PROPOSTA DE FERRAMENTA PARA GESTÃO DE PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Ana Paula
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cardoso, Rosimeiri Darc, Jacobsen, Alessandra de Linhares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113263
Resumo: Para credenciar uma instituição para a Educação a Distância (EaD), as instituições devem apresentar os pólos onde serão realizadas as atividades presenciais, nas mais diversas regiões do país. A escolha dos pólos reveste-se, desta forma, em critério de gestão de sucesso, devendo ser avaliados constantemente, a fim de manter a qualidade dos serviços prestados. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma ferramenta para avaliação de desempenho para os pólos, tendo em vista a qualidade do ensino ofertado, fornecendo subsídios para a gestão do projeto em EaD. Optamos por uma pesquisa de cunho qualitativo, considerando a presença dos pesquisadores no ambiente onde ocorre o fenômeno. Para isto, num primeiro momento, utilizamos materiais constituídos, principalmente, por livros e artigos científicos, o que se denomina pesquisa bibliográfica e num segundo momento, elaboramos uma ferramenta para avaliação de desempenho dos pólos de EaD, tomando como pressuposto garantir a qualidade do ensino ofertado. A partir da construção da ferramenta, foi realizada uma aplicação para seu teste e validação por meio de uma simulação. O modelo proposto teve como foco principal a competência Foco No Resultado que foi medida em quatro níveis de desempenho.
id UFSC_33885c28fb34bb460e080eb37bb06497
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/113263
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling PROPOSTA DE FERRAMENTA PARA GESTÃO DE PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAPara credenciar uma instituição para a Educação a Distância (EaD), as instituições devem apresentar os pólos onde serão realizadas as atividades presenciais, nas mais diversas regiões do país. A escolha dos pólos reveste-se, desta forma, em critério de gestão de sucesso, devendo ser avaliados constantemente, a fim de manter a qualidade dos serviços prestados. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma ferramenta para avaliação de desempenho para os pólos, tendo em vista a qualidade do ensino ofertado, fornecendo subsídios para a gestão do projeto em EaD. Optamos por uma pesquisa de cunho qualitativo, considerando a presença dos pesquisadores no ambiente onde ocorre o fenômeno. Para isto, num primeiro momento, utilizamos materiais constituídos, principalmente, por livros e artigos científicos, o que se denomina pesquisa bibliográfica e num segundo momento, elaboramos uma ferramenta para avaliação de desempenho dos pólos de EaD, tomando como pressuposto garantir a qualidade do ensino ofertado. A partir da construção da ferramenta, foi realizada uma aplicação para seu teste e validação por meio de uma simulação. O modelo proposto teve como foco principal a competência Foco No Resultado que foi medida em quatro níveis de desempenho.2013-12-11T20:07:21Z2013-12-11T20:07:21Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113263Guimarães, Ana PaulaCardoso, Rosimeiri DarcJacobsen, Alessandra de Linharesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:49:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/113263Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:49:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv PROPOSTA DE FERRAMENTA PARA GESTÃO DE PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title PROPOSTA DE FERRAMENTA PARA GESTÃO DE PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
spellingShingle PROPOSTA DE FERRAMENTA PARA GESTÃO DE PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Guimarães, Ana Paula
title_short PROPOSTA DE FERRAMENTA PARA GESTÃO DE PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_full PROPOSTA DE FERRAMENTA PARA GESTÃO DE PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_fullStr PROPOSTA DE FERRAMENTA PARA GESTÃO DE PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_full_unstemmed PROPOSTA DE FERRAMENTA PARA GESTÃO DE PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_sort PROPOSTA DE FERRAMENTA PARA GESTÃO DE PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
author Guimarães, Ana Paula
author_facet Guimarães, Ana Paula
Cardoso, Rosimeiri Darc
Jacobsen, Alessandra de Linhares
author_role author
author2 Cardoso, Rosimeiri Darc
Jacobsen, Alessandra de Linhares
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Ana Paula
Cardoso, Rosimeiri Darc
Jacobsen, Alessandra de Linhares
description Para credenciar uma instituição para a Educação a Distância (EaD), as instituições devem apresentar os pólos onde serão realizadas as atividades presenciais, nas mais diversas regiões do país. A escolha dos pólos reveste-se, desta forma, em critério de gestão de sucesso, devendo ser avaliados constantemente, a fim de manter a qualidade dos serviços prestados. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma ferramenta para avaliação de desempenho para os pólos, tendo em vista a qualidade do ensino ofertado, fornecendo subsídios para a gestão do projeto em EaD. Optamos por uma pesquisa de cunho qualitativo, considerando a presença dos pesquisadores no ambiente onde ocorre o fenômeno. Para isto, num primeiro momento, utilizamos materiais constituídos, principalmente, por livros e artigos científicos, o que se denomina pesquisa bibliográfica e num segundo momento, elaboramos uma ferramenta para avaliação de desempenho dos pólos de EaD, tomando como pressuposto garantir a qualidade do ensino ofertado. A partir da construção da ferramenta, foi realizada uma aplicação para seu teste e validação por meio de uma simulação. O modelo proposto teve como foco principal a competência Foco No Resultado que foi medida em quatro níveis de desempenho.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-11T20:07:21Z
2013-12-11T20:07:21Z
2013-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-987-1896-22-6
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113263
identifier_str_mv 978-987-1896-22-6
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652179284688896