Espectroscopia: Uma sequência didática com enfoque na Astronomia para ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177854 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. |
id |
UFSC_389cb0a512d79364c91e81287cdb2a7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/177854 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Espectroscopia: Uma sequência didática com enfoque na Astronomia para ensino médioFísicaEnsino de FísicaEspectroscopiaFísica moderna e contemporâneaAstronomiaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.RESUMO O presente trabalho tem por escopo apresentar uma sequência com oito aulas, cujo enfoque é o ensino de Física Moderna e Contemporânea para o segundo ano do Ensino Médio em conexão com tópicos de Astronomia. Primeiro, são levantados os principais trabalhos sobre o tema do ensino de Física Moderna, que teve um grande número de publicações e discussões desde o início do século XIX. Posteriormente utilizam-se essas referências teóricas para justificar a sequência e as principais ferramentas utilizadas nas aulas são: O uso de analogias, atividades experimentais investigativas, e a exploração dos limites clássicos. Ainda discutem-se os principais motivos para inserir essas abordagens. E por fim a sequência didática é apresentada, com aulas divididas em momentos, nas quais são apresentadas atividades experimentais e investigativas e uso de analogias. Palavras-chave: Ensino de Física. Física Moderna e Contemporânea. Astronomia.ABSTRACT The present work aims to present a sequence of eight classes, whose focus is teaching Modern and Contemporary Physics for the second year of High School in connection to topics in Astronomy. First the main studies on the subject of teaching Modern Physics are presented. This topic has had a great number of publications and discussions since the beginning of the 19st century. Subsequently, these theoretical references are used to justify the sequence of classes. The main tools used in the classes are: The use of analogies, experimental investigative activities, and the exploration of classical limits. The main reasons for using these approaches are discussed. Finally, the didactic sequence is presented, with classes divided into moments, in which experimental and investigative activities and the use of analogies are presented. Keywords: Physics Teaching. Modern and Contemporary Physics. Astronomy.Asari, Natalia ValeUniversidade Federal de Santa CatarinaGoettems, Elisa Iahn2017-07-31T20:57:21Z2017-07-31T20:57:21Z2017-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis70 p.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177854porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-31T20:57:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/177854Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-07-31T20:57:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Espectroscopia: Uma sequência didática com enfoque na Astronomia para ensino médio |
title |
Espectroscopia: Uma sequência didática com enfoque na Astronomia para ensino médio |
spellingShingle |
Espectroscopia: Uma sequência didática com enfoque na Astronomia para ensino médio Goettems, Elisa Iahn Física Ensino de Física Espectroscopia Física moderna e contemporânea Astronomia |
title_short |
Espectroscopia: Uma sequência didática com enfoque na Astronomia para ensino médio |
title_full |
Espectroscopia: Uma sequência didática com enfoque na Astronomia para ensino médio |
title_fullStr |
Espectroscopia: Uma sequência didática com enfoque na Astronomia para ensino médio |
title_full_unstemmed |
Espectroscopia: Uma sequência didática com enfoque na Astronomia para ensino médio |
title_sort |
Espectroscopia: Uma sequência didática com enfoque na Astronomia para ensino médio |
author |
Goettems, Elisa Iahn |
author_facet |
Goettems, Elisa Iahn |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Asari, Natalia Vale Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goettems, Elisa Iahn |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física Ensino de Física Espectroscopia Física moderna e contemporânea Astronomia |
topic |
Física Ensino de Física Espectroscopia Física moderna e contemporânea Astronomia |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-31T20:57:21Z 2017-07-31T20:57:21Z 2017-07-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177854 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177854 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
70 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652072424308736 |