Estratégias de coopetição e desempenho da inovação: interveniência da mídia social em empresas incubadas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sentenario, Gabriele Batista
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Beuren, Ilse Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249713
Resumo: Este estudo analisa a influência das estratégias de coopetição no desempenho da inovação, mediada pela mídia social, em empresas incubadas. Uma survey foi realizada com 95 gestores de empresas incubadas em incubadoras associadas à Associação de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores. Para testar as hipóteses utilizou-se modelagem de equações estruturais. Os resultados demonstram influência direta das estratégias de coopetição na mídia social, como também da mídia social no desempenho da inovação. Embora não se tenha encontrado influência direta das estratégias de coopetição no desempenho da inovação, a mídia social medeia essa relação. Esses achados indicam que as estratégias de coopetição se mostram relevantes para o desempenho da inovação quando as mídias sociais são instauradas e utilizadas como forma de captura de informações, comunicação e interação. Assim o estudo acrescenta à literatura de gestão, ao mesmo tempo em que pode apoiar os gestores na seleção de estratégias para impulsionar o desempenho da inovação.
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