A monitoria como serviço de apoio ao aluno na educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87894 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_344c6927151db8c2302d9ac71ded7310 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87894 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A monitoria como serviço de apoio ao aluno na educação a distânciaEngenharia de produçãoEnsino a distanciaQualidade dos serviçosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O presente trabalho analisa a experiência do Laboratório de Ensino a Distância, da Universidade Federal de Santa Catarina # UFSC, no que se refere à implantação, desenvolvimento e consolidação da monitoria como serviço de apoio ao aluno. Tem como objetivo aprofundar e redefinir conceitos de EAD relativos aos agentes que apóiam o aluno onde quer que ele esteja, em busca da qualidade nos serviços de atendimento, acompanhamento e informação nos cursos à distância, que, no processo, minimiza a sensação de distância e otimiza a comunicação e interação entre estudante e instituição. A abordagem qualitativa é adotada como suporte metodológico, utilizando a pesquisa-ação. Esta estratégia, juntamente com técnicas como a pesquisa bibliográfica e documental, a aplicação de questionários e a apreciação de dados quantitativos e qualitativos de origem secundária, possibilitam o alcance dos objetivos propostos. A pesquisa define o perfil do monitor-pesquisador e da monitoria como serviço de apoio ao aluno à distância, subsidiando a implementação deste modelo em diferentes cenários de EAD. Conclui que o modelo de educação à distância com uso da videoconferência e Internet desenvolvido pelo Laboratório de Ensino a Distância # LED, da Universidade Federal de Santa Catarina # UFSC tem características inovadoras que a diferenciam no cenário nacional e internacional e que a monitoria como serviço de apoio ao aluno e o conceito do monitor-pesquisador são conceitos originais deste trabalho que está relacionado ao próprio contexto pioneiro no qual a experiência de apoio ao aluno discutida neste trabalho foi desenvolvida.Florianópolis, SCAlves, Joao Bosco da MottaUniversidade Federal de Santa CatarinaMoraes, Marialice de2012-10-22T03:21:17Z2012-10-22T03:21:17Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf204494http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87894porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T16:33:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87894Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T16:33:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A monitoria como serviço de apoio ao aluno na educação a distância |
title |
A monitoria como serviço de apoio ao aluno na educação a distância |
spellingShingle |
A monitoria como serviço de apoio ao aluno na educação a distância Moraes, Marialice de Engenharia de produção Ensino a distancia Qualidade dos serviços |
title_short |
A monitoria como serviço de apoio ao aluno na educação a distância |
title_full |
A monitoria como serviço de apoio ao aluno na educação a distância |
title_fullStr |
A monitoria como serviço de apoio ao aluno na educação a distância |
title_full_unstemmed |
A monitoria como serviço de apoio ao aluno na educação a distância |
title_sort |
A monitoria como serviço de apoio ao aluno na educação a distância |
author |
Moraes, Marialice de |
author_facet |
Moraes, Marialice de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Joao Bosco da Motta Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Marialice de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Ensino a distancia Qualidade dos serviços |
topic |
Engenharia de produção Ensino a distancia Qualidade dos serviços |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004 2012-10-22T03:21:17Z 2012-10-22T03:21:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
204494 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87894 |
identifier_str_mv |
204494 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87894 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652250194640896 |