES: AVALIAÇÃO DE RESULTADOS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Regio, Maria de Lourdes Severo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pereira, Luciana Manzoni, Marasciulo, Claudia Cavallari, Souza, Solange Mainardi de, Junior, Vitor Francisco Schuch
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113109
Resumo: A discussão sobre a formação de professores vem se ampliando em decorrência de variados problemas constatados no desempenho das redes escolares e na diminuição da procura pela carreira docente. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo identificar no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) os egressos do Curso Especial de Graduação para Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG) que estão atuando como docente e analisar se os conhecimentos adquiridos no PEG contribuíram para encarar a realidade de uma sala de aula. Para tal investigação utilizou-se uma pesquisa descritiva, exploratória do tipo estudo de caso, utilizando-se como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário enviado por e-mail com as informações para acesso e preenchimento do mesmo. O acesso ao questionário foi por meio do link da página da UFSM, sendo necessário utilizar o usuário e a senha do portal do professor. Neste contexto, o presente estudo foi realizado juntamente aos alunos egressos do PEG – UFSM. Como resultado constatou-se a importância e a necessidade dos cursos de formação e que poucos docentes sentiram problemas na formação de professores, nos levando a acreditar que esta constatação esteja ligada ao fato que a maioria já exercia a função de docente.
id UFSC_32b9107dd1a19fc927be1ee212c780ed
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/113109
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling FORMAÇÃO ESPECIAL DE PROFESSORES: AVALIAÇÃO DE RESULTADOS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERALA discussão sobre a formação de professores vem se ampliando em decorrência de variados problemas constatados no desempenho das redes escolares e na diminuição da procura pela carreira docente. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo identificar no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) os egressos do Curso Especial de Graduação para Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG) que estão atuando como docente e analisar se os conhecimentos adquiridos no PEG contribuíram para encarar a realidade de uma sala de aula. Para tal investigação utilizou-se uma pesquisa descritiva, exploratória do tipo estudo de caso, utilizando-se como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário enviado por e-mail com as informações para acesso e preenchimento do mesmo. O acesso ao questionário foi por meio do link da página da UFSM, sendo necessário utilizar o usuário e a senha do portal do professor. Neste contexto, o presente estudo foi realizado juntamente aos alunos egressos do PEG – UFSM. Como resultado constatou-se a importância e a necessidade dos cursos de formação e que poucos docentes sentiram problemas na formação de professores, nos levando a acreditar que esta constatação esteja ligada ao fato que a maioria já exercia a função de docente.2013-12-10T21:13:52Z2013-12-10T21:13:52Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113109Regio, Maria de Lourdes SeveroPereira, Luciana ManzoniMarasciulo, Claudia CavallariSouza, Solange Mainardi deJunior, Vitor Francisco Schuchporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-10T21:13:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/113109Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-10T21:13:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO ESPECIAL DE PROFESSORES: AVALIAÇÃO DE RESULTADOS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
title FORMAÇÃO ESPECIAL DE PROFESSORES: AVALIAÇÃO DE RESULTADOS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
spellingShingle FORMAÇÃO ESPECIAL DE PROFESSORES: AVALIAÇÃO DE RESULTADOS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
Regio, Maria de Lourdes Severo
title_short FORMAÇÃO ESPECIAL DE PROFESSORES: AVALIAÇÃO DE RESULTADOS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
title_full FORMAÇÃO ESPECIAL DE PROFESSORES: AVALIAÇÃO DE RESULTADOS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
title_fullStr FORMAÇÃO ESPECIAL DE PROFESSORES: AVALIAÇÃO DE RESULTADOS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
title_full_unstemmed FORMAÇÃO ESPECIAL DE PROFESSORES: AVALIAÇÃO DE RESULTADOS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
title_sort FORMAÇÃO ESPECIAL DE PROFESSORES: AVALIAÇÃO DE RESULTADOS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
author Regio, Maria de Lourdes Severo
author_facet Regio, Maria de Lourdes Severo
Pereira, Luciana Manzoni
Marasciulo, Claudia Cavallari
Souza, Solange Mainardi de
Junior, Vitor Francisco Schuch
author_role author
author2 Pereira, Luciana Manzoni
Marasciulo, Claudia Cavallari
Souza, Solange Mainardi de
Junior, Vitor Francisco Schuch
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Regio, Maria de Lourdes Severo
Pereira, Luciana Manzoni
Marasciulo, Claudia Cavallari
Souza, Solange Mainardi de
Junior, Vitor Francisco Schuch
description A discussão sobre a formação de professores vem se ampliando em decorrência de variados problemas constatados no desempenho das redes escolares e na diminuição da procura pela carreira docente. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo identificar no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) os egressos do Curso Especial de Graduação para Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG) que estão atuando como docente e analisar se os conhecimentos adquiridos no PEG contribuíram para encarar a realidade de uma sala de aula. Para tal investigação utilizou-se uma pesquisa descritiva, exploratória do tipo estudo de caso, utilizando-se como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário enviado por e-mail com as informações para acesso e preenchimento do mesmo. O acesso ao questionário foi por meio do link da página da UFSM, sendo necessário utilizar o usuário e a senha do portal do professor. Neste contexto, o presente estudo foi realizado juntamente aos alunos egressos do PEG – UFSM. Como resultado constatou-se a importância e a necessidade dos cursos de formação e que poucos docentes sentiram problemas na formação de professores, nos levando a acreditar que esta constatação esteja ligada ao fato que a maioria já exercia a função de docente.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-10T21:13:52Z
2013-12-10T21:13:52Z
2013-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-987-1896-22-6
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113109
identifier_str_mv 978-987-1896-22-6
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652267029528576