Manuais preparatórios para os exames de admissão ao ginásio: uma análise sobre a fração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Késia Caroline Ramires
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196659
Resumo: Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/viewFile/254/198
id UFSC_eb027d038090d4aa83bf26cc3d6c85f5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196659
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Manuais preparatórios para os exames de admissão ao ginásio: uma análise sobre a fraçãoFraçõesManuais preparatóriosExames de admissão ao ginásioDisponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/viewFile/254/198Em um primeiro trabalho, voltado à investigação de métodos utilizados pelos alunos para manipular as frações em processo de avaliação, fora identificado que diferentes significados desse saber matemático apareciam em respostas às questões de provas dos exames de admissão ao ginásio (de 1931 a 1969). Os significados de parte-todo, de número e de operador multiplicativo foram encontrados em soluções dadas pelos alunos em várias edições desses exames. A partir disso, a pesquisa buscou reunir indícios sobre como era ensinada a representação de fração em manuais preparatórios para admissão, visto que procedimentos e estratégias utilizados para o ensino de fração, daquela época, podem colaborar para o entendimento da história dos saberes escolares e propor formas diferenciadas de ensinar fração que ampliem o repertório de formação e atuação docente. Assim, ao empregar categorias de análise mobilizadas por autores da história dos saberes, foi observado que alguns recursos para ensinar fração constam nos manuais preparatórios, tais como: desenhos e estratégias para a resolução de problemas. Logo, os manuais não pareciam se restringir apenas a uma preparação técnica e memorística dos alunos, mas também procuravam explicar a fração de maneira ilustrada e detalhada, o que contribui para a compreensão do como era ensinada a fração em outros tempos e como pode ser ensinada nos dias de hoje.Revista HISTEMAT2019-06-08T21:45:53Z2019-06-08T21:45:53Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNEVES, Késia Caroline Ramires. Manuais preparatórios para os exames de admissão ao ginásio: uma análise sobre a fração. HISTEMAT – V. 5, p. 132-149, n. 1, 2019https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196659Neves, Késia Caroline Ramiresporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T21:45:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196659Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-06-08T21:45:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Manuais preparatórios para os exames de admissão ao ginásio: uma análise sobre a fração
title Manuais preparatórios para os exames de admissão ao ginásio: uma análise sobre a fração
spellingShingle Manuais preparatórios para os exames de admissão ao ginásio: uma análise sobre a fração
Neves, Késia Caroline Ramires
Frações
Manuais preparatórios
Exames de admissão ao ginásio
title_short Manuais preparatórios para os exames de admissão ao ginásio: uma análise sobre a fração
title_full Manuais preparatórios para os exames de admissão ao ginásio: uma análise sobre a fração
title_fullStr Manuais preparatórios para os exames de admissão ao ginásio: uma análise sobre a fração
title_full_unstemmed Manuais preparatórios para os exames de admissão ao ginásio: uma análise sobre a fração
title_sort Manuais preparatórios para os exames de admissão ao ginásio: uma análise sobre a fração
author Neves, Késia Caroline Ramires
author_facet Neves, Késia Caroline Ramires
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Késia Caroline Ramires
dc.subject.por.fl_str_mv Frações
Manuais preparatórios
Exames de admissão ao ginásio
topic Frações
Manuais preparatórios
Exames de admissão ao ginásio
description Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/viewFile/254/198
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-08T21:45:53Z
2019-06-08T21:45:53Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NEVES, Késia Caroline Ramires. Manuais preparatórios para os exames de admissão ao ginásio: uma análise sobre a fração. HISTEMAT – V. 5, p. 132-149, n. 1, 2019
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196659
identifier_str_mv NEVES, Késia Caroline Ramires. Manuais preparatórios para os exames de admissão ao ginásio: uma análise sobre a fração. HISTEMAT – V. 5, p. 132-149, n. 1, 2019
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista HISTEMAT
publisher.none.fl_str_mv Revista HISTEMAT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651946473553920