A geografia e a formação de seus professores: o processo formativo dos professores para a educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Sandra
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107258
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2013.
id UFSC_3aa98db1f120c1e88a5e872933aa1a22
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/107258
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMendonça, SandraMendonça, MagalyScheibe, Leda2013-12-05T23:38:23Z2013-12-05T23:38:23Z2013319586https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107258Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2013.O tema desta tese situa-se no campo de Geografia e Educação. Investiga a concepção do professor do Ensino Superior como formador de professores para a Educação Básica; as mediações estabelecidas pelos cursos de Licenciatura para promover uma formação voltada para as particularidades formativas do professor para a Educação Básica requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, consolidadas nas Reformas Curriculares e nos Projetos Político Pedagógicos dos cursos de Geografia. A pesquisa envolve professores de duas instituições públicas, referência no estado: Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC, e Universidade do Estado de Santa Catarina ? UDESC ? tendo como objetivos: i) identificar nos Planos de Desenvolvimento Institucional e nos Projetos Político Pedagógicos, o destaque para as licenciaturas; ii) identificar as atividades individuais e coletivas para promover a formação do professor para a Educação Básica; iii) avaliar os elementos constitutivos da formação nos Projetos Políticos Pedagógicos; iv) analisar as concepções do professor do Ensino Superior sobre seu trabalho como professor formador de professores para a Educação Básica; analisar o envolvimentos dos professores universitários com a formação inicial e continuada e sua relação com aquele nível de ensino, em projetos de pesquisa e extensão. Para contextualizar faz um breve estudo sobre a história da Geografia, os contextos históricos em que ocorreram as mudanças na formação do professor deste campo de conhecimento e as recentes regulamentações legais que impulsionam as mudanças no processo formativo, através das Reformas Curriculares e Projetos Pedagógicos dos cursos. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo e quantitativo, na medida em que o andamento da pesquisa foi apontando suas melhores possibilidades. Realizou-se entrevistas a partir do convite a todos os professores dos Departamentos tendo um retorno de doze professores da UFSC (48% do total) e sete professores da UDESC (43,75% do total). Como resultado, destaca-se uma melhor compreensão sobre como os professores que formam professores para a Educação Básica refletem em suas práticas as questões relativas à Geografia na Educação Básica. <br>300 p.| il., grafs., tabs.porGeografiaEstudo e ensinoProfessores de geografiaFormaçãoSanta CatarinaEnsino superiorSanta CatarinaA geografia e a formação de seus professores: o processo formativo dos professores para a educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL319586.pdfapplication/pdf3955192https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107258/1/319586.pdf01b875d25f27c620eaf8170b24e6d2a9MD51TEXT319586.pdf.txt319586.pdf.txtExtracted texttext/plain552378https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107258/2/319586.pdf.txt13302bab744e77f6dd2fc7c6f8455cdaMD52123456789/1072582014-01-12 00:30:33.371oai:repositorio.ufsc.br:123456789/107258Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:30:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.en.fl_str_mv A geografia e a formação de seus professores: o processo formativo dos professores para a educação básica
title A geografia e a formação de seus professores: o processo formativo dos professores para a educação básica
spellingShingle A geografia e a formação de seus professores: o processo formativo dos professores para a educação básica
Mendonça, Sandra
Geografia
Estudo e ensino
Professores de geografia
Formação
Santa Catarina
Ensino superior
Santa Catarina
title_short A geografia e a formação de seus professores: o processo formativo dos professores para a educação básica
title_full A geografia e a formação de seus professores: o processo formativo dos professores para a educação básica
title_fullStr A geografia e a formação de seus professores: o processo formativo dos professores para a educação básica
title_full_unstemmed A geografia e a formação de seus professores: o processo formativo dos professores para a educação básica
title_sort A geografia e a formação de seus professores: o processo formativo dos professores para a educação básica
author Mendonça, Sandra
author_facet Mendonça, Sandra
author_role author
dc.contributor.en.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Sandra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendonça, Magaly
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Scheibe, Leda
contributor_str_mv Mendonça, Magaly
Scheibe, Leda
dc.subject.classification.en.fl_str_mv Geografia
Estudo e ensino
Professores de geografia
Formação
Santa Catarina
Ensino superior
Santa Catarina
topic Geografia
Estudo e ensino
Professores de geografia
Formação
Santa Catarina
Ensino superior
Santa Catarina
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-12-05T23:38:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-12-05T23:38:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107258
dc.identifier.other.en.fl_str_mv 319586
identifier_str_mv 319586
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 300 p.| il., grafs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107258/1/319586.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107258/2/319586.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 01b875d25f27c620eaf8170b24e6d2a9
13302bab744e77f6dd2fc7c6f8455cda
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805099319918592