Saber profissional do professor que ensina matemática: o caso do CFPEN (1966 a 1971)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Denise Medina de Almeida
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200926
Resumo: Este trabalho buscou indícios para caracterizar os saberes matemáticos necessários ao professor posto nos programas do Curso de Formação dos Professores para o Ensino Normal (CFPEN) no período de 1966 a 1971, encontrados nos arquivos do Centro de Memória da Educação Brasileira (CMEB). Utilizamos como fonte uma literatura cinzentaii escolar, um instrumento eficaz para os estudos da História da Educação Matemática. Quanto à abordagem teórico-metodológica, a pesquisa configura-se como de natureza histórica, a partir de elementos vindos da história cultural. Os resultados encontrados apontam que os saberes matemáticos propostos nos programas estavam em consonância com as mudanças dos saberes elementares matemáticos, ocasionadas pela vaga pedagógica do Movimento da Matemática Moderna (MMM). Além disso, o curso foi essencialmente marcado pelo dilema entre formação propedêutica (representado pela oferta de conteúdos de cultura matemática) e formação profissional.
id UFSC_36057c20e729e7f198d528aaf10a41a9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/200926
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Saber profissional do professor que ensina matemática: o caso do CFPEN (1966 a 1971)História da Educação MatemáticaSaberes pedagógicosFormação de professores.Este trabalho buscou indícios para caracterizar os saberes matemáticos necessários ao professor posto nos programas do Curso de Formação dos Professores para o Ensino Normal (CFPEN) no período de 1966 a 1971, encontrados nos arquivos do Centro de Memória da Educação Brasileira (CMEB). Utilizamos como fonte uma literatura cinzentaii escolar, um instrumento eficaz para os estudos da História da Educação Matemática. Quanto à abordagem teórico-metodológica, a pesquisa configura-se como de natureza histórica, a partir de elementos vindos da história cultural. Os resultados encontrados apontam que os saberes matemáticos propostos nos programas estavam em consonância com as mudanças dos saberes elementares matemáticos, ocasionadas pela vaga pedagógica do Movimento da Matemática Moderna (MMM). Além disso, o curso foi essencialmente marcado pelo dilema entre formação propedêutica (representado pela oferta de conteúdos de cultura matemática) e formação profissional.2019-09-30T18:54:30Z2019-09-30T18:54:30Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFRANÇA, D. M.. Saber profissional do professor que ensina matemática: o caso do CFPEN (1966 a 1971). REVISTA COCAR (ONLINE), v. 6, p. 189-207, 2019.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200926França, Denise Medina de Almeidaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-16T15:05:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/200926Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-04-16T15:05:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Saber profissional do professor que ensina matemática: o caso do CFPEN (1966 a 1971)
title Saber profissional do professor que ensina matemática: o caso do CFPEN (1966 a 1971)
spellingShingle Saber profissional do professor que ensina matemática: o caso do CFPEN (1966 a 1971)
França, Denise Medina de Almeida
História da Educação Matemática
Saberes pedagógicos
Formação de professores.
title_short Saber profissional do professor que ensina matemática: o caso do CFPEN (1966 a 1971)
title_full Saber profissional do professor que ensina matemática: o caso do CFPEN (1966 a 1971)
title_fullStr Saber profissional do professor que ensina matemática: o caso do CFPEN (1966 a 1971)
title_full_unstemmed Saber profissional do professor que ensina matemática: o caso do CFPEN (1966 a 1971)
title_sort Saber profissional do professor que ensina matemática: o caso do CFPEN (1966 a 1971)
author França, Denise Medina de Almeida
author_facet França, Denise Medina de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Denise Medina de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
Saberes pedagógicos
Formação de professores.
topic História da Educação Matemática
Saberes pedagógicos
Formação de professores.
description Este trabalho buscou indícios para caracterizar os saberes matemáticos necessários ao professor posto nos programas do Curso de Formação dos Professores para o Ensino Normal (CFPEN) no período de 1966 a 1971, encontrados nos arquivos do Centro de Memória da Educação Brasileira (CMEB). Utilizamos como fonte uma literatura cinzentaii escolar, um instrumento eficaz para os estudos da História da Educação Matemática. Quanto à abordagem teórico-metodológica, a pesquisa configura-se como de natureza histórica, a partir de elementos vindos da história cultural. Os resultados encontrados apontam que os saberes matemáticos propostos nos programas estavam em consonância com as mudanças dos saberes elementares matemáticos, ocasionadas pela vaga pedagógica do Movimento da Matemática Moderna (MMM). Além disso, o curso foi essencialmente marcado pelo dilema entre formação propedêutica (representado pela oferta de conteúdos de cultura matemática) e formação profissional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-30T18:54:30Z
2019-09-30T18:54:30Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANÇA, D. M.. Saber profissional do professor que ensina matemática: o caso do CFPEN (1966 a 1971). REVISTA COCAR (ONLINE), v. 6, p. 189-207, 2019.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200926
identifier_str_mv FRANÇA, D. M.. Saber profissional do professor que ensina matemática: o caso do CFPEN (1966 a 1971). REVISTA COCAR (ONLINE), v. 6, p. 189-207, 2019.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651939227893760