Música nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas para os trabalhos em parceria na rede municipal de Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azor, Gislene Natera
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94377
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010
id UFSC_37288b492d8e3563e39c1de5680cb671
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94377
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Música nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas para os trabalhos em parceria na rede municipal de FlorianópolisEducaçãoMusica (Primeiro grau)Ensino fundamentalInfanciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010Considerando a lei 11.769/2008, que estabeleceu a música como conteúdo obrigatório na educação básica, esta pesquisa reflete sobre as perspectivas de trabalhos em parceria entre educador/a musical e professores/as dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Entendendo a escola como um espaço privilegiado para a mediação musical na formação cultural das crianças, o trabalho examina as relações entre Infância e Cultura (Pinto, Kramer, Corsaro), os documentos que protegem o ensino de música nas escolas (Penna, Figueiredo), a importância do brincar na formação musical das crianças (Hortélio, Kishimoto, Brougère, Brito), a relação entre música e mídia (Stangl e Pamponete Filho, Souza) e a perspectiva da mídia-educação (Buckingham, Fantin). Entre as bases conceituais da pesquisa, destaca-se ainda a concepção de projeto de trabalho (Hernández). O trabalho envolveu um estudo de caso nos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, situando as práticas musicais na rede; identificando as possibilidades e as dificuldades enfrentadas pelas professoras dos anos iniciais para realizar práticas musicais; observando uma experiência pedagógico-musical de um professor especialista; e examinando as possibilidades de a escola ser um espaço de mediação musical na formação cultural das crianças, na perspectiva da mídia-educação. O estudo evidenciou que a proposta da RME de Florianópolis é rica e desafiadora. As professoras dos anos iniciais mostraram sentir dificuldade em incluir a música em seus planejamentos e afirmaram sentir necessidade de realizar cursos de formação musical para ampliar e qualificar suas práticas musicais e suas possibilidades de mediações significativas à música popular massiva no cotidiano infantil. Já o professor especialista em música evidenciou a necessidade de uma formação teórica que contemple os conhecimentos do desenvolvimento humano de forma ampla, incluindo as dimensões cognitivas e corporais. Concluiu-se que para a escola se tornar um espaço de mediação musical na formação cultural das crianças de forma significativa, crítica e sensível são necessários investimentos em espaço, tempo, orientação e formação, incluindo a introdução de uma abordagem mídia-educativa para todos os educadores/as. Especificamente com relação à RME de Florianópolis, sugere-se que a rede oriente e possibilite experiências de trabalhos em parceria ou cooperativos entre educador/a musical e professores/as dos anos iniciais, enriquecendo ainda mais a presença da música nessa faixa do ensino fundamental.Girardello, Gilka Elvira PonziUniversidade Federal de Santa CatarinaAzor, Gislene Natera2012-10-25T09:15:36Z2012-10-25T09:15:36Z2012-10-25T09:15:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis286 p.| il.application/pdf283575http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94377porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T18:15:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94377Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T18:15:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Música nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas para os trabalhos em parceria na rede municipal de Florianópolis
title Música nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas para os trabalhos em parceria na rede municipal de Florianópolis
spellingShingle Música nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas para os trabalhos em parceria na rede municipal de Florianópolis
Azor, Gislene Natera
Educação
Musica (Primeiro grau)
Ensino fundamental
Infancia
title_short Música nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas para os trabalhos em parceria na rede municipal de Florianópolis
title_full Música nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas para os trabalhos em parceria na rede municipal de Florianópolis
title_fullStr Música nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas para os trabalhos em parceria na rede municipal de Florianópolis
title_full_unstemmed Música nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas para os trabalhos em parceria na rede municipal de Florianópolis
title_sort Música nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas para os trabalhos em parceria na rede municipal de Florianópolis
author Azor, Gislene Natera
author_facet Azor, Gislene Natera
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Girardello, Gilka Elvira Ponzi
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Azor, Gislene Natera
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Musica (Primeiro grau)
Ensino fundamental
Infancia
topic Educação
Musica (Primeiro grau)
Ensino fundamental
Infancia
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-25T09:15:36Z
2012-10-25T09:15:36Z
2012-10-25T09:15:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 283575
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94377
identifier_str_mv 283575
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 286 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652276335640576