Gestão de um curso em enfermagem de um centro universitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226820 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2021. |
id |
UFSC_37f62c93eec4e98ef7fb46b57796b4f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/226820 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Gestão de um curso em enfermagem de um centro universitárioEnfermagemEducação em enfermagemEnsino superiorEnsino superiorCursos de graduaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2021.A formação de nível superior é importante na valorização do indivíduo em seu meio cultural, social e intelectual, assim permitindo que se transformem em profissionais capazes de ajustarem-se conscientemente seus lugares na sociedade, exigindo dessa forma empenho das universidades em prestar ensino de qualidade, bem como professores competentes com domínio nas áreas de conhecimento específico. A universidade, como instituição educativa, deve exercitar o pensamento crítico, que se sustenta na pesquisa, no ensino e na extensão, estimulando o estudante à curiosidade pelo desconhecido, instigá-lo a procurar respostas e ter iniciativa para o processo de ensino aprendizagem. No âmbito universitário, a gestão permeia atividades administrativas, acadêmicas, pedagógicas e institucionais sendo a interação de todos esses elementos desenvolvidos por meio do diálogo, discussão, estratégias, planejamento, negociações, deliberações e compartilhadas através de pessoas para atingir os objetivos de uma organização de forma eficiente e eficaz. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo conhecer o processo de gestão de um Curso de graduação em enfermagem de um Centro Universitário privado na Região Sul do Brasil. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, com estratégia metodológica de estudo de caso, que irá buscar evidenciar o contexto de gestão do ensino de um Curso de graduação em enfermagem de Centro Universitário. O estudo seguiu o referencial metodológico de Robert K. Yin. O local de estudo foi uma instituição privada, localizada no Sul de Santa Catarina, mas especificamente o Curso de graduação em enfermagem desta instituição. A instituição de ensino superior resulta de ações sistematizadas desde 1960 no Sul Catarinense subsidiando seu desenvolvimento e atual credenciamento como Centro Universitário e teve a aprovação do curso de enfermagem deu-se no ano de 2005 e iniciou sua primeira turma em 2006. Os participantes do estudo foram membros que constituem o curso de graduação em enfermagem, entre eles: 01 coordenador, 01 Pró reitor de Ensino, 01 Pró Reitor de Pesquisa e Extensão, 05 professores e 04 alunos que cursam a graduação em enfermagem no momento. A coleta de dados foi realizada no ano de 2020. Para o levantamento de dados foram utilizadas a pesquisa documental sendo elas: atas e documentos que regem o curso e entrevista individual com os participantes da pesquisa: gestores, professores e alunos. Foram utilizadas como estratégia analítica as proposições teóricas e o desenvolvimento da descrição do caso que tem como objetivo explicar um fenômeno, estipulando um conjunto de elos causais sobre ele. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Santa Catarina. Concluiu-se que a gestão da instituição deste estudo busca formar enfermeiros capacitados para o mercado de trabalho. Percebe-se que gerenciar a instituição de ensino é um desafio diário, facilidades e dificuldades são encontradas, como união dos gestores e recursos financeiros.Abstract: Higher education is extremely important in valuing the individual in your, social and intellectual environment, thus allowing them to become professionals capable of consciously adjusting their places in society, thus requiring the efforts of universities to provide quality education. , as well as competent teachers with mastery of specific knowledge areas. The university, as an educational institution, must exercise critical thinking, which is based on research, teaching and extension, encouraging students to be curious about the unknown, instigating them to seek answers and to have initiative. Therefore, higher education institutions are complex organizations that need competent management, as the current challenges are enormous and the demands of the job market in the search for qualified professionals are growing and challenging worldwide. At the university level, management permeates activities of an administrative, academic, pedagogical and institutional nature, with the interaction of all these elements developed through dialogue, discussion, strategies, planning, negotiations and deliberations and shared so that people can achieve the goals of an organization efficiently and effectively. Thus, the present study aimed to understand how the management process of an undergraduate nursing course at a private University Center in the South of Brazil occurs. This is a study with a qualitative approach, with a methodological case study strategy, which will seek to highlight the context of teaching management in a nursing undergraduate course at a community institution. The study followed Robert K. Yin's methodological framework. The place of study was a private institution, located in the south of Santa Catarina, but specifically the undergraduate nursing course at this institution. The institution of higher education, results from systematic actions since 1960 in the South of Santa Catarina subsidizing its development and current accreditation as a University Center and had the approval of the nursing course in 2005 and started its first class in 2006. The study participants were members who make up the undergraduate nursing course, including: 01 coordinator, 01 Pro rector of Education, 01 Pro Rector of Research and Extension, 05 teachers and 04 students who are currently undergraduate in nursing. Data collection was carried out in the year 2020. For data collection, documentary research was used, which are: minutes and documents that govern the course and individual interviews with the research participants: managers, teachers and students. Theoretical propositions and the development of the case description were used as an analytical strategy to explain a phenomenon, stipulating a set of causal links about it. The study was approved by the Human Research Ethics Committee of the Federal University of Santa Catarina. It was concluded that the management of the institution in this study seeks to train nurses trained for the job market. It is perceived that managing the educational institution is a daily challenge, facilities and difficulties are encountered, such as the union of managers and financial resources.Erdmann, Alacoque LorenziniUniversidade Federal de Santa CatarinaDutra, Kassiane2021-08-23T14:03:33Z2021-08-23T14:03:33Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis76 p.| il., tabs.application/pdf372218https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226820porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T14:03:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/226820Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:03:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão de um curso em enfermagem de um centro universitário |
title |
Gestão de um curso em enfermagem de um centro universitário |
spellingShingle |
Gestão de um curso em enfermagem de um centro universitário Dutra, Kassiane Enfermagem Educação em enfermagem Ensino superior Ensino superior Cursos de graduação |
title_short |
Gestão de um curso em enfermagem de um centro universitário |
title_full |
Gestão de um curso em enfermagem de um centro universitário |
title_fullStr |
Gestão de um curso em enfermagem de um centro universitário |
title_full_unstemmed |
Gestão de um curso em enfermagem de um centro universitário |
title_sort |
Gestão de um curso em enfermagem de um centro universitário |
author |
Dutra, Kassiane |
author_facet |
Dutra, Kassiane |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Erdmann, Alacoque Lorenzini Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutra, Kassiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Educação em enfermagem Ensino superior Ensino superior Cursos de graduação |
topic |
Enfermagem Educação em enfermagem Ensino superior Ensino superior Cursos de graduação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2021. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-23T14:03:33Z 2021-08-23T14:03:33Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
372218 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226820 |
identifier_str_mv |
372218 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226820 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
76 p.| il., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652139798462465 |