A knowledge-based approach for an internationalization diagnostic framework for higher education institutions (HEID)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vianna, Cleverson Tabajara
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230896
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2021.
id UFSC_39e238d991516c500bd9576a9cf5a356
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/230896
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaVianna, Cleverson TabajaraGauthier, Fernando Alvaro OstuniStallivieri, Luciane2022-02-14T13:29:10Z2022-02-14T13:29:10Z2021374259https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230896Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2021.Devido à Globalização e à necessidade de Inovação, a Internacionalização das organizações passa a ser um dos principais fatores da sociedade do Conhecimento. Nas Instituições de Ensino, o processo de Internacionalização é uma exigência em todos os processos e até mesmo a acreditação está envolvida. Mergulhar num processo de internacionalização, significa estabelecer motivações e começar - desta forma, o acompanhamento e o diagnóstico tornam-se vitais para o sucesso. A pergunta: Sob o prisma do conhecimento, que teorias, modelos e processos podem nortear o diagnóstico da Internacionalização das Instituições de Ensino Superior? A partir da abordagem do ciclo do Conhecimento (captura e extração; disseminação e compartilhamento; uso e otimização) quais teorias, modelos e frameworks podem contribuir diretamente para este tipo de Diagnóstico? Uma revisão delineou as áreas de (a) Conformidade e Governança que estabelecem os regulamentos internos e a estrutura de suporte; (b) a Auditoria que verifica se ?o que está escrito? está sendo realizado de forma adequada e em conformidade com os regulamentos pertinentes e (c) a participação da Liderança e Alta Administração nas Mudanças que devem ser incorporadas à Cultura Organizacional. Tudo isso agrupado em uma atuação de Consultoria de especialistas com foco no Diagnóstico do Processo de Internacionalização em Instituições de Ensino Superior. Uma revisão da literatura identificou a lacuna que envolve esse tipo de diagnóstico, consolidando a proposta desta tese. Como resultado, as dimensões da estrutura foram analisadas, ajustadas e aprimoradas com seis validações e verificações de especialistas (pesquisa e entrevista). Devido ao controle normativo e externo direto, a dimensão Auditoria foi recusada. Todas as outras dimensões foram comentadas e vários problemas incluídos como uma lista de verificação. A estrutura aprimorada por especialistas foi traduzida em uma nova estrutura de diagnóstico com aplicação web funcional para Diagnóstico de Internacionalização de Ensino Superior (HEID) e uma prova de conceito foi realizada nele. Uma segunda lista de verificação foi implementada em planilha do Google e informa o estágio de implantação da IES (escala de quatro níveis). A nova estrutura permite um resultado diagnóstico para saber o foco desejado da IES e o status de implementação do processo de internacionalização. No que diz respeito à Internacionalização do Ensino Superior, esta característica simplifica o importante desafio de chegar ao Conhecimento Organizacional e incorporá-lo à cultura organizacional - o Conhecimento é a razão deste estudo.Abstract: Due to Globalization and the need for Innovation, the Internationalization of organizations becomes one of the main factors in the Knowledge society. In Educational Institutions, the Internationalization process is a requirement in all processes, and even Accreditation is involved. Immersing in an internationalization process, means to stablish motivations and start ? this way, monitoring and diagnosis become vital to success. The Question: Under the prism of knowledge, which theories, models and processes can guide the diagnosis of Internationalization of Higher Education Institutions? From the Knowledge cycle approach (capture and extraction; dissemination and sharing; use and optimization) which theories, models, and frameworks can contribute directly to this kind of Diagnosis? A scoping review outlined the areas of (a) Compliance and Governance which establish the internal regulations and the support structure; (b) the Audit which verifies that \"what has been written\" is being carried out appropriately and in compliance with the relevant regulations and (c) the participation of Leadership and High Management in Changes which must be incorporated into the Organizational Culture. All these are grouped into a performance of Consulting by experts focused on the Diagnosis of Internationalization process in higher education institutions. A literature Review identified the gap that involves this type of diagnosis, consolidating the proposal of this thesis. As a result, framework dimensions were analyzed, adjusted and enhanced with six expert?s validations and verifications (survey and interview). Due straight normative and external control, the Audit dimension was refused. All other dimensions were commented, and several issues included as a checklist. The enhanced framework by experts was translated into a new diagnostics framework, functional web program for Higher Educations Internationalization Diagnostic (HEID) and a concept-proof was carried out on it. A second checklist was implemented in a Google spreadsheet and states the implementation stage of HEI (four levels scale). The new framework enables a diagnostic result to know the HEI?s desired focus and internationalization process implementation status. Concerning Higher Education Internationalization, this feature simplifies the important challenge of reaching out the Organizational Knowledge and incorporating it to the organizational culture - Knowledge is the reason for this study.283 p.| il., gráfs.engGestão do conhecimentoEngenharia e gestão do conhecimentoEnsino superiorInternacionalização de empresasA knowledge-based approach for an internationalization diagnostic framework for higher education institutions (HEID)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEGC0705-T.pdfPEGC0705-T.pdfapplication/pdf27884399https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/230896/-1/PEGC0705-T.pdf3f10b4c628742f1537440c95d32767aeMD5-1123456789/2308962022-02-14 10:29:10.579oai:repositorio.ufsc.br:123456789/230896Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-02-14T13:29:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A knowledge-based approach for an internationalization diagnostic framework for higher education institutions (HEID)
title A knowledge-based approach for an internationalization diagnostic framework for higher education institutions (HEID)
spellingShingle A knowledge-based approach for an internationalization diagnostic framework for higher education institutions (HEID)
Vianna, Cleverson Tabajara
Gestão do conhecimento
Engenharia e gestão do conhecimento
Ensino superior
Internacionalização de empresas
title_short A knowledge-based approach for an internationalization diagnostic framework for higher education institutions (HEID)
title_full A knowledge-based approach for an internationalization diagnostic framework for higher education institutions (HEID)
title_fullStr A knowledge-based approach for an internationalization diagnostic framework for higher education institutions (HEID)
title_full_unstemmed A knowledge-based approach for an internationalization diagnostic framework for higher education institutions (HEID)
title_sort A knowledge-based approach for an internationalization diagnostic framework for higher education institutions (HEID)
author Vianna, Cleverson Tabajara
author_facet Vianna, Cleverson Tabajara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Vianna, Cleverson Tabajara
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gauthier, Fernando Alvaro Ostuni
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Stallivieri, Luciane
contributor_str_mv Gauthier, Fernando Alvaro Ostuni
Stallivieri, Luciane
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Engenharia e gestão do conhecimento
Ensino superior
Internacionalização de empresas
topic Gestão do conhecimento
Engenharia e gestão do conhecimento
Ensino superior
Internacionalização de empresas
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-14T13:29:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-14T13:29:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230896
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 374259
identifier_str_mv 374259
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230896
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 283 p.| il., gráfs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/230896/-1/PEGC0705-T.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f10b4c628742f1537440c95d32767ae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805284370513920