Da escola do ensino para a escola do cuidado: aproximações e reflexões ao Programa Mais Educação/ MEC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, Ismael Andrada
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196291
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_363576fca834ec9fe4418573fd6b5c89
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196291
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Da escola do ensino para a escola do cuidado: aproximações e reflexões ao Programa Mais Educação/ MECEducaçãoescolaeducação integralPrograma Mais EducaçãoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Esta pesquisa constitui o Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, em que buscamos compreender como se constitui e caracteriza o Programa Mais Educação, instituído pela portaria nº17 de 24 de abril de 2007 pelo Ministério da Educação juntamente com outros ministérios objetivando a ampliação de tempos e espaços das escolas brasileiras. Analisamos a referida portaria e um dos três cadernos do Programa Mais Educação, Texto Referencia para o Debate Nacional. Por nosso trabalho firmar-se numa perspectiva materialista histórico e dialética lançamos mão de alguns autores como Lukács a fim de compreendermos a educação enquanto complexo social, Manacorda contribui no entendimento sobre a unilateralidade e omnilateralidade na obra de Marx. Charlot nos oferece elementos para entender a função social da escola. Giolo contempla aspectos históricos da escola de Educação Integral no Brasil durante o século XX; Shiroma, Moraes e Evangelista abordam a constituição das políticas públicas sociais e Mészáros lança elementos para inferirmos sobre as estratégias reformistas do Estado sob a erige do Capital.Florianópolis, SCTorriglia, Patrícia LauraUniversidade Federal de Santa CatarinaBernardes, Ismael Andrada2019-05-29T12:49:29Z2019-05-29T12:49:29Z2014-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis60 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196291porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T12:49:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196291Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-29T12:49:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Da escola do ensino para a escola do cuidado: aproximações e reflexões ao Programa Mais Educação/ MEC
title Da escola do ensino para a escola do cuidado: aproximações e reflexões ao Programa Mais Educação/ MEC
spellingShingle Da escola do ensino para a escola do cuidado: aproximações e reflexões ao Programa Mais Educação/ MEC
Bernardes, Ismael Andrada
Educação
escola
educação integral
Programa Mais Educação
title_short Da escola do ensino para a escola do cuidado: aproximações e reflexões ao Programa Mais Educação/ MEC
title_full Da escola do ensino para a escola do cuidado: aproximações e reflexões ao Programa Mais Educação/ MEC
title_fullStr Da escola do ensino para a escola do cuidado: aproximações e reflexões ao Programa Mais Educação/ MEC
title_full_unstemmed Da escola do ensino para a escola do cuidado: aproximações e reflexões ao Programa Mais Educação/ MEC
title_sort Da escola do ensino para a escola do cuidado: aproximações e reflexões ao Programa Mais Educação/ MEC
author Bernardes, Ismael Andrada
author_facet Bernardes, Ismael Andrada
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Torriglia, Patrícia Laura
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardes, Ismael Andrada
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
escola
educação integral
Programa Mais Educação
topic Educação
escola
educação integral
Programa Mais Educação
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-02
2019-05-29T12:49:29Z
2019-05-29T12:49:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196291
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 60 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651919022882816