A Pesquisa sobre História do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: Interrogações Metodológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209268
Resumo: Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/933
id UFSC_c636068b0d72f697ce0a96b7009e13a0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/209268
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A Pesquisa sobre História do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: Interrogações MetodológicasSaber profissionalMatemáticaEnsinoHistória da MatemáticaFormação de professoresDisponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/933Neste artigo apresentamos alguns resultados de pesquisa que vêm sendo obtidos com o desenvolvimento de projeto amplo de investigação sobre o saber profissional do professor que ensina matemática. Em específico, iremos nos concentrar sobre as discussões metodológicas que estão presentes no cotidiano das pesquisas que integram o projeto. Assim, as sistematizações que estão sendo realizadas a partir dos diferentes caminhos trilhados pelos pesquisadores integrantes do projeto, na investigação do saber profissional do professor que ensina matemática, estão reunidas neste texto. Em forma de etapas de um processo metodológico, analisam-se, inicialmente,as passagens da coleta de informações, tendo em conta as experiências docentes; num segundo momento, o tratam-se dos conhecimentos organizados por meio dessas experiências e, por fim, explicita-se a etapa de transformação dos conhecimentos em saberes. Na caracterização dos saberes, são mobilizadas duas categorias: a matemática a ensinar e a matemática para ensinar. A partir dessas duas matemáticas, estabelecem-se relaçõesentre elas de modo a poder-se construir teoricamente o objeto identificado como saber profissional do professor que ensina matemática.Paradigma2020-07-06T12:15:33Z2020-07-06T12:15:33Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVALENTE, Wagner Rodrigues. A Pesquisa sobre História do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: Interrogações Metodológicas. PARADIGMA, v. 41, p. 900-911, 2020.1011-2251https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209268Valente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-06T12:15:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/209268Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-07-06T12:15:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Pesquisa sobre História do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: Interrogações Metodológicas
title A Pesquisa sobre História do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: Interrogações Metodológicas
spellingShingle A Pesquisa sobre História do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: Interrogações Metodológicas
Valente, Wagner Rodrigues
Saber profissional
Matemática
Ensino
História da Matemática
Formação de professores
title_short A Pesquisa sobre História do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: Interrogações Metodológicas
title_full A Pesquisa sobre História do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: Interrogações Metodológicas
title_fullStr A Pesquisa sobre História do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: Interrogações Metodológicas
title_full_unstemmed A Pesquisa sobre História do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: Interrogações Metodológicas
title_sort A Pesquisa sobre História do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: Interrogações Metodológicas
author Valente, Wagner Rodrigues
author_facet Valente, Wagner Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Saber profissional
Matemática
Ensino
História da Matemática
Formação de professores
topic Saber profissional
Matemática
Ensino
História da Matemática
Formação de professores
description Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/933
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-06T12:15:33Z
2020-07-06T12:15:33Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VALENTE, Wagner Rodrigues. A Pesquisa sobre História do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: Interrogações Metodológicas. PARADIGMA, v. 41, p. 900-911, 2020.
1011-2251
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209268
identifier_str_mv VALENTE, Wagner Rodrigues. A Pesquisa sobre História do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: Interrogações Metodológicas. PARADIGMA, v. 41, p. 900-911, 2020.
1011-2251
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Paradigma
publisher.none.fl_str_mv Paradigma
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652119301947392