Voltando aos exames de admissão ao ginásio (1930-1970): a relação entre a matemática dos exames com a matemática a ensinar e ensinada nas escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208122 |
Resumo: | Disponível em: https://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/article/view/206 |
id |
UFSC_356bab7a9b4795f79d6f63ae4494ce35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/208122 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Voltando aos exames de admissão ao ginásio (1930-1970): a relação entre a matemática dos exames com a matemática a ensinar e ensinada nas escolasExame de admissão ao ginásioMatemáticaPrática docenteDisponível em: https://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/article/view/206O presente artigo trata de resultados de uma metanálise realizada sobre trabalhos acadêmicos de perspectiva histórico-investigativa, os quais discutiram acerca da implantação e desenvolvimento dos exames de admissão ao ginásio realizados no Brasil entre 1930 a 1970. Focaliza o papel desses exames no contexto educacional da época e, principalmente, busca evidenciar a relação da matemática que era exigida nos testes com a matemática que era programada e ensinada nas escolas, ou seja, discute a possível relação entre a matemática dos exames e a matemática a ensinar e ensinada. A metanálise se concentrou em 3 dissertações que foram encontradas no banco de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Realizada essa etapa, um dos resultados obtidos foi de que não havia dissonância quanto à matemática a ensinar no primário e aquela que era exigida nas provas. Dessa forma, foi possível constatar a não imposição dessa política avaliativa para que mudanças ocorressem ao programa de ensino da matemática do primário. Porém, os exames surtiram outros efeitos importantes sobre a escola, tais como: fora aumentado em um ano a fase dos primeiros anos escolares, sendo o quinto e último destinado à preparação dos alunos para os testes; outro indício encontrado foi de que os exames teriam influenciado a prática de ensino da matemática dos professores do primário. Assim, há elementos para o aprofundamento de novas pesquisas direcionadas ao debate acerca dos efeitos dos exames nacionais junto ao trabalho do professor.Educação, Psicologia e Interfaces2020-04-07T15:10:41Z2020-04-07T15:10:41Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNEVES, K. C. R. ; MARTTI, F. C. M. ; ALFONSO, D. E. . Voltando aos exames de admissão ao ginásio (1930-1970): a relação entre a matemática dos exames e a matemática a ensinar e ensinada nas escolas. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, v. 3, p. 1-15, 2019.2594-5343https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208122Neves, Késia Caroline RamiresMartti, Fernanda Cristina MartinsAlfonso, Dina Elizabeteporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-07T15:10:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/208122Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-04-07T15:10:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Voltando aos exames de admissão ao ginásio (1930-1970): a relação entre a matemática dos exames com a matemática a ensinar e ensinada nas escolas |
title |
Voltando aos exames de admissão ao ginásio (1930-1970): a relação entre a matemática dos exames com a matemática a ensinar e ensinada nas escolas |
spellingShingle |
Voltando aos exames de admissão ao ginásio (1930-1970): a relação entre a matemática dos exames com a matemática a ensinar e ensinada nas escolas Neves, Késia Caroline Ramires Exame de admissão ao ginásio Matemática Prática docente |
title_short |
Voltando aos exames de admissão ao ginásio (1930-1970): a relação entre a matemática dos exames com a matemática a ensinar e ensinada nas escolas |
title_full |
Voltando aos exames de admissão ao ginásio (1930-1970): a relação entre a matemática dos exames com a matemática a ensinar e ensinada nas escolas |
title_fullStr |
Voltando aos exames de admissão ao ginásio (1930-1970): a relação entre a matemática dos exames com a matemática a ensinar e ensinada nas escolas |
title_full_unstemmed |
Voltando aos exames de admissão ao ginásio (1930-1970): a relação entre a matemática dos exames com a matemática a ensinar e ensinada nas escolas |
title_sort |
Voltando aos exames de admissão ao ginásio (1930-1970): a relação entre a matemática dos exames com a matemática a ensinar e ensinada nas escolas |
author |
Neves, Késia Caroline Ramires |
author_facet |
Neves, Késia Caroline Ramires Martti, Fernanda Cristina Martins Alfonso, Dina Elizabete |
author_role |
author |
author2 |
Martti, Fernanda Cristina Martins Alfonso, Dina Elizabete |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Késia Caroline Ramires Martti, Fernanda Cristina Martins Alfonso, Dina Elizabete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exame de admissão ao ginásio Matemática Prática docente |
topic |
Exame de admissão ao ginásio Matemática Prática docente |
description |
Disponível em: https://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/article/view/206 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-04-07T15:10:41Z 2020-04-07T15:10:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NEVES, K. C. R. ; MARTTI, F. C. M. ; ALFONSO, D. E. . Voltando aos exames de admissão ao ginásio (1930-1970): a relação entre a matemática dos exames e a matemática a ensinar e ensinada nas escolas. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, v. 3, p. 1-15, 2019. 2594-5343 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208122 |
identifier_str_mv |
NEVES, K. C. R. ; MARTTI, F. C. M. ; ALFONSO, D. E. . Voltando aos exames de admissão ao ginásio (1930-1970): a relação entre a matemática dos exames e a matemática a ensinar e ensinada nas escolas. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, v. 3, p. 1-15, 2019. 2594-5343 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação, Psicologia e Interfaces |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação, Psicologia e Interfaces |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652007035109376 |