A Pesquisa sobre História do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: Interrogações Metodológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209268 |
Resumo: | Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/933 |
id |
UFSC_c636068b0d72f697ce0a96b7009e13a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/209268 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A Pesquisa sobre História do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: Interrogações MetodológicasSaber profissionalMatemáticaEnsinoHistória da MatemáticaFormação de professoresDisponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/933Neste artigo apresentamos alguns resultados de pesquisa que vêm sendo obtidos com o desenvolvimento de projeto amplo de investigação sobre o saber profissional do professor que ensina matemática. Em específico, iremos nos concentrar sobre as discussões metodológicas que estão presentes no cotidiano das pesquisas que integram o projeto. Assim, as sistematizações que estão sendo realizadas a partir dos diferentes caminhos trilhados pelos pesquisadores integrantes do projeto, na investigação do saber profissional do professor que ensina matemática, estão reunidas neste texto. Em forma de etapas de um processo metodológico, analisam-se, inicialmente,as passagens da coleta de informações, tendo em conta as experiências docentes; num segundo momento, o tratam-se dos conhecimentos organizados por meio dessas experiências e, por fim, explicita-se a etapa de transformação dos conhecimentos em saberes. Na caracterização dos saberes, são mobilizadas duas categorias: a matemática a ensinar e a matemática para ensinar. A partir dessas duas matemáticas, estabelecem-se relaçõesentre elas de modo a poder-se construir teoricamente o objeto identificado como saber profissional do professor que ensina matemática.Paradigma2020-07-06T12:15:33Z2020-07-06T12:15:33Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVALENTE, Wagner Rodrigues. A Pesquisa sobre História do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: Interrogações Metodológicas. PARADIGMA, v. 41, p. 900-911, 2020.1011-2251https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209268Valente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-06T12:15:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/209268Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-07-06T12:15:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Pesquisa sobre História do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: Interrogações Metodológicas |
title |
A Pesquisa sobre História do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: Interrogações Metodológicas |
spellingShingle |
A Pesquisa sobre História do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: Interrogações Metodológicas Valente, Wagner Rodrigues Saber profissional Matemática Ensino História da Matemática Formação de professores |
title_short |
A Pesquisa sobre História do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: Interrogações Metodológicas |
title_full |
A Pesquisa sobre História do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: Interrogações Metodológicas |
title_fullStr |
A Pesquisa sobre História do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: Interrogações Metodológicas |
title_full_unstemmed |
A Pesquisa sobre História do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: Interrogações Metodológicas |
title_sort |
A Pesquisa sobre História do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: Interrogações Metodológicas |
author |
Valente, Wagner Rodrigues |
author_facet |
Valente, Wagner Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Wagner Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saber profissional Matemática Ensino História da Matemática Formação de professores |
topic |
Saber profissional Matemática Ensino História da Matemática Formação de professores |
description |
Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/933 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-06T12:15:33Z 2020-07-06T12:15:33Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VALENTE, Wagner Rodrigues. A Pesquisa sobre História do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: Interrogações Metodológicas. PARADIGMA, v. 41, p. 900-911, 2020. 1011-2251 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209268 |
identifier_str_mv |
VALENTE, Wagner Rodrigues. A Pesquisa sobre História do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: Interrogações Metodológicas. PARADIGMA, v. 41, p. 900-911, 2020. 1011-2251 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Paradigma |
publisher.none.fl_str_mv |
Paradigma |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652119301947392 |