O Trabalho docente na formação inicial em educação física: reflexões epistemológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezer, Ricardo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94024
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2010
id UFSC_38018233a536967381f5d47806ddde67
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94024
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaRezer, RicardoNascimento, Juarez Vieira doFensterseifer, Paulo Evaldo2012-10-25T05:40:48Z2012-10-25T05:40:48Z20102010288121http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94024Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2010O objetivo central desse estudo foi compreender o trabalho docente na Educação Superior no processo de formação inicial em Educação Física (EF). Nessa direção, outros objetivos se desdobraram: identificar o conhecimento que vem se edificando na EF contemporânea, estabelecendo relações com os processos de formação inicial neste campo; investigar sobre como têm sido tratadas as demandas da docência no processo de formação inicial em EF; problematizar o trabalho docente na Educação Superior na formação inicial em EF; Refletir sobre contribuições para o trabalho docente nesse âmbito. Este estudo se caracterizou como sendo de natureza descritiva, com uma abordagem pautada por um esforço epistemológico, orientado por uma perspectiva hermenêutica. A abordagem das questões centrais foi subdividida em três capítulos. O primeiro abordou o conhecimento da EF contemporânea, onde é possível considerar que diferentes interpretações do campo tem levado a diferentes "formas-de-ser" da EF brasileira. Os objetivos deste capítulo foram compreender o conhecimento que vem se edificando na EF contemporânea, bem como, estabelecer relações com o trabalho docente nos processos de formação inicial em EF. Esse processo, um aprofundamento teórico, se deteve na investigação de obras que apresentassem interesse em discutir a própria EF, a fim de compreender o conhecimento que a vem constituindo, partindo de uma reflexão sobre seu desenvolvimento, do debate epistemológico a esse respeito e das relações/influências/conseqüências desse processo para a formação inicial. O segundo capítulo apresentou elementos para discutir o trabalho docente na formação inicial em EF. Os objetivos deste capítulo: a) investigar sobre como têm sido tratadas as demandas da docência no ensino superior na formação inicial em EF; b) sistematizar elementos importantes para discutir o trabalho docente nesse âmbito; c) problematizar o papel docente na Educação Superior na formação inicial em EF. A fim de arregimentar maiores elementos nesta discussão, foi realizada uma pesquisa de campo na UFSC e na Unochapeco. Finalmente, articulando as discussões desenvolvidas nos capítulos anteriores, o terceiro capítulo apresentou algumas sínteses, derivadas do conjunto do estudo. Tal esforço se desenvolveu no sentido de edificar um "solo comum" para a articulação dos capítulos anteriores, perspectivando apresentar contribuições para o trabalho docente na formação inicial em EF. Este momento "final" pretendeu apontar para novos horizontes pertinentes aos caminhos desta pesquisa, bem como, apontar indicativos que possam contribuir com o trabalho docente no âmbito da Educação Superior. No momento em que as investigações da EF se debruçarem com maior intensidade ao trabalho docente, especificamente nesse caso, na formação inicial em EF, significativa parte das considerações desenvolvidas nessa tese poderá ser enfrentada de maneira mais profícua no cotidiano das IES. Da mesma forma, a consideração de um referencial hermenêutico possibilitaria redimensionar o trabalho docente, o que pode implicar uma inflexão no entendimento axiológico, teleológico e epistemológico dos próprios professores, com possíveis implicações para diferentes cenários de intervenção dos egressos e um redimensionamento da atividade epistemológica presente na formação inicial em EF.390 p.| il.porFlorianópolis, SCEducação físicaProfessores -FormaçãoEpistemologiaHermeneuticaO Trabalho docente na formação inicial em educação física: reflexões epistemológicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL288121.pdfapplication/pdf1921397https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94024/1/288121.pdf9695490744a47eec152eea9916caabb5MD51TEXT288121.pdf.txt288121.pdf.txtExtracted Texttext/plain940386https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94024/2/288121.pdf.txt4f70b25e8e483072c4b099fe9781775bMD52THUMBNAIL288121.pdf.jpg288121.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1433https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94024/3/288121.pdf.jpgcda52f2622232e3b927bcbc70107b95cMD53123456789/940242013-05-02 20:08:29.408oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94024Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T23:08:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Trabalho docente na formação inicial em educação física: reflexões epistemológicas
title O Trabalho docente na formação inicial em educação física: reflexões epistemológicas
spellingShingle O Trabalho docente na formação inicial em educação física: reflexões epistemológicas
Rezer, Ricardo
Educação física
Professores -
Formação
Epistemologia
Hermeneutica
title_short O Trabalho docente na formação inicial em educação física: reflexões epistemológicas
title_full O Trabalho docente na formação inicial em educação física: reflexões epistemológicas
title_fullStr O Trabalho docente na formação inicial em educação física: reflexões epistemológicas
title_full_unstemmed O Trabalho docente na formação inicial em educação física: reflexões epistemológicas
title_sort O Trabalho docente na formação inicial em educação física: reflexões epistemológicas
author Rezer, Ricardo
author_facet Rezer, Ricardo
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezer, Ricardo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nascimento, Juarez Vieira do
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Fensterseifer, Paulo Evaldo
contributor_str_mv Nascimento, Juarez Vieira do
Fensterseifer, Paulo Evaldo
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação física
Professores -
Formação
Epistemologia
Hermeneutica
topic Educação física
Professores -
Formação
Epistemologia
Hermeneutica
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2010
publishDate 2010
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-25T05:40:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-25T05:40:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94024
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 288121
identifier_str_mv 288121
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 390 p.| il.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94024/1/288121.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94024/2/288121.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94024/3/288121.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9695490744a47eec152eea9916caabb5
4f70b25e8e483072c4b099fe9781775b
cda52f2622232e3b927bcbc70107b95c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805485857538048