GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE INFORMÁTICA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Natume, Rosane Yoshida
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Oréfice, Eduardo Henrique, Trentini, Alice Bianchi, Oliveira, Taiane Vasconcelos De
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/32844
Resumo: A geração de resíduos sólidos no Brasil e no mundo tem se tornado uma preocupação crescente pelos impactos não só ambientais, mas sociais, econômicos e culturais incutidos. E neste estudo, trataremos com maior foco os resíduos eletrônicos de informática, pois são fruto da revolução tecnológica dos últimos anos, que produziu inúmeros equipamentos em larga escala com variadas utilidades propiciando um aumento na quantidade e diversidade de equipamentos eletro eletrônicos e conseqüentemente nos resíduos gerados. Além de ser um dos resíduos de maior crescimento no mundo, sua diversidade e periculosidade chamam a atenção para a necessidade de mecanismos de controle e políticas públicas que melhor determinem o papel, não só dos geradores, mas de toda a sociedade no destino correto desses resíduos. O objetivo deste trabalho é trazer o papel das universidades públicas no gerenciamento dos resíduos de informática bem como a realidade atual em que nos encontramos. É uma pesquisa que se encontra em desenvolvimento, mas que já podemos ter um diagnóstico de necessidade de melhor gerenciamento, pois já existe toda uma legislação que rege e direciona as universidades no destino correto dos resíduos de informática.
id UFSC_36a7aa3880aa19853276aaf07533df19
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/32844
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE INFORMÁTICA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO BRASILA geração de resíduos sólidos no Brasil e no mundo tem se tornado uma preocupação crescente pelos impactos não só ambientais, mas sociais, econômicos e culturais incutidos. E neste estudo, trataremos com maior foco os resíduos eletrônicos de informática, pois são fruto da revolução tecnológica dos últimos anos, que produziu inúmeros equipamentos em larga escala com variadas utilidades propiciando um aumento na quantidade e diversidade de equipamentos eletro eletrônicos e conseqüentemente nos resíduos gerados. Além de ser um dos resíduos de maior crescimento no mundo, sua diversidade e periculosidade chamam a atenção para a necessidade de mecanismos de controle e políticas públicas que melhor determinem o papel, não só dos geradores, mas de toda a sociedade no destino correto desses resíduos. O objetivo deste trabalho é trazer o papel das universidades públicas no gerenciamento dos resíduos de informática bem como a realidade atual em que nos encontramos. É uma pesquisa que se encontra em desenvolvimento, mas que já podemos ter um diagnóstico de necessidade de melhor gerenciamento, pois já existe toda uma legislação que rege e direciona as universidades no destino correto dos resíduos de informática.2012-09-21T20:34:23Z2012-09-21T20:34:23Z2011-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/32844Natume, Rosane YoshidaOréfice, Eduardo HenriqueTrentini, Alice BianchiOliveira, Taiane Vasconcelos Deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T00:34:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/32844Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T00:34:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE INFORMÁTICA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO BRASIL
title GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE INFORMÁTICA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO BRASIL
spellingShingle GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE INFORMÁTICA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO BRASIL
Natume, Rosane Yoshida
title_short GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE INFORMÁTICA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO BRASIL
title_full GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE INFORMÁTICA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO BRASIL
title_fullStr GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE INFORMÁTICA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO BRASIL
title_full_unstemmed GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE INFORMÁTICA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO BRASIL
title_sort GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE INFORMÁTICA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO BRASIL
author Natume, Rosane Yoshida
author_facet Natume, Rosane Yoshida
Oréfice, Eduardo Henrique
Trentini, Alice Bianchi
Oliveira, Taiane Vasconcelos De
author_role author
author2 Oréfice, Eduardo Henrique
Trentini, Alice Bianchi
Oliveira, Taiane Vasconcelos De
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Natume, Rosane Yoshida
Oréfice, Eduardo Henrique
Trentini, Alice Bianchi
Oliveira, Taiane Vasconcelos De
description A geração de resíduos sólidos no Brasil e no mundo tem se tornado uma preocupação crescente pelos impactos não só ambientais, mas sociais, econômicos e culturais incutidos. E neste estudo, trataremos com maior foco os resíduos eletrônicos de informática, pois são fruto da revolução tecnológica dos últimos anos, que produziu inúmeros equipamentos em larga escala com variadas utilidades propiciando um aumento na quantidade e diversidade de equipamentos eletro eletrônicos e conseqüentemente nos resíduos gerados. Além de ser um dos resíduos de maior crescimento no mundo, sua diversidade e periculosidade chamam a atenção para a necessidade de mecanismos de controle e políticas públicas que melhor determinem o papel, não só dos geradores, mas de toda a sociedade no destino correto desses resíduos. O objetivo deste trabalho é trazer o papel das universidades públicas no gerenciamento dos resíduos de informática bem como a realidade atual em que nos encontramos. É uma pesquisa que se encontra em desenvolvimento, mas que já podemos ter um diagnóstico de necessidade de melhor gerenciamento, pois já existe toda uma legislação que rege e direciona as universidades no destino correto dos resíduos de informática.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-09
2012-09-21T20:34:23Z
2012-09-21T20:34:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/32844
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/32844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652010404184064