Estudo aplicado de adequação do Manual de Acessibilidade Escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181765 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Infraestrutura. |
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Estudo aplicado de adequação do Manual de Acessibilidade EscolarAcessibilidadeEscolasNBR 9050Inclusão socialTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Infraestrutura.O ministério público criou em 2011, o Programa Acessibilidade nas Escolas, direcionado à difusão e a promoção dos diretos ao acesso espacial e as demais formas de inclusão social nos estabelecimentos educacionais, públicos e privados de Santa Catarina. O programa conta com um manual com o objetivo é mostrar a importância de se ter uma escola acessível, e por fim fornece um checklist cujo proposito é analisar a situação da escola no quesito acessibilidade, deixando evidente quais os pontos que precisam ser melhorados. Essa atitude ressalta a importância de que o acesso a educação é direito de todos, independente de suas condições físicas. Este trabalho tem como objetivo a atualização do manual de acessibilidade de acordo com a ABNT NBR 9050 publicada em 2015. Além disso, um novo checklist será proposto, com a finalidade de facilitar a sua utilização e torná-la mais dinâmica, o mesmo será aplicado na Escola de Educação Básica Professora Antonia Gasino de Freitas, Lajeado Grande (SC), para verificar a situação da escola quanto à acessibilidade. Os principais aspectos analisados foram sinalização, mobiliário, portas, piso, piso tátil e desníveis existentes. Através destes dados, a qualidade da escola quanto à acessibilidade de usuários em diferentes condições físicas foi verificada, apontando os principais problemas e quais as possíveis medidas a serem tomadas a curto, médio e longo prazo levando em consideração o tempo necessário e o valor agregado.Pfützenreuter, Andréa H.Universidade Federal de Santa CatarinaPereira, Jennifer Kaoana2017-12-06T13:42:01Z2017-12-06T13:42:01Z2017-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis87 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181765porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-06T13:42:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181765Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-06T13:42:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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