Da escola do ensino para a escola do cuidado: aproximações e reflexões ao Programa Mais Educação/ MEC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196291 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_363576fca834ec9fe4418573fd6b5c89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196291 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Da escola do ensino para a escola do cuidado: aproximações e reflexões ao Programa Mais Educação/ MECEducaçãoescolaeducação integralPrograma Mais EducaçãoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Esta pesquisa constitui o Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, em que buscamos compreender como se constitui e caracteriza o Programa Mais Educação, instituído pela portaria nº17 de 24 de abril de 2007 pelo Ministério da Educação juntamente com outros ministérios objetivando a ampliação de tempos e espaços das escolas brasileiras. Analisamos a referida portaria e um dos três cadernos do Programa Mais Educação, Texto Referencia para o Debate Nacional. Por nosso trabalho firmar-se numa perspectiva materialista histórico e dialética lançamos mão de alguns autores como Lukács a fim de compreendermos a educação enquanto complexo social, Manacorda contribui no entendimento sobre a unilateralidade e omnilateralidade na obra de Marx. Charlot nos oferece elementos para entender a função social da escola. Giolo contempla aspectos históricos da escola de Educação Integral no Brasil durante o século XX; Shiroma, Moraes e Evangelista abordam a constituição das políticas públicas sociais e Mészáros lança elementos para inferirmos sobre as estratégias reformistas do Estado sob a erige do Capital.Florianópolis, SCTorriglia, Patrícia LauraUniversidade Federal de Santa CatarinaBernardes, Ismael Andrada2019-05-29T12:49:29Z2019-05-29T12:49:29Z2014-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis60 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196291porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T12:49:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196291Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-29T12:49:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da escola do ensino para a escola do cuidado: aproximações e reflexões ao Programa Mais Educação/ MEC |
title |
Da escola do ensino para a escola do cuidado: aproximações e reflexões ao Programa Mais Educação/ MEC |
spellingShingle |
Da escola do ensino para a escola do cuidado: aproximações e reflexões ao Programa Mais Educação/ MEC Bernardes, Ismael Andrada Educação escola educação integral Programa Mais Educação |
title_short |
Da escola do ensino para a escola do cuidado: aproximações e reflexões ao Programa Mais Educação/ MEC |
title_full |
Da escola do ensino para a escola do cuidado: aproximações e reflexões ao Programa Mais Educação/ MEC |
title_fullStr |
Da escola do ensino para a escola do cuidado: aproximações e reflexões ao Programa Mais Educação/ MEC |
title_full_unstemmed |
Da escola do ensino para a escola do cuidado: aproximações e reflexões ao Programa Mais Educação/ MEC |
title_sort |
Da escola do ensino para a escola do cuidado: aproximações e reflexões ao Programa Mais Educação/ MEC |
author |
Bernardes, Ismael Andrada |
author_facet |
Bernardes, Ismael Andrada |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Torriglia, Patrícia Laura Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardes, Ismael Andrada |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação escola educação integral Programa Mais Educação |
topic |
Educação escola educação integral Programa Mais Educação |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-02 2019-05-29T12:49:29Z 2019-05-29T12:49:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196291 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
60 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651919022882816 |