A CIRCULARIDADE NOS NEGÓCIOS DE MODA
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245075 |
Resumo: | Este artigo tem como base uma pesquisa teórica sobre o tema economia circular, mais especificamente, os modelos de negócios circulares. O objetivo é descrever a economia circular relacionada à área de produção e de consumo de vestuário. A pesquisa aborda e considera o estabelecimento da cultura prósustentabilidade essencial para a mudança do paradigma de produção e consumo linear para circular. Na esteira dessas reflexões, contribui-se para a área de design de moda e para a sociedade, evidenciando a importância dos valores socioambientais para uma economia que respeita os seres vivos e os ciclos da natureza. Aplicou-se a pesquisa qualitativa e descritiva para a coleta e análise dos dados teóricos. Os resultados refletem os tipos de negócios de moda contemporâneos que impulsionam a circularidade no país, os desafios presentes, a fim de uma mudança sistêmica no futuro. |
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A CIRCULARIDADE NOS NEGÓCIOS DE MODACircularity in fashion businessEconomia circularNegócios de Moda;Pró-sustentabilidade;Consumo de vestuário.Circular economy; Fashion Business; Pro-sustainability; Clothing consumption behaviorEste artigo tem como base uma pesquisa teórica sobre o tema economia circular, mais especificamente, os modelos de negócios circulares. O objetivo é descrever a economia circular relacionada à área de produção e de consumo de vestuário. A pesquisa aborda e considera o estabelecimento da cultura prósustentabilidade essencial para a mudança do paradigma de produção e consumo linear para circular. Na esteira dessas reflexões, contribui-se para a área de design de moda e para a sociedade, evidenciando a importância dos valores socioambientais para uma economia que respeita os seres vivos e os ciclos da natureza. Aplicou-se a pesquisa qualitativa e descritiva para a coleta e análise dos dados teóricos. Os resultados refletem os tipos de negócios de moda contemporâneos que impulsionam a circularidade no país, os desafios presentes, a fim de uma mudança sistêmica no futuro.This article is based on theoretical research on the topic of circular economy, more specifically, circular business models. The objective is to describe the circular economy related to the area of clothing production and consumption. The research addresses and considers the establishment of a prosustainability culture essential for changing the paradigm from linear to circular production and consumption. On the track of these reflections, it contributes to the area of fashion design and to society, highlighting the importance of socio-environmental values for an economy that respects living beings and the cycles of nature. Qualitative and descriptive research was applied to collect and analyze theoretical data. The results reflect the types of contemporary fashion businesses that drive circularity in the country, present challenges, in order to systemic change in the future.Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC2023-03-13T18:23:02Z2023-03-13T18:23:02Z2022-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245075Virginelli, Ana Carolina FigueredoSchulte, Neide KohlerRosa, Lucas daSilveira, Icléiaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-13T18:23:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/245075Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-03-13T18:23:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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Este artigo tem como base uma pesquisa teórica sobre o tema economia circular, mais especificamente, os modelos de negócios circulares. O objetivo é descrever a economia circular relacionada à área de produção e de consumo de vestuário. A pesquisa aborda e considera o estabelecimento da cultura prósustentabilidade essencial para a mudança do paradigma de produção e consumo linear para circular. Na esteira dessas reflexões, contribui-se para a área de design de moda e para a sociedade, evidenciando a importância dos valores socioambientais para uma economia que respeita os seres vivos e os ciclos da natureza. Aplicou-se a pesquisa qualitativa e descritiva para a coleta e análise dos dados teóricos. Os resultados refletem os tipos de negócios de moda contemporâneos que impulsionam a circularidade no país, os desafios presentes, a fim de uma mudança sistêmica no futuro. |
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