Saber profissional do professor que ensina matemática: o caso do CFPEN (1966 a 1971)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200926 |
Resumo: | Este trabalho buscou indícios para caracterizar os saberes matemáticos necessários ao professor posto nos programas do Curso de Formação dos Professores para o Ensino Normal (CFPEN) no período de 1966 a 1971, encontrados nos arquivos do Centro de Memória da Educação Brasileira (CMEB). Utilizamos como fonte uma literatura cinzentaii escolar, um instrumento eficaz para os estudos da História da Educação Matemática. Quanto à abordagem teórico-metodológica, a pesquisa configura-se como de natureza histórica, a partir de elementos vindos da história cultural. Os resultados encontrados apontam que os saberes matemáticos propostos nos programas estavam em consonância com as mudanças dos saberes elementares matemáticos, ocasionadas pela vaga pedagógica do Movimento da Matemática Moderna (MMM). Além disso, o curso foi essencialmente marcado pelo dilema entre formação propedêutica (representado pela oferta de conteúdos de cultura matemática) e formação profissional. |
id |
UFSC_36057c20e729e7f198d528aaf10a41a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/200926 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Saber profissional do professor que ensina matemática: o caso do CFPEN (1966 a 1971)História da Educação MatemáticaSaberes pedagógicosFormação de professores.Este trabalho buscou indícios para caracterizar os saberes matemáticos necessários ao professor posto nos programas do Curso de Formação dos Professores para o Ensino Normal (CFPEN) no período de 1966 a 1971, encontrados nos arquivos do Centro de Memória da Educação Brasileira (CMEB). Utilizamos como fonte uma literatura cinzentaii escolar, um instrumento eficaz para os estudos da História da Educação Matemática. Quanto à abordagem teórico-metodológica, a pesquisa configura-se como de natureza histórica, a partir de elementos vindos da história cultural. Os resultados encontrados apontam que os saberes matemáticos propostos nos programas estavam em consonância com as mudanças dos saberes elementares matemáticos, ocasionadas pela vaga pedagógica do Movimento da Matemática Moderna (MMM). Além disso, o curso foi essencialmente marcado pelo dilema entre formação propedêutica (representado pela oferta de conteúdos de cultura matemática) e formação profissional.2019-09-30T18:54:30Z2019-09-30T18:54:30Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFRANÇA, D. M.. Saber profissional do professor que ensina matemática: o caso do CFPEN (1966 a 1971). REVISTA COCAR (ONLINE), v. 6, p. 189-207, 2019.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200926França, Denise Medina de Almeidaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-16T15:05:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/200926Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-04-16T15:05:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saber profissional do professor que ensina matemática: o caso do CFPEN (1966 a 1971) |
title |
Saber profissional do professor que ensina matemática: o caso do CFPEN (1966 a 1971) |
spellingShingle |
Saber profissional do professor que ensina matemática: o caso do CFPEN (1966 a 1971) França, Denise Medina de Almeida História da Educação Matemática Saberes pedagógicos Formação de professores. |
title_short |
Saber profissional do professor que ensina matemática: o caso do CFPEN (1966 a 1971) |
title_full |
Saber profissional do professor que ensina matemática: o caso do CFPEN (1966 a 1971) |
title_fullStr |
Saber profissional do professor que ensina matemática: o caso do CFPEN (1966 a 1971) |
title_full_unstemmed |
Saber profissional do professor que ensina matemática: o caso do CFPEN (1966 a 1971) |
title_sort |
Saber profissional do professor que ensina matemática: o caso do CFPEN (1966 a 1971) |
author |
França, Denise Medina de Almeida |
author_facet |
França, Denise Medina de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
França, Denise Medina de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Matemática Saberes pedagógicos Formação de professores. |
topic |
História da Educação Matemática Saberes pedagógicos Formação de professores. |
description |
Este trabalho buscou indícios para caracterizar os saberes matemáticos necessários ao professor posto nos programas do Curso de Formação dos Professores para o Ensino Normal (CFPEN) no período de 1966 a 1971, encontrados nos arquivos do Centro de Memória da Educação Brasileira (CMEB). Utilizamos como fonte uma literatura cinzentaii escolar, um instrumento eficaz para os estudos da História da Educação Matemática. Quanto à abordagem teórico-metodológica, a pesquisa configura-se como de natureza histórica, a partir de elementos vindos da história cultural. Os resultados encontrados apontam que os saberes matemáticos propostos nos programas estavam em consonância com as mudanças dos saberes elementares matemáticos, ocasionadas pela vaga pedagógica do Movimento da Matemática Moderna (MMM). Além disso, o curso foi essencialmente marcado pelo dilema entre formação propedêutica (representado pela oferta de conteúdos de cultura matemática) e formação profissional. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-30T18:54:30Z 2019-09-30T18:54:30Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FRANÇA, D. M.. Saber profissional do professor que ensina matemática: o caso do CFPEN (1966 a 1971). REVISTA COCAR (ONLINE), v. 6, p. 189-207, 2019. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200926 |
identifier_str_mv |
FRANÇA, D. M.. Saber profissional do professor que ensina matemática: o caso do CFPEN (1966 a 1971). REVISTA COCAR (ONLINE), v. 6, p. 189-207, 2019. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200926 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651939227893760 |