O PROCESSO DE DECISÃO E DE FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EM TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: WORMA, LUCIA
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SAUSEN, JORGE ONEIDE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136014
Resumo: A pesquisa objetivou compreender o processo de tomada de decisão e de formação estratégica em três universidades de Santa Catarina; a forma como o poder se articula e influência no processo decisório e na formação de estratégicas e a existência de semelhanças e diferenças entre as IES. Foram elencados e nove hipóteses, oito confirmadas e apenas uma refutada. Os participantes foram organizados em três grupos: grupo reitoria, grupo coordenações e grupo professores, em um total de 55 pessoas. A coleta dos dados ocorreu de junho a dezembro de 2013. A análise segui o modelo proposto por Hardy e Fachin (2000) dos Três Níveis de Tomada de Decisão em Universidades no método de estudo multicasos (YIN, 2005). Os resultados mostram que há diferenças e semelhanças entre as IES. As IES Pública Municipal e Comunitária têm mais semelhanças na forma como as decisões se processam e na formação das estratégias e, a IES Privada se diferenciou na comparação entre estas. Em relação às articulações do poder, a participação e o comprometimento dos atores no processo decisório constatou-se que na IES Pública Municipal o poder emana da força política pela intensa participação dos atores, na IES Comunitária a fonte do poder se origina por combinações entre forças do poder político e forças do poder por administrativo e na IES privada há ênfase no poder centralizador.
id UFSC_3547dfa010d4bf922595f94c7279b6fe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/136014
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O PROCESSO DE DECISÃO E DE FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EM TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SANTA CATARINAA pesquisa objetivou compreender o processo de tomada de decisão e de formação estratégica em três universidades de Santa Catarina; a forma como o poder se articula e influência no processo decisório e na formação de estratégicas e a existência de semelhanças e diferenças entre as IES. Foram elencados e nove hipóteses, oito confirmadas e apenas uma refutada. Os participantes foram organizados em três grupos: grupo reitoria, grupo coordenações e grupo professores, em um total de 55 pessoas. A coleta dos dados ocorreu de junho a dezembro de 2013. A análise segui o modelo proposto por Hardy e Fachin (2000) dos Três Níveis de Tomada de Decisão em Universidades no método de estudo multicasos (YIN, 2005). Os resultados mostram que há diferenças e semelhanças entre as IES. As IES Pública Municipal e Comunitária têm mais semelhanças na forma como as decisões se processam e na formação das estratégias e, a IES Privada se diferenciou na comparação entre estas. Em relação às articulações do poder, a participação e o comprometimento dos atores no processo decisório constatou-se que na IES Pública Municipal o poder emana da força política pela intensa participação dos atores, na IES Comunitária a fonte do poder se origina por combinações entre forças do poder político e forças do poder por administrativo e na IES privada há ênfase no poder centralizador.INPEAU/UFSC2015-11-03T11:04:01Z2015-11-03T11:04:01Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136014WORMA, LUCIASAUSEN, JORGE ONEIDEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-03T11:04:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136014Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-03T11:04:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROCESSO DE DECISÃO E DE FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EM TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA
title O PROCESSO DE DECISÃO E DE FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EM TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA
spellingShingle O PROCESSO DE DECISÃO E DE FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EM TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA
WORMA, LUCIA
title_short O PROCESSO DE DECISÃO E DE FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EM TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA
title_full O PROCESSO DE DECISÃO E DE FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EM TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA
title_fullStr O PROCESSO DE DECISÃO E DE FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EM TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA
title_full_unstemmed O PROCESSO DE DECISÃO E DE FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EM TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA
title_sort O PROCESSO DE DECISÃO E DE FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EM TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA
author WORMA, LUCIA
author_facet WORMA, LUCIA
SAUSEN, JORGE ONEIDE
author_role author
author2 SAUSEN, JORGE ONEIDE
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv WORMA, LUCIA
SAUSEN, JORGE ONEIDE
description A pesquisa objetivou compreender o processo de tomada de decisão e de formação estratégica em três universidades de Santa Catarina; a forma como o poder se articula e influência no processo decisório e na formação de estratégicas e a existência de semelhanças e diferenças entre as IES. Foram elencados e nove hipóteses, oito confirmadas e apenas uma refutada. Os participantes foram organizados em três grupos: grupo reitoria, grupo coordenações e grupo professores, em um total de 55 pessoas. A coleta dos dados ocorreu de junho a dezembro de 2013. A análise segui o modelo proposto por Hardy e Fachin (2000) dos Três Níveis de Tomada de Decisão em Universidades no método de estudo multicasos (YIN, 2005). Os resultados mostram que há diferenças e semelhanças entre as IES. As IES Pública Municipal e Comunitária têm mais semelhanças na forma como as decisões se processam e na formação das estratégias e, a IES Privada se diferenciou na comparação entre estas. Em relação às articulações do poder, a participação e o comprometimento dos atores no processo decisório constatou-se que na IES Pública Municipal o poder emana da força política pela intensa participação dos atores, na IES Comunitária a fonte do poder se origina por combinações entre forças do poder político e forças do poder por administrativo e na IES privada há ênfase no poder centralizador.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-03T11:04:01Z
2015-11-03T11:04:01Z
2015-12-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-01-1
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136014
identifier_str_mv 978-85-68618-01-1
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652002894282752