AS VICISSITUDES DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A REALIDADE BRASILEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35832 |
Resumo: | O texto parte da análise de uma pesquisa descritiva sobre a trajetória educacional/profissional de 117 mestrandos matriculados em nove cursos oferecidos pela Universidade Federal de Santa Catarina. A investigação objetivava discutir, dentre outras questões, o acesso e a democratização do ensino superior no país diante dos dados de elitização do ensino superior no Brasil. O estudo caracteriza-se como descritivo do tipo levantamento, com enfoque comparativo (KERLINGER, 1979). Os resultados apontam que os condicionantes sociais são elementos definidores no acesso e permanência na universidade. E não há, por assim dizer, uma única educação, pois ela não é igual para todos. Embora existam esforços para democratizar a educação e aqui, especificamente, o ensino superior, ela manifesta-se diferentemente no tempo e no espaço, de acordo com os determinantes históricos que a sustentam. |
id |
UFSC_3991694d0fa694a927cc325dc57ae822 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/35832 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
AS VICISSITUDES DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A REALIDADE BRASILEIRAO texto parte da análise de uma pesquisa descritiva sobre a trajetória educacional/profissional de 117 mestrandos matriculados em nove cursos oferecidos pela Universidade Federal de Santa Catarina. A investigação objetivava discutir, dentre outras questões, o acesso e a democratização do ensino superior no país diante dos dados de elitização do ensino superior no Brasil. O estudo caracteriza-se como descritivo do tipo levantamento, com enfoque comparativo (KERLINGER, 1979). Os resultados apontam que os condicionantes sociais são elementos definidores no acesso e permanência na universidade. E não há, por assim dizer, uma única educação, pois ela não é igual para todos. Embora existam esforços para democratizar a educação e aqui, especificamente, o ensino superior, ela manifesta-se diferentemente no tempo e no espaço, de acordo com os determinantes históricos que a sustentam.INPEAU2012-09-27T17:49:01Z2012-09-27T17:49:01Z2009-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35832MATTOS, VALÉRIA DE BETTIOporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-20T13:40:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/35832Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-20T13:40:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS VICISSITUDES DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A REALIDADE BRASILEIRA |
title |
AS VICISSITUDES DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A REALIDADE BRASILEIRA |
spellingShingle |
AS VICISSITUDES DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A REALIDADE BRASILEIRA MATTOS, VALÉRIA DE BETTIO |
title_short |
AS VICISSITUDES DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A REALIDADE BRASILEIRA |
title_full |
AS VICISSITUDES DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A REALIDADE BRASILEIRA |
title_fullStr |
AS VICISSITUDES DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A REALIDADE BRASILEIRA |
title_full_unstemmed |
AS VICISSITUDES DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A REALIDADE BRASILEIRA |
title_sort |
AS VICISSITUDES DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A REALIDADE BRASILEIRA |
author |
MATTOS, VALÉRIA DE BETTIO |
author_facet |
MATTOS, VALÉRIA DE BETTIO |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MATTOS, VALÉRIA DE BETTIO |
description |
O texto parte da análise de uma pesquisa descritiva sobre a trajetória educacional/profissional de 117 mestrandos matriculados em nove cursos oferecidos pela Universidade Federal de Santa Catarina. A investigação objetivava discutir, dentre outras questões, o acesso e a democratização do ensino superior no país diante dos dados de elitização do ensino superior no Brasil. O estudo caracteriza-se como descritivo do tipo levantamento, com enfoque comparativo (KERLINGER, 1979). Os resultados apontam que os condicionantes sociais são elementos definidores no acesso e permanência na universidade. E não há, por assim dizer, uma única educação, pois ela não é igual para todos. Embora existam esforços para democratizar a educação e aqui, especificamente, o ensino superior, ela manifesta-se diferentemente no tempo e no espaço, de acordo com os determinantes históricos que a sustentam. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-27 2012-09-27T17:49:01Z 2012-09-27T17:49:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35832 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35832 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652308761804800 |