AS UNIVERSIDADES E O RELACIONAMENTO COM SEUS EX-ALUNOS: UMA ANÁLISE DE PORTAIS ONLINE DE EGRESSOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CABRAL, THIAGO LUIZ DE OLIVEIRA
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: PACHECO, ANDRESSA SASAKI VASQUES
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136252
Resumo: As universidades têm como uma de suas funções a formação de profissionais aptos para o exercício profissional, contribuindo com o desenvolvimento da região em que estão inseridas. Como resultado do processo de formação profissional, propiciado pelas Instituições de Ensino Superior - IES, tem-se o egresso, entendido como o discente que não faz mais parte de uma comunidade escolar específica. Os ex-alunos são parte permanente das IES e constituem o ativo mais importante para estas, pois podem proporcionar valorosas contribuições à qualidade dos cursos e à formação dos estudantes atuais. Uma das maneiras de consolidar o relacionamento entre as universidades e seus ex-alunos é o desenvolvimento de portais virtuais. Este trabalho objetivou, por meio de um estudo de caso de um conjunto específico de sites, verificar a existência de portais de egressos das dez melhores Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras, conforme o Ranking Universitário Folha 2014, e analisá-los com base no protótipo de portal proposto pela literatura. Como principais conclusões, destacam-se a falta da devida atenção aos portais de egressos, por grande parte das IES estudadas, a não existência de portais de egressos únicos e centralizados e, quando existentes, a falta de uma página que centralize as oportunidades profissionais para os egressos.
id UFSC_3312813aa97c43bd851b7a633abf54af
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/136252
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling AS UNIVERSIDADES E O RELACIONAMENTO COM SEUS EX-ALUNOS: UMA ANÁLISE DE PORTAIS ONLINE DE EGRESSOSAs universidades têm como uma de suas funções a formação de profissionais aptos para o exercício profissional, contribuindo com o desenvolvimento da região em que estão inseridas. Como resultado do processo de formação profissional, propiciado pelas Instituições de Ensino Superior - IES, tem-se o egresso, entendido como o discente que não faz mais parte de uma comunidade escolar específica. Os ex-alunos são parte permanente das IES e constituem o ativo mais importante para estas, pois podem proporcionar valorosas contribuições à qualidade dos cursos e à formação dos estudantes atuais. Uma das maneiras de consolidar o relacionamento entre as universidades e seus ex-alunos é o desenvolvimento de portais virtuais. Este trabalho objetivou, por meio de um estudo de caso de um conjunto específico de sites, verificar a existência de portais de egressos das dez melhores Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras, conforme o Ranking Universitário Folha 2014, e analisá-los com base no protótipo de portal proposto pela literatura. Como principais conclusões, destacam-se a falta da devida atenção aos portais de egressos, por grande parte das IES estudadas, a não existência de portais de egressos únicos e centralizados e, quando existentes, a falta de uma página que centralize as oportunidades profissionais para os egressos.INPEAU/UFSC2015-11-05T12:48:48Z2015-11-05T12:48:48Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136252CABRAL, THIAGO LUIZ DE OLIVEIRAPACHECO, ANDRESSA SASAKI VASQUESporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-05T12:48:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136252Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-05T12:48:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv AS UNIVERSIDADES E O RELACIONAMENTO COM SEUS EX-ALUNOS: UMA ANÁLISE DE PORTAIS ONLINE DE EGRESSOS
title AS UNIVERSIDADES E O RELACIONAMENTO COM SEUS EX-ALUNOS: UMA ANÁLISE DE PORTAIS ONLINE DE EGRESSOS
spellingShingle AS UNIVERSIDADES E O RELACIONAMENTO COM SEUS EX-ALUNOS: UMA ANÁLISE DE PORTAIS ONLINE DE EGRESSOS
CABRAL, THIAGO LUIZ DE OLIVEIRA
title_short AS UNIVERSIDADES E O RELACIONAMENTO COM SEUS EX-ALUNOS: UMA ANÁLISE DE PORTAIS ONLINE DE EGRESSOS
title_full AS UNIVERSIDADES E O RELACIONAMENTO COM SEUS EX-ALUNOS: UMA ANÁLISE DE PORTAIS ONLINE DE EGRESSOS
title_fullStr AS UNIVERSIDADES E O RELACIONAMENTO COM SEUS EX-ALUNOS: UMA ANÁLISE DE PORTAIS ONLINE DE EGRESSOS
title_full_unstemmed AS UNIVERSIDADES E O RELACIONAMENTO COM SEUS EX-ALUNOS: UMA ANÁLISE DE PORTAIS ONLINE DE EGRESSOS
title_sort AS UNIVERSIDADES E O RELACIONAMENTO COM SEUS EX-ALUNOS: UMA ANÁLISE DE PORTAIS ONLINE DE EGRESSOS
author CABRAL, THIAGO LUIZ DE OLIVEIRA
author_facet CABRAL, THIAGO LUIZ DE OLIVEIRA
PACHECO, ANDRESSA SASAKI VASQUES
author_role author
author2 PACHECO, ANDRESSA SASAKI VASQUES
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CABRAL, THIAGO LUIZ DE OLIVEIRA
PACHECO, ANDRESSA SASAKI VASQUES
description As universidades têm como uma de suas funções a formação de profissionais aptos para o exercício profissional, contribuindo com o desenvolvimento da região em que estão inseridas. Como resultado do processo de formação profissional, propiciado pelas Instituições de Ensino Superior - IES, tem-se o egresso, entendido como o discente que não faz mais parte de uma comunidade escolar específica. Os ex-alunos são parte permanente das IES e constituem o ativo mais importante para estas, pois podem proporcionar valorosas contribuições à qualidade dos cursos e à formação dos estudantes atuais. Uma das maneiras de consolidar o relacionamento entre as universidades e seus ex-alunos é o desenvolvimento de portais virtuais. Este trabalho objetivou, por meio de um estudo de caso de um conjunto específico de sites, verificar a existência de portais de egressos das dez melhores Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras, conforme o Ranking Universitário Folha 2014, e analisá-los com base no protótipo de portal proposto pela literatura. Como principais conclusões, destacam-se a falta da devida atenção aos portais de egressos, por grande parte das IES estudadas, a não existência de portais de egressos únicos e centralizados e, quando existentes, a falta de uma página que centralize as oportunidades profissionais para os egressos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-05T12:48:48Z
2015-11-05T12:48:48Z
2015-12-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-01-1
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136252
identifier_str_mv 978-85-68618-01-1
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652010377969664