GESTÃO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Regio, Maria de Lourdes Severo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Schuch Junior, Vitor Francisco, Gomes, Clandia Maffini, Kneipp, Jordana Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1844
Resumo: A avaliação da qualidade de um curso superior de graduação envolve, necessariamente, a identificação do perfil profissional dos egressos. A primeira pesquisa realizada com os egressos do Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), objeto deste estudo, foi efetuada por Schuch Jr. (1976). Esta pesquisa foi retomada agregando novas dimensões de análise, visando a abordar o desenvolvimento de competências conforme estabelecem as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). O estudo foi realizado com egressos formados no período de 2005 a 2009. Com a realização da pesquisa, buscou-se conhecer a realidade profissional, identificar as competências profissionais exigidas e a contribuição do curso em termos de formação acadêmica para o desenvolvimento das competências. A estratégia metodológica utilizada caracterizou-se como um estudo de caso descritivo e quantitativo. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de dois tipos de questionários estruturados, com questões fechadas e abertas envolvendo uma amostra formada por 121 egressos A aplicação da técnica de análise fatorial permitiu identificar as principais competências exigidas pelo mercado profissional: padrões e valores, adaptação e negociação, conhecimento e técnico-profissional. Os resultados sugerem que as expectativas propostas pelas DCNs estão sendo plenamente desenvolvidas pelo Curso de Administração da UFSM.
id UNISO-1_26128d8828af13750e73c7bff6dd5193
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/1844
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling GESTÃO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORESA avaliação da qualidade de um curso superior de graduação envolve, necessariamente, a identificação do perfil profissional dos egressos. A primeira pesquisa realizada com os egressos do Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), objeto deste estudo, foi efetuada por Schuch Jr. (1976). Esta pesquisa foi retomada agregando novas dimensões de análise, visando a abordar o desenvolvimento de competências conforme estabelecem as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). O estudo foi realizado com egressos formados no período de 2005 a 2009. Com a realização da pesquisa, buscou-se conhecer a realidade profissional, identificar as competências profissionais exigidas e a contribuição do curso em termos de formação acadêmica para o desenvolvimento das competências. A estratégia metodológica utilizada caracterizou-se como um estudo de caso descritivo e quantitativo. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de dois tipos de questionários estruturados, com questões fechadas e abertas envolvendo uma amostra formada por 121 egressos A aplicação da técnica de análise fatorial permitiu identificar as principais competências exigidas pelo mercado profissional: padrões e valores, adaptação e negociação, conhecimento e técnico-profissional. Os resultados sugerem que as expectativas propostas pelas DCNs estão sendo plenamente desenvolvidas pelo Curso de Administração da UFSM.Unicamp; Uniso2014-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1844Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 19 No. 1 (2014)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 19 n. 1 (2014)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1844/1696Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessRegio, Maria de Lourdes SeveroSchuch Junior, Vitor FranciscoGomes, Clandia MaffiniKneipp, Jordana Marques2014-03-28T16:31:13Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/1844Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2014-03-28T16:31:13Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES
title GESTÃO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES
spellingShingle GESTÃO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES
Regio, Maria de Lourdes Severo
title_short GESTÃO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES
title_full GESTÃO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES
title_fullStr GESTÃO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES
title_full_unstemmed GESTÃO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES
title_sort GESTÃO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES
author Regio, Maria de Lourdes Severo
author_facet Regio, Maria de Lourdes Severo
Schuch Junior, Vitor Francisco
Gomes, Clandia Maffini
Kneipp, Jordana Marques
author_role author
author2 Schuch Junior, Vitor Francisco
Gomes, Clandia Maffini
Kneipp, Jordana Marques
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Regio, Maria de Lourdes Severo
Schuch Junior, Vitor Francisco
Gomes, Clandia Maffini
Kneipp, Jordana Marques
description A avaliação da qualidade de um curso superior de graduação envolve, necessariamente, a identificação do perfil profissional dos egressos. A primeira pesquisa realizada com os egressos do Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), objeto deste estudo, foi efetuada por Schuch Jr. (1976). Esta pesquisa foi retomada agregando novas dimensões de análise, visando a abordar o desenvolvimento de competências conforme estabelecem as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). O estudo foi realizado com egressos formados no período de 2005 a 2009. Com a realização da pesquisa, buscou-se conhecer a realidade profissional, identificar as competências profissionais exigidas e a contribuição do curso em termos de formação acadêmica para o desenvolvimento das competências. A estratégia metodológica utilizada caracterizou-se como um estudo de caso descritivo e quantitativo. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de dois tipos de questionários estruturados, com questões fechadas e abertas envolvendo uma amostra formada por 121 egressos A aplicação da técnica de análise fatorial permitiu identificar as principais competências exigidas pelo mercado profissional: padrões e valores, adaptação e negociação, conhecimento e técnico-profissional. Os resultados sugerem que as expectativas propostas pelas DCNs estão sendo plenamente desenvolvidas pelo Curso de Administração da UFSM.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1844
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1844/1696
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 19 No. 1 (2014)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 19 n. 1 (2014)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219608290951168