O Trabalho docente na formação inicial em educação física: reflexões epistemológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94024 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2010 |
id |
UFSC_38018233a536967381f5d47806ddde67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94024 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaRezer, RicardoNascimento, Juarez Vieira doFensterseifer, Paulo Evaldo2012-10-25T05:40:48Z2012-10-25T05:40:48Z20102010288121http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94024Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2010O objetivo central desse estudo foi compreender o trabalho docente na Educação Superior no processo de formação inicial em Educação Física (EF). Nessa direção, outros objetivos se desdobraram: identificar o conhecimento que vem se edificando na EF contemporânea, estabelecendo relações com os processos de formação inicial neste campo; investigar sobre como têm sido tratadas as demandas da docência no processo de formação inicial em EF; problematizar o trabalho docente na Educação Superior na formação inicial em EF; Refletir sobre contribuições para o trabalho docente nesse âmbito. Este estudo se caracterizou como sendo de natureza descritiva, com uma abordagem pautada por um esforço epistemológico, orientado por uma perspectiva hermenêutica. A abordagem das questões centrais foi subdividida em três capítulos. O primeiro abordou o conhecimento da EF contemporânea, onde é possível considerar que diferentes interpretações do campo tem levado a diferentes "formas-de-ser" da EF brasileira. Os objetivos deste capítulo foram compreender o conhecimento que vem se edificando na EF contemporânea, bem como, estabelecer relações com o trabalho docente nos processos de formação inicial em EF. Esse processo, um aprofundamento teórico, se deteve na investigação de obras que apresentassem interesse em discutir a própria EF, a fim de compreender o conhecimento que a vem constituindo, partindo de uma reflexão sobre seu desenvolvimento, do debate epistemológico a esse respeito e das relações/influências/conseqüências desse processo para a formação inicial. O segundo capítulo apresentou elementos para discutir o trabalho docente na formação inicial em EF. Os objetivos deste capítulo: a) investigar sobre como têm sido tratadas as demandas da docência no ensino superior na formação inicial em EF; b) sistematizar elementos importantes para discutir o trabalho docente nesse âmbito; c) problematizar o papel docente na Educação Superior na formação inicial em EF. A fim de arregimentar maiores elementos nesta discussão, foi realizada uma pesquisa de campo na UFSC e na Unochapeco. Finalmente, articulando as discussões desenvolvidas nos capítulos anteriores, o terceiro capítulo apresentou algumas sínteses, derivadas do conjunto do estudo. Tal esforço se desenvolveu no sentido de edificar um "solo comum" para a articulação dos capítulos anteriores, perspectivando apresentar contribuições para o trabalho docente na formação inicial em EF. Este momento "final" pretendeu apontar para novos horizontes pertinentes aos caminhos desta pesquisa, bem como, apontar indicativos que possam contribuir com o trabalho docente no âmbito da Educação Superior. No momento em que as investigações da EF se debruçarem com maior intensidade ao trabalho docente, especificamente nesse caso, na formação inicial em EF, significativa parte das considerações desenvolvidas nessa tese poderá ser enfrentada de maneira mais profícua no cotidiano das IES. Da mesma forma, a consideração de um referencial hermenêutico possibilitaria redimensionar o trabalho docente, o que pode implicar uma inflexão no entendimento axiológico, teleológico e epistemológico dos próprios professores, com possíveis implicações para diferentes cenários de intervenção dos egressos e um redimensionamento da atividade epistemológica presente na formação inicial em EF.390 p.| il.porFlorianópolis, SCEducação físicaProfessores -FormaçãoEpistemologiaHermeneuticaO Trabalho docente na formação inicial em educação física: reflexões epistemológicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL288121.pdfapplication/pdf1921397https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94024/1/288121.pdf9695490744a47eec152eea9916caabb5MD51TEXT288121.pdf.txt288121.pdf.txtExtracted Texttext/plain940386https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94024/2/288121.pdf.txt4f70b25e8e483072c4b099fe9781775bMD52THUMBNAIL288121.pdf.jpg288121.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1433https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94024/3/288121.pdf.jpgcda52f2622232e3b927bcbc70107b95cMD53123456789/940242013-05-02 20:08:29.408oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94024Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T23:08:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Trabalho docente na formação inicial em educação física: reflexões epistemológicas |
title |
O Trabalho docente na formação inicial em educação física: reflexões epistemológicas |
spellingShingle |
O Trabalho docente na formação inicial em educação física: reflexões epistemológicas Rezer, Ricardo Educação física Professores - Formação Epistemologia Hermeneutica |
title_short |
O Trabalho docente na formação inicial em educação física: reflexões epistemológicas |
title_full |
O Trabalho docente na formação inicial em educação física: reflexões epistemológicas |
title_fullStr |
O Trabalho docente na formação inicial em educação física: reflexões epistemológicas |
title_full_unstemmed |
O Trabalho docente na formação inicial em educação física: reflexões epistemológicas |
title_sort |
O Trabalho docente na formação inicial em educação física: reflexões epistemológicas |
author |
Rezer, Ricardo |
author_facet |
Rezer, Ricardo |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezer, Ricardo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nascimento, Juarez Vieira do |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Fensterseifer, Paulo Evaldo |
contributor_str_mv |
Nascimento, Juarez Vieira do Fensterseifer, Paulo Evaldo |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Educação física Professores - Formação Epistemologia Hermeneutica |
topic |
Educação física Professores - Formação Epistemologia Hermeneutica |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2010 |
publishDate |
2010 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-25T05:40:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-25T05:40:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94024 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
288121 |
identifier_str_mv |
288121 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
390 p.| il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94024/1/288121.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94024/2/288121.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94024/3/288121.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9695490744a47eec152eea9916caabb5 4f70b25e8e483072c4b099fe9781775b cda52f2622232e3b927bcbc70107b95c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805485857538048 |