PORTAIS ONLINE DE EGRESSOS: O CASO DAS IES CATARINENSES
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181173 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo verificar quais práticas de gestão de egressos estão sendo implementadas no universo das Instituições de Educação Superior de Santa Catarina. A pesquisa foi realizada de junho a julho de 2017, através da verificação dos portais online. Do ponto de vista dos objetivos, esta pesquisa é de natureza aplicada, de abordagem predominantemente quantitativa, descritiva quanto aos fins e quanto aos meios, estudo de caso, bibliográfica e documental. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram sites institucionais (e-MEC e das IES) e fontes bibliográficas. Os conceitos principais que deram sustentação à pesquisa foram gestão de egressos e portal de egressos. Como resultado da pesquisa, verificou-se que, em um universo de 113 IES em Santa Catarina, apenas 40 delas têm portal de egressos online, representando um percentual de 35% da população estudada. Quanto às funcionalidades mais verificadas, em ordem de maior incidência: a apresentação do programa de acompanhamento aos egressos, cadastro dos egressos e benefício de descontos em cursos da IES, depoimentos dos egressos, utilização da Biblioteca com benefício do empréstimo de livros e por fim, pesquisa com egressos. |
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O presente artigo tem por objetivo verificar quais práticas de gestão de egressos estão sendo implementadas no universo das Instituições de Educação Superior de Santa Catarina. A pesquisa foi realizada de junho a julho de 2017, através da verificação dos portais online. Do ponto de vista dos objetivos, esta pesquisa é de natureza aplicada, de abordagem predominantemente quantitativa, descritiva quanto aos fins e quanto aos meios, estudo de caso, bibliográfica e documental. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram sites institucionais (e-MEC e das IES) e fontes bibliográficas. Os conceitos principais que deram sustentação à pesquisa foram gestão de egressos e portal de egressos. Como resultado da pesquisa, verificou-se que, em um universo de 113 IES em Santa Catarina, apenas 40 delas têm portal de egressos online, representando um percentual de 35% da população estudada. Quanto às funcionalidades mais verificadas, em ordem de maior incidência: a apresentação do programa de acompanhamento aos egressos, cadastro dos egressos e benefício de descontos em cursos da IES, depoimentos dos egressos, utilização da Biblioteca com benefício do empréstimo de livros e por fim, pesquisa com egressos. |
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