PROPOSTA DE FERRAMENTA PARA GESTÃO DE PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113263 |
Resumo: | Para credenciar uma instituição para a Educação a Distância (EaD), as instituições devem apresentar os pólos onde serão realizadas as atividades presenciais, nas mais diversas regiões do país. A escolha dos pólos reveste-se, desta forma, em critério de gestão de sucesso, devendo ser avaliados constantemente, a fim de manter a qualidade dos serviços prestados. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma ferramenta para avaliação de desempenho para os pólos, tendo em vista a qualidade do ensino ofertado, fornecendo subsídios para a gestão do projeto em EaD. Optamos por uma pesquisa de cunho qualitativo, considerando a presença dos pesquisadores no ambiente onde ocorre o fenômeno. Para isto, num primeiro momento, utilizamos materiais constituídos, principalmente, por livros e artigos científicos, o que se denomina pesquisa bibliográfica e num segundo momento, elaboramos uma ferramenta para avaliação de desempenho dos pólos de EaD, tomando como pressuposto garantir a qualidade do ensino ofertado. A partir da construção da ferramenta, foi realizada uma aplicação para seu teste e validação por meio de uma simulação. O modelo proposto teve como foco principal a competência Foco No Resultado que foi medida em quatro níveis de desempenho. |
id |
UFSC_33885c28fb34bb460e080eb37bb06497 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/113263 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
PROPOSTA DE FERRAMENTA PARA GESTÃO DE PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAPara credenciar uma instituição para a Educação a Distância (EaD), as instituições devem apresentar os pólos onde serão realizadas as atividades presenciais, nas mais diversas regiões do país. A escolha dos pólos reveste-se, desta forma, em critério de gestão de sucesso, devendo ser avaliados constantemente, a fim de manter a qualidade dos serviços prestados. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma ferramenta para avaliação de desempenho para os pólos, tendo em vista a qualidade do ensino ofertado, fornecendo subsídios para a gestão do projeto em EaD. Optamos por uma pesquisa de cunho qualitativo, considerando a presença dos pesquisadores no ambiente onde ocorre o fenômeno. Para isto, num primeiro momento, utilizamos materiais constituídos, principalmente, por livros e artigos científicos, o que se denomina pesquisa bibliográfica e num segundo momento, elaboramos uma ferramenta para avaliação de desempenho dos pólos de EaD, tomando como pressuposto garantir a qualidade do ensino ofertado. A partir da construção da ferramenta, foi realizada uma aplicação para seu teste e validação por meio de uma simulação. O modelo proposto teve como foco principal a competência Foco No Resultado que foi medida em quatro níveis de desempenho.2013-12-11T20:07:21Z2013-12-11T20:07:21Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113263Guimarães, Ana PaulaCardoso, Rosimeiri DarcJacobsen, Alessandra de Linharesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:49:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/113263Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:49:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROPOSTA DE FERRAMENTA PARA GESTÃO DE PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title |
PROPOSTA DE FERRAMENTA PARA GESTÃO DE PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
spellingShingle |
PROPOSTA DE FERRAMENTA PARA GESTÃO DE PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Guimarães, Ana Paula |
title_short |
PROPOSTA DE FERRAMENTA PARA GESTÃO DE PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_full |
PROPOSTA DE FERRAMENTA PARA GESTÃO DE PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_fullStr |
PROPOSTA DE FERRAMENTA PARA GESTÃO DE PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_full_unstemmed |
PROPOSTA DE FERRAMENTA PARA GESTÃO DE PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_sort |
PROPOSTA DE FERRAMENTA PARA GESTÃO DE PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
author |
Guimarães, Ana Paula |
author_facet |
Guimarães, Ana Paula Cardoso, Rosimeiri Darc Jacobsen, Alessandra de Linhares |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Rosimeiri Darc Jacobsen, Alessandra de Linhares |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Ana Paula Cardoso, Rosimeiri Darc Jacobsen, Alessandra de Linhares |
description |
Para credenciar uma instituição para a Educação a Distância (EaD), as instituições devem apresentar os pólos onde serão realizadas as atividades presenciais, nas mais diversas regiões do país. A escolha dos pólos reveste-se, desta forma, em critério de gestão de sucesso, devendo ser avaliados constantemente, a fim de manter a qualidade dos serviços prestados. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma ferramenta para avaliação de desempenho para os pólos, tendo em vista a qualidade do ensino ofertado, fornecendo subsídios para a gestão do projeto em EaD. Optamos por uma pesquisa de cunho qualitativo, considerando a presença dos pesquisadores no ambiente onde ocorre o fenômeno. Para isto, num primeiro momento, utilizamos materiais constituídos, principalmente, por livros e artigos científicos, o que se denomina pesquisa bibliográfica e num segundo momento, elaboramos uma ferramenta para avaliação de desempenho dos pólos de EaD, tomando como pressuposto garantir a qualidade do ensino ofertado. A partir da construção da ferramenta, foi realizada uma aplicação para seu teste e validação por meio de uma simulação. O modelo proposto teve como foco principal a competência Foco No Resultado que foi medida em quatro níveis de desempenho. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-11T20:07:21Z 2013-12-11T20:07:21Z 2013-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-987-1896-22-6 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113263 |
identifier_str_mv |
978-987-1896-22-6 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652179284688896 |