Coopetição e Desempenho de Aglomerações e suas Empresas: Estudo em Shopping Centers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, João Vitor Brasil
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237159
Resumo: Coopetição compreende cooperação e competição simultaneamente, e configura-se como uma opção de redução de riscos e aumento de vendas para as empresas. Tais efeitos são enfatizados em empresas localizadas em aglomerações empresariais, uma vez que para que a coopetição tenha efeitos positivos, é necessário que haja oportunidades para efetiva cooperação, como ocorre quando há proximidade geográfica. O objetivo deste estudo é analisar o impacto da coopetição (competição e cooperação) no desempenho de aglomerações de shoppings centers de Florianópolis, SC, e das suas empresas. Para tal realizou-se pesquisa descritiva e quantitativa por meio de questionário aplicado a profissionais atuantes em 120 empresas dos três maiores shoppings centers de Florianópolis. Em seguida, os dados foram tabulados e analisados por meio da modelagem de equações estruturais. Os resultados da pesquisa evidenciam um transbordamento do desempenho das aglomerações para as empresas atuantes nos shopping centers investigados. Além disso, os resultados apontaram relação positiva entre o nível de cooperação das empresas e seus respectivos desempenhos. O nível de competição entre as empresas, por outro lado, parece não influenciar seu desempenho ou das aglomerações.
id UFSC_c47b08ebf06d44f5d23060a550f78782
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/237159
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Coopetição e Desempenho de Aglomerações e suas Empresas: Estudo em Shopping CentersCompetiçãoCooperaçãoCoopetiçãoAglomeraçõesDesempenhoCoopetição compreende cooperação e competição simultaneamente, e configura-se como uma opção de redução de riscos e aumento de vendas para as empresas. Tais efeitos são enfatizados em empresas localizadas em aglomerações empresariais, uma vez que para que a coopetição tenha efeitos positivos, é necessário que haja oportunidades para efetiva cooperação, como ocorre quando há proximidade geográfica. O objetivo deste estudo é analisar o impacto da coopetição (competição e cooperação) no desempenho de aglomerações de shoppings centers de Florianópolis, SC, e das suas empresas. Para tal realizou-se pesquisa descritiva e quantitativa por meio de questionário aplicado a profissionais atuantes em 120 empresas dos três maiores shoppings centers de Florianópolis. Em seguida, os dados foram tabulados e analisados por meio da modelagem de equações estruturais. Os resultados da pesquisa evidenciam um transbordamento do desempenho das aglomerações para as empresas atuantes nos shopping centers investigados. Além disso, os resultados apontaram relação positiva entre o nível de cooperação das empresas e seus respectivos desempenhos. O nível de competição entre as empresas, por outro lado, parece não influenciar seu desempenho ou das aglomerações.Florianópolis, SCGasparetto, ValdireneSchäfer, Joice DeniseUniversidade Federal de Santa CatarinaRocha, João Vitor Brasil2022-07-26T18:40:37Z2022-07-26T18:40:37Z2022-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237159porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-29T20:40:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/237159Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-29T20:40:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Coopetição e Desempenho de Aglomerações e suas Empresas: Estudo em Shopping Centers
title Coopetição e Desempenho de Aglomerações e suas Empresas: Estudo em Shopping Centers
spellingShingle Coopetição e Desempenho de Aglomerações e suas Empresas: Estudo em Shopping Centers
Rocha, João Vitor Brasil
Competição
Cooperação
Coopetição
Aglomerações
Desempenho
title_short Coopetição e Desempenho de Aglomerações e suas Empresas: Estudo em Shopping Centers
title_full Coopetição e Desempenho de Aglomerações e suas Empresas: Estudo em Shopping Centers
title_fullStr Coopetição e Desempenho de Aglomerações e suas Empresas: Estudo em Shopping Centers
title_full_unstemmed Coopetição e Desempenho de Aglomerações e suas Empresas: Estudo em Shopping Centers
title_sort Coopetição e Desempenho de Aglomerações e suas Empresas: Estudo em Shopping Centers
author Rocha, João Vitor Brasil
author_facet Rocha, João Vitor Brasil
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gasparetto, Valdirene
Schäfer, Joice Denise
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, João Vitor Brasil
dc.subject.por.fl_str_mv Competição
Cooperação
Coopetição
Aglomerações
Desempenho
topic Competição
Cooperação
Coopetição
Aglomerações
Desempenho
description Coopetição compreende cooperação e competição simultaneamente, e configura-se como uma opção de redução de riscos e aumento de vendas para as empresas. Tais efeitos são enfatizados em empresas localizadas em aglomerações empresariais, uma vez que para que a coopetição tenha efeitos positivos, é necessário que haja oportunidades para efetiva cooperação, como ocorre quando há proximidade geográfica. O objetivo deste estudo é analisar o impacto da coopetição (competição e cooperação) no desempenho de aglomerações de shoppings centers de Florianópolis, SC, e das suas empresas. Para tal realizou-se pesquisa descritiva e quantitativa por meio de questionário aplicado a profissionais atuantes em 120 empresas dos três maiores shoppings centers de Florianópolis. Em seguida, os dados foram tabulados e analisados por meio da modelagem de equações estruturais. Os resultados da pesquisa evidenciam um transbordamento do desempenho das aglomerações para as empresas atuantes nos shopping centers investigados. Além disso, os resultados apontaram relação positiva entre o nível de cooperação das empresas e seus respectivos desempenhos. O nível de competição entre as empresas, por outro lado, parece não influenciar seu desempenho ou das aglomerações.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-26T18:40:37Z
2022-07-26T18:40:37Z
2022-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237159
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652319196184576