Tutoria na Educação a Distância: Um Estudo Sobre a Função Pedagógica do Tutor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Angélica Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200418
Resumo: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
id UFSC_37cdb864c9faa2e1c8b59fd6ec7206fc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/200418
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Tutoria na Educação a Distância: Um Estudo Sobre a Função Pedagógica do TutorEducação a DistânciaSaberes DocentesTutorMediação pedagógicaFormação Inicial de ProfessoresTCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a DistânciaEste estudo tem como objetivo analisar o papel atribuído ao professor-tutor de EaD na construção da aprendizagem do aluno. A ideia sobre este trabalho originou-se a partir da experiência com a modalidade a distância. Esta investigação embasa-se pela análise interpretativa, qualitativa, descritiva e subjetiva, alinhada aos conceitos expressos e fundamentados em importantes autores que estudam a temática, como Belloni (2006), Litwin (2001), Maia (2007), Mattar (2012) e O’rourke (2003), entre outros. Do ponto de vista metodológico, o estudo compõe-se das seguintes fases: Constituição do referencial teóricometodológico da pesquisa, através de uma explanação sobre a Educação a Distância, elementos de relevada importância na formação de professores e profissionais. A abordagem metodológica abrangerá a revisão bibliográfica, coleta de dados através da análise realizada em pesquisas de mestrado, em repositórios de cursos de especialização para identificação da produção científica em EaD, com foco no papel do tutor; descrição e categorização dos dados levantados e, análise e interpretação dos resultados obtidos realizados à luz das abordagens e do referencial teórico da pesquisa. Como resultados foi possível depreender acerca do papel do professor-tutor em um curso de graduação a distância, características deste profissional, seu impacto sobre os alunos, competências necessárias para o exercício da profissão, formas de avaliação, desafios e possíveis soluções.This study aims to analyse the pedagogical mediation attributed to the EaD teacher-instigator in the interaction with the student. The idea about this work originated from the experience with the distance learning modality. This research is based on the interpretative, qualitative, descriptive and subjective analysis, aligned with the concepts expressed and based on important authors who study the topic, such as Belloni (2006), Litwin (2001), Maia (2007), Mattar (2012) and O'rourke (2003), among others. Thus, we propose to analyse the role assigned to the EaD teacher-instigator in the process of learning construction and the new pedagogical practices in initial training. From the methodological point of view, the study consists of the following phases: Constitution of the theoretical-methodological framework of the research, through an explanation on Distance Education, elements of highlighted importance in the training of teachers and professionals. The methodological approach will cover the literature review, data collection to identify the scientific production in EaD, focusing on the role of the tutor; description and categorization of the data raised and analysis and interpretation of the results obtained in the light of the approaches and the theoretical framework of the research. As results it was possible to understand about the role of the teacher/guardian in a distance learning course, characteristics of this professional, its impact on students, skills necessary for the exercise of the profession, forms of assessment, challenges and possible solutions.Florianópolis, SCVolcão, Cristiane LazarottoUniversidade Federal de Santa CatarinaMartins, Angélica Pereira2019-09-06T14:38:20Z2019-09-06T14:38:20Z2019-08-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200418porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-06T14:38:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/200418Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-09-06T14:38:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tutoria na Educação a Distância: Um Estudo Sobre a Função Pedagógica do Tutor
title Tutoria na Educação a Distância: Um Estudo Sobre a Função Pedagógica do Tutor
spellingShingle Tutoria na Educação a Distância: Um Estudo Sobre a Função Pedagógica do Tutor
Martins, Angélica Pereira
Educação a Distância
Saberes Docentes
Tutor
Mediação pedagógica
Formação Inicial de Professores
title_short Tutoria na Educação a Distância: Um Estudo Sobre a Função Pedagógica do Tutor
title_full Tutoria na Educação a Distância: Um Estudo Sobre a Função Pedagógica do Tutor
title_fullStr Tutoria na Educação a Distância: Um Estudo Sobre a Função Pedagógica do Tutor
title_full_unstemmed Tutoria na Educação a Distância: Um Estudo Sobre a Função Pedagógica do Tutor
title_sort Tutoria na Educação a Distância: Um Estudo Sobre a Função Pedagógica do Tutor
author Martins, Angélica Pereira
author_facet Martins, Angélica Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Volcão, Cristiane Lazarotto
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Angélica Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância
Saberes Docentes
Tutor
Mediação pedagógica
Formação Inicial de Professores
topic Educação a Distância
Saberes Docentes
Tutor
Mediação pedagógica
Formação Inicial de Professores
description TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-06T14:38:20Z
2019-09-06T14:38:20Z
2019-08-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200418
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652392334360576