Ensino da Matemática em uma Unidade Prisional: Possibilidades e Limitações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mafra, Ana Maria
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243711
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Matemática.
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spelling Ensino da Matemática em uma Unidade Prisional: Possibilidades e LimitaçõesEducação Matemática; Sistema Prisional; RessocializaçãoMathematics Education; Prison System; ResocializationTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Matemática.Apesar da garantia do direito à educação no Sistema Prisional Brasileiro, há inúmeros desafios e negligências que rodeiam este ambiente. A partir de um levantamento bibliográfico, notou-se a falta de pesquisas de Educação Matemática no contexto dos sistemas prisionais, evidenciando-se a necessidade de mais investigações com essa temática. Neste trabalho analisou-se indícios do Processo de Ensino da Matemática em uma Penitenciária Industrial na busca pela ressocialização da pessoa privada de liberdade. Para alcançar o objetivo, utilizou-se a abordagem metodológica Estudo de Caso, aplicando entrevistas e questionários com um professor de Matemática, um aluno- detento e o coordenador de ensino da penitenciária selecionada. Os dados coletados foram analisados através da modalidade Análise de Conteúdo, para a qual delimitou-se quatro categorias de análises. Verificou-se, diante deste cenário, possibilidades e limitações às aulas de matemática para a ressocialização, em que encontram-se nas metodologias, dinâmicas das aulas e recursos didáticos. Sendo assim, sugere-se a futuros estudos a proposta de materiais didáticos adaptados à realidade do Sistema Prisional, assim como a delimitação de sequências didáticas com enfoque na emancipação e autonomia do detento, garantindo a ressocialização e impedindo a reincidência.Despite the guarantee of the right to education in the Brazilian Prison System, there are numerous challenges and negligence that surround this environment. From a bibliographic survey, it was noted the lack of research on Mathematics Education in the context of prison systems, highlighting the need for further investigations with this theme. In this work, evidence of the Mathematics Teaching Process in an Industrial Penitentiary was analyzed in the search for the resocialization of the person deprived of freedom. To achieve the objective, the Case Study methodological approach was used, applying interviews and questionnaires with a Mathematics teacher, a student-inmate and the teaching coordinator of the selected penitentiary. The collected data were analyzed through the Content Analysis modality, for which four categories of analysis were delimited. It was found, in this scenario, possibilities and limitations to mathematics classes for resocialization, which are found in methodologies, class dynamics and didactic resources. Therefore, it is suggested for future studies the proposal of teaching materials adapted to the reality of the Prison System, as well as the delimitation of didactic sequences with a focus on the emancipation and autonomy of the detainee, guaranteeing resocialization and preventing recidivism.Blumenau, SC.Gereti, Laís Cristina VielOrlandi, RenataUniversidade Federal de Santa Catarina.Mafra, Ana Maria2022-12-30T18:38:28Z2022-12-30T18:38:28Z2022-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis58application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243711Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-12-30T18:38:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243711Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-30T18:38:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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