AS UNIVERSIDADES E O RELACIONAMENTO COM SEUS EX-ALUNOS: UMA ANÁLISE DE PORTAIS ONLINE DE EGRESSOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136252 |
Resumo: | As universidades têm como uma de suas funções a formação de profissionais aptos para o exercício profissional, contribuindo com o desenvolvimento da região em que estão inseridas. Como resultado do processo de formação profissional, propiciado pelas Instituições de Ensino Superior - IES, tem-se o egresso, entendido como o discente que não faz mais parte de uma comunidade escolar específica. Os ex-alunos são parte permanente das IES e constituem o ativo mais importante para estas, pois podem proporcionar valorosas contribuições à qualidade dos cursos e à formação dos estudantes atuais. Uma das maneiras de consolidar o relacionamento entre as universidades e seus ex-alunos é o desenvolvimento de portais virtuais. Este trabalho objetivou, por meio de um estudo de caso de um conjunto específico de sites, verificar a existência de portais de egressos das dez melhores Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras, conforme o Ranking Universitário Folha 2014, e analisá-los com base no protótipo de portal proposto pela literatura. Como principais conclusões, destacam-se a falta da devida atenção aos portais de egressos, por grande parte das IES estudadas, a não existência de portais de egressos únicos e centralizados e, quando existentes, a falta de uma página que centralize as oportunidades profissionais para os egressos. |
id |
UFSC_3312813aa97c43bd851b7a633abf54af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/136252 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
AS UNIVERSIDADES E O RELACIONAMENTO COM SEUS EX-ALUNOS: UMA ANÁLISE DE PORTAIS ONLINE DE EGRESSOSAs universidades têm como uma de suas funções a formação de profissionais aptos para o exercício profissional, contribuindo com o desenvolvimento da região em que estão inseridas. Como resultado do processo de formação profissional, propiciado pelas Instituições de Ensino Superior - IES, tem-se o egresso, entendido como o discente que não faz mais parte de uma comunidade escolar específica. Os ex-alunos são parte permanente das IES e constituem o ativo mais importante para estas, pois podem proporcionar valorosas contribuições à qualidade dos cursos e à formação dos estudantes atuais. Uma das maneiras de consolidar o relacionamento entre as universidades e seus ex-alunos é o desenvolvimento de portais virtuais. Este trabalho objetivou, por meio de um estudo de caso de um conjunto específico de sites, verificar a existência de portais de egressos das dez melhores Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras, conforme o Ranking Universitário Folha 2014, e analisá-los com base no protótipo de portal proposto pela literatura. Como principais conclusões, destacam-se a falta da devida atenção aos portais de egressos, por grande parte das IES estudadas, a não existência de portais de egressos únicos e centralizados e, quando existentes, a falta de uma página que centralize as oportunidades profissionais para os egressos.INPEAU/UFSC2015-11-05T12:48:48Z2015-11-05T12:48:48Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136252CABRAL, THIAGO LUIZ DE OLIVEIRAPACHECO, ANDRESSA SASAKI VASQUESporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-05T12:48:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136252Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-05T12:48:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS UNIVERSIDADES E O RELACIONAMENTO COM SEUS EX-ALUNOS: UMA ANÁLISE DE PORTAIS ONLINE DE EGRESSOS |
title |
AS UNIVERSIDADES E O RELACIONAMENTO COM SEUS EX-ALUNOS: UMA ANÁLISE DE PORTAIS ONLINE DE EGRESSOS |
spellingShingle |
AS UNIVERSIDADES E O RELACIONAMENTO COM SEUS EX-ALUNOS: UMA ANÁLISE DE PORTAIS ONLINE DE EGRESSOS CABRAL, THIAGO LUIZ DE OLIVEIRA |
title_short |
AS UNIVERSIDADES E O RELACIONAMENTO COM SEUS EX-ALUNOS: UMA ANÁLISE DE PORTAIS ONLINE DE EGRESSOS |
title_full |
AS UNIVERSIDADES E O RELACIONAMENTO COM SEUS EX-ALUNOS: UMA ANÁLISE DE PORTAIS ONLINE DE EGRESSOS |
title_fullStr |
AS UNIVERSIDADES E O RELACIONAMENTO COM SEUS EX-ALUNOS: UMA ANÁLISE DE PORTAIS ONLINE DE EGRESSOS |
title_full_unstemmed |
AS UNIVERSIDADES E O RELACIONAMENTO COM SEUS EX-ALUNOS: UMA ANÁLISE DE PORTAIS ONLINE DE EGRESSOS |
title_sort |
AS UNIVERSIDADES E O RELACIONAMENTO COM SEUS EX-ALUNOS: UMA ANÁLISE DE PORTAIS ONLINE DE EGRESSOS |
author |
CABRAL, THIAGO LUIZ DE OLIVEIRA |
author_facet |
CABRAL, THIAGO LUIZ DE OLIVEIRA PACHECO, ANDRESSA SASAKI VASQUES |
author_role |
author |
author2 |
PACHECO, ANDRESSA SASAKI VASQUES |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CABRAL, THIAGO LUIZ DE OLIVEIRA PACHECO, ANDRESSA SASAKI VASQUES |
description |
As universidades têm como uma de suas funções a formação de profissionais aptos para o exercício profissional, contribuindo com o desenvolvimento da região em que estão inseridas. Como resultado do processo de formação profissional, propiciado pelas Instituições de Ensino Superior - IES, tem-se o egresso, entendido como o discente que não faz mais parte de uma comunidade escolar específica. Os ex-alunos são parte permanente das IES e constituem o ativo mais importante para estas, pois podem proporcionar valorosas contribuições à qualidade dos cursos e à formação dos estudantes atuais. Uma das maneiras de consolidar o relacionamento entre as universidades e seus ex-alunos é o desenvolvimento de portais virtuais. Este trabalho objetivou, por meio de um estudo de caso de um conjunto específico de sites, verificar a existência de portais de egressos das dez melhores Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras, conforme o Ranking Universitário Folha 2014, e analisá-los com base no protótipo de portal proposto pela literatura. Como principais conclusões, destacam-se a falta da devida atenção aos portais de egressos, por grande parte das IES estudadas, a não existência de portais de egressos únicos e centralizados e, quando existentes, a falta de uma página que centralize as oportunidades profissionais para os egressos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-05T12:48:48Z 2015-11-05T12:48:48Z 2015-12-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-01-1 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136252 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-01-1 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652010377969664 |