Manuais preparatórios para os exames de admissão ao ginásio: uma análise sobre a fração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196659 |
Resumo: | Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/viewFile/254/198 |
id |
UFSC_eb027d038090d4aa83bf26cc3d6c85f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196659 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Manuais preparatórios para os exames de admissão ao ginásio: uma análise sobre a fraçãoFraçõesManuais preparatóriosExames de admissão ao ginásioDisponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/viewFile/254/198Em um primeiro trabalho, voltado à investigação de métodos utilizados pelos alunos para manipular as frações em processo de avaliação, fora identificado que diferentes significados desse saber matemático apareciam em respostas às questões de provas dos exames de admissão ao ginásio (de 1931 a 1969). Os significados de parte-todo, de número e de operador multiplicativo foram encontrados em soluções dadas pelos alunos em várias edições desses exames. A partir disso, a pesquisa buscou reunir indícios sobre como era ensinada a representação de fração em manuais preparatórios para admissão, visto que procedimentos e estratégias utilizados para o ensino de fração, daquela época, podem colaborar para o entendimento da história dos saberes escolares e propor formas diferenciadas de ensinar fração que ampliem o repertório de formação e atuação docente. Assim, ao empregar categorias de análise mobilizadas por autores da história dos saberes, foi observado que alguns recursos para ensinar fração constam nos manuais preparatórios, tais como: desenhos e estratégias para a resolução de problemas. Logo, os manuais não pareciam se restringir apenas a uma preparação técnica e memorística dos alunos, mas também procuravam explicar a fração de maneira ilustrada e detalhada, o que contribui para a compreensão do como era ensinada a fração em outros tempos e como pode ser ensinada nos dias de hoje.Revista HISTEMAT2019-06-08T21:45:53Z2019-06-08T21:45:53Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNEVES, Késia Caroline Ramires. Manuais preparatórios para os exames de admissão ao ginásio: uma análise sobre a fração. HISTEMAT – V. 5, p. 132-149, n. 1, 2019https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196659Neves, Késia Caroline Ramiresporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T21:45:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196659Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-06-08T21:45:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Manuais preparatórios para os exames de admissão ao ginásio: uma análise sobre a fração |
title |
Manuais preparatórios para os exames de admissão ao ginásio: uma análise sobre a fração |
spellingShingle |
Manuais preparatórios para os exames de admissão ao ginásio: uma análise sobre a fração Neves, Késia Caroline Ramires Frações Manuais preparatórios Exames de admissão ao ginásio |
title_short |
Manuais preparatórios para os exames de admissão ao ginásio: uma análise sobre a fração |
title_full |
Manuais preparatórios para os exames de admissão ao ginásio: uma análise sobre a fração |
title_fullStr |
Manuais preparatórios para os exames de admissão ao ginásio: uma análise sobre a fração |
title_full_unstemmed |
Manuais preparatórios para os exames de admissão ao ginásio: uma análise sobre a fração |
title_sort |
Manuais preparatórios para os exames de admissão ao ginásio: uma análise sobre a fração |
author |
Neves, Késia Caroline Ramires |
author_facet |
Neves, Késia Caroline Ramires |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Késia Caroline Ramires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Frações Manuais preparatórios Exames de admissão ao ginásio |
topic |
Frações Manuais preparatórios Exames de admissão ao ginásio |
description |
Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/viewFile/254/198 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-08T21:45:53Z 2019-06-08T21:45:53Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NEVES, Késia Caroline Ramires. Manuais preparatórios para os exames de admissão ao ginásio: uma análise sobre a fração. HISTEMAT – V. 5, p. 132-149, n. 1, 2019 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196659 |
identifier_str_mv |
NEVES, Késia Caroline Ramires. Manuais preparatórios para os exames de admissão ao ginásio: uma análise sobre a fração. HISTEMAT – V. 5, p. 132-149, n. 1, 2019 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista HISTEMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista HISTEMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651946473553920 |