Gestão de um curso em enfermagem de um centro universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Kassiane
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226820
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2021.
id UFSC_37f62c93eec4e98ef7fb46b57796b4f7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/226820
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Gestão de um curso em enfermagem de um centro universitárioEnfermagemEducação em enfermagemEnsino superiorEnsino superiorCursos de graduaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2021.A formação de nível superior é importante na valorização do indivíduo em seu meio cultural, social e intelectual, assim permitindo que se transformem em profissionais capazes de ajustarem-se conscientemente seus lugares na sociedade, exigindo dessa forma empenho das universidades em prestar ensino de qualidade, bem como professores competentes com domínio nas áreas de conhecimento específico. A universidade, como instituição educativa, deve exercitar o pensamento crítico, que se sustenta na pesquisa, no ensino e na extensão, estimulando o estudante à curiosidade pelo desconhecido, instigá-lo a procurar respostas e ter iniciativa para o processo de ensino aprendizagem. No âmbito universitário, a gestão permeia atividades administrativas, acadêmicas, pedagógicas e institucionais sendo a interação de todos esses elementos desenvolvidos por meio do diálogo, discussão, estratégias, planejamento, negociações, deliberações e compartilhadas através de pessoas para atingir os objetivos de uma organização de forma eficiente e eficaz. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo conhecer o processo de gestão de um Curso de graduação em enfermagem de um Centro Universitário privado na Região Sul do Brasil. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, com estratégia metodológica de estudo de caso, que irá buscar evidenciar o contexto de gestão do ensino de um Curso de graduação em enfermagem de Centro Universitário. O estudo seguiu o referencial metodológico de Robert K. Yin. O local de estudo foi uma instituição privada, localizada no Sul de Santa Catarina, mas especificamente o Curso de graduação em enfermagem desta instituição. A instituição de ensino superior resulta de ações sistematizadas desde 1960 no Sul Catarinense subsidiando seu desenvolvimento e atual credenciamento como Centro Universitário e teve a aprovação do curso de enfermagem deu-se no ano de 2005 e iniciou sua primeira turma em 2006. Os participantes do estudo foram membros que constituem o curso de graduação em enfermagem, entre eles: 01 coordenador, 01 Pró reitor de Ensino, 01 Pró Reitor de Pesquisa e Extensão, 05 professores e 04 alunos que cursam a graduação em enfermagem no momento. A coleta de dados foi realizada no ano de 2020. Para o levantamento de dados foram utilizadas a pesquisa documental sendo elas: atas e documentos que regem o curso e entrevista individual com os participantes da pesquisa: gestores, professores e alunos. Foram utilizadas como estratégia analítica as proposições teóricas e o desenvolvimento da descrição do caso que tem como objetivo explicar um fenômeno, estipulando um conjunto de elos causais sobre ele. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Santa Catarina. Concluiu-se que a gestão da instituição deste estudo busca formar enfermeiros capacitados para o mercado de trabalho. Percebe-se que gerenciar a instituição de ensino é um desafio diário, facilidades e dificuldades são encontradas, como união dos gestores e recursos financeiros.Abstract: Higher education is extremely important in valuing the individual in your, social and intellectual environment, thus allowing them to become professionals capable of consciously adjusting their places in society, thus requiring the efforts of universities to provide quality education. , as well as competent teachers with mastery of specific knowledge areas. The university, as an educational institution, must exercise critical thinking, which is based on research, teaching and extension, encouraging students to be curious about the unknown, instigating them to seek answers and to have initiative. Therefore, higher education institutions are complex organizations that need competent management, as the current challenges are enormous and the demands of the job market in the search for qualified professionals are growing and challenging worldwide. At the university level, management permeates activities of an administrative, academic, pedagogical and institutional nature, with the interaction of all these elements developed through dialogue, discussion, strategies, planning, negotiations and deliberations and shared so that people can achieve the goals of an organization efficiently and effectively. Thus, the present study aimed to understand how the management process of an undergraduate nursing course at a private University Center in the South of Brazil occurs. This is a study with a qualitative approach, with a methodological case study strategy, which will seek to highlight the context of teaching management in a nursing undergraduate course at a community institution. The study followed Robert K. Yin's methodological framework. The place of study was a private institution, located in the south of Santa Catarina, but specifically the undergraduate nursing course at this institution. The institution of higher education, results from systematic actions since 1960 in the South of Santa Catarina subsidizing its development and current accreditation as a University Center and had the approval of the nursing course in 2005 and started its first class in 2006. The study participants were members who make up the undergraduate nursing course, including: 01 coordinator, 01 Pro rector of Education, 01 Pro Rector of Research and Extension, 05 teachers and 04 students who are currently undergraduate in nursing. Data collection was carried out in the year 2020. For data collection, documentary research was used, which are: minutes and documents that govern the course and individual interviews with the research participants: managers, teachers and students. Theoretical propositions and the development of the case description were used as an analytical strategy to explain a phenomenon, stipulating a set of causal links about it. The study was approved by the Human Research Ethics Committee of the Federal University of Santa Catarina. It was concluded that the management of the institution in this study seeks to train nurses trained for the job market. It is perceived that managing the educational institution is a daily challenge, facilities and difficulties are encountered, such as the union of managers and financial resources.Erdmann, Alacoque LorenziniUniversidade Federal de Santa CatarinaDutra, Kassiane2021-08-23T14:03:33Z2021-08-23T14:03:33Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis76 p.| il., tabs.application/pdf372218https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226820porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T14:03:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/226820Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:03:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de um curso em enfermagem de um centro universitário
title Gestão de um curso em enfermagem de um centro universitário
spellingShingle Gestão de um curso em enfermagem de um centro universitário
Dutra, Kassiane
Enfermagem
Educação em enfermagem
Ensino superior
Ensino superior
Cursos de graduação
title_short Gestão de um curso em enfermagem de um centro universitário
title_full Gestão de um curso em enfermagem de um centro universitário
title_fullStr Gestão de um curso em enfermagem de um centro universitário
title_full_unstemmed Gestão de um curso em enfermagem de um centro universitário
title_sort Gestão de um curso em enfermagem de um centro universitário
author Dutra, Kassiane
author_facet Dutra, Kassiane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Erdmann, Alacoque Lorenzini
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Kassiane
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação em enfermagem
Ensino superior
Ensino superior
Cursos de graduação
topic Enfermagem
Educação em enfermagem
Ensino superior
Ensino superior
Cursos de graduação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-23T14:03:33Z
2021-08-23T14:03:33Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 372218
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226820
identifier_str_mv 372218
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 76 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652139798462465