Voltando aos exames de admissão ao ginásio (1930-1970): a relação entre a matemática dos exames com a matemática a ensinar e ensinada nas escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Késia Caroline Ramires
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Martti, Fernanda Cristina Martins, Alfonso, Dina Elizabete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208122
Resumo: Disponível em: https://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/article/view/206
id UFSC_356bab7a9b4795f79d6f63ae4494ce35
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/208122
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Voltando aos exames de admissão ao ginásio (1930-1970): a relação entre a matemática dos exames com a matemática a ensinar e ensinada nas escolasExame de admissão ao ginásioMatemáticaPrática docenteDisponível em: https://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/article/view/206O presente artigo trata de resultados de uma metanálise realizada sobre trabalhos acadêmicos de perspectiva histórico-investigativa, os quais discutiram acerca da implantação e desenvolvimento dos exames de admissão ao ginásio realizados no Brasil entre 1930 a 1970. Focaliza o papel desses exames no contexto educacional da época e, principalmente, busca evidenciar a relação da matemática que era exigida nos testes com a matemática que era programada e ensinada nas escolas, ou seja, discute a possível relação entre a matemática dos exames e a matemática a ensinar e ensinada. A metanálise se concentrou em 3 dissertações que foram encontradas no banco de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Realizada essa etapa, um dos resultados obtidos foi de que não havia dissonância quanto à matemática a ensinar no primário e aquela que era exigida nas provas. Dessa forma, foi possível constatar a não imposição dessa política avaliativa para que mudanças ocorressem ao programa de ensino da matemática do primário. Porém, os exames surtiram outros efeitos importantes sobre a escola, tais como: fora aumentado em um ano a fase dos primeiros anos escolares, sendo o quinto e último destinado à preparação dos alunos para os testes; outro indício encontrado foi de que os exames teriam influenciado a prática de ensino da matemática dos professores do primário. Assim, há elementos para o aprofundamento de novas pesquisas direcionadas ao debate acerca dos efeitos dos exames nacionais junto ao trabalho do professor.Educação, Psicologia e Interfaces2020-04-07T15:10:41Z2020-04-07T15:10:41Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNEVES, K. C. R. ; MARTTI, F. C. M. ; ALFONSO, D. E. . Voltando aos exames de admissão ao ginásio (1930-1970): a relação entre a matemática dos exames e a matemática a ensinar e ensinada nas escolas. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, v. 3, p. 1-15, 2019.2594-5343https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208122Neves, Késia Caroline RamiresMartti, Fernanda Cristina MartinsAlfonso, Dina Elizabeteporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-07T15:10:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/208122Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-04-07T15:10:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Voltando aos exames de admissão ao ginásio (1930-1970): a relação entre a matemática dos exames com a matemática a ensinar e ensinada nas escolas
title Voltando aos exames de admissão ao ginásio (1930-1970): a relação entre a matemática dos exames com a matemática a ensinar e ensinada nas escolas
spellingShingle Voltando aos exames de admissão ao ginásio (1930-1970): a relação entre a matemática dos exames com a matemática a ensinar e ensinada nas escolas
Neves, Késia Caroline Ramires
Exame de admissão ao ginásio
Matemática
Prática docente
title_short Voltando aos exames de admissão ao ginásio (1930-1970): a relação entre a matemática dos exames com a matemática a ensinar e ensinada nas escolas
title_full Voltando aos exames de admissão ao ginásio (1930-1970): a relação entre a matemática dos exames com a matemática a ensinar e ensinada nas escolas
title_fullStr Voltando aos exames de admissão ao ginásio (1930-1970): a relação entre a matemática dos exames com a matemática a ensinar e ensinada nas escolas
title_full_unstemmed Voltando aos exames de admissão ao ginásio (1930-1970): a relação entre a matemática dos exames com a matemática a ensinar e ensinada nas escolas
title_sort Voltando aos exames de admissão ao ginásio (1930-1970): a relação entre a matemática dos exames com a matemática a ensinar e ensinada nas escolas
author Neves, Késia Caroline Ramires
author_facet Neves, Késia Caroline Ramires
Martti, Fernanda Cristina Martins
Alfonso, Dina Elizabete
author_role author
author2 Martti, Fernanda Cristina Martins
Alfonso, Dina Elizabete
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Késia Caroline Ramires
Martti, Fernanda Cristina Martins
Alfonso, Dina Elizabete
dc.subject.por.fl_str_mv Exame de admissão ao ginásio
Matemática
Prática docente
topic Exame de admissão ao ginásio
Matemática
Prática docente
description Disponível em: https://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/article/view/206
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-04-07T15:10:41Z
2020-04-07T15:10:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NEVES, K. C. R. ; MARTTI, F. C. M. ; ALFONSO, D. E. . Voltando aos exames de admissão ao ginásio (1930-1970): a relação entre a matemática dos exames e a matemática a ensinar e ensinada nas escolas. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, v. 3, p. 1-15, 2019.
2594-5343
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208122
identifier_str_mv NEVES, K. C. R. ; MARTTI, F. C. M. ; ALFONSO, D. E. . Voltando aos exames de admissão ao ginásio (1930-1970): a relação entre a matemática dos exames e a matemática a ensinar e ensinada nas escolas. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, v. 3, p. 1-15, 2019.
2594-5343
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação, Psicologia e Interfaces
publisher.none.fl_str_mv Educação, Psicologia e Interfaces
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652007035109376