Ferramentas virtuais na educação tecnológica a distância: um estudo de caso dos laborátorios virtuais e softwares de simulação
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79854 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaMendes, Maurício AlvesFialho, Francisco Antonio Pereira2012-10-18T08:08:07Z2012-10-18T08:08:07Z20012001186174http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79854Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Esta dissertação tem como objetivo apresentar uma avaliação da aplicação dos laboratórios de experimentos tecnológicos virtuais e das principais ferramentas de simulação de ensaios tecnológicos aplicáveis, principalmente, no ensino a distância. Os estudos aqui apresentados introduzem, ainda, uma reflexão sobre a aplicabilidade das técnicas de simulação de experimentos na educação tecnológica em substituição aos experimentos com instrumentos e componentes reais, e sobre os cuidados a serem tomados no emprego destas ferramentas. A avaliação de softwares de simulação e realidade virtual é apresentada neste trabalho sob o ponto de vista do efeito cognitivo resultante de suas aplicações por estudantes em situações de experimentação de fenômenos científicos e tecnológicos. Com base nos resultados das avaliações efetuadas, esta pesquisa vem a justificar o planejamento de estratégias específicas e o emprego de metodologias de ensino adequadas ao utilizar-se cada tipo de ferramenta, concluindo a respeito da complementaridade entre as principais categorias de ferramentas virtuais existentes.ii, 118 f.| il., tabs., grafs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoEnsino a distanciaAvaliaçãoLaboratórios de experimentação remotaAprendizagemAvaliaçãoFerramentas virtuais na educação tecnológica a distância: um estudo de caso dos laborátorios virtuais e softwares de simulaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL186174.pdfapplication/pdf3869994https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/79854/1/186174.pdff1462919749dd2deebd42805e1ef788eMD51TEXT186174.pdf.txt186174.pdf.txtExtracted Texttext/plain154516https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/79854/2/186174.pdf.txtce04e19cdadfb95c75c75dc8221d1dc2MD52THUMBNAIL186174.pdf.jpg186174.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/79854/3/186174.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/798542013-04-30 14:08:34.127oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79854Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T17:08:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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