A geografia e a formação de seus professores: o processo formativo dos professores para a educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107258 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2013. |
id |
UFSC_3aa98db1f120c1e88a5e872933aa1a22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/107258 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaMendonça, SandraMendonça, MagalyScheibe, Leda2013-12-05T23:38:23Z2013-12-05T23:38:23Z2013319586https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107258Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2013.O tema desta tese situa-se no campo de Geografia e Educação. Investiga a concepção do professor do Ensino Superior como formador de professores para a Educação Básica; as mediações estabelecidas pelos cursos de Licenciatura para promover uma formação voltada para as particularidades formativas do professor para a Educação Básica requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, consolidadas nas Reformas Curriculares e nos Projetos Político Pedagógicos dos cursos de Geografia. A pesquisa envolve professores de duas instituições públicas, referência no estado: Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC, e Universidade do Estado de Santa Catarina ? UDESC ? tendo como objetivos: i) identificar nos Planos de Desenvolvimento Institucional e nos Projetos Político Pedagógicos, o destaque para as licenciaturas; ii) identificar as atividades individuais e coletivas para promover a formação do professor para a Educação Básica; iii) avaliar os elementos constitutivos da formação nos Projetos Políticos Pedagógicos; iv) analisar as concepções do professor do Ensino Superior sobre seu trabalho como professor formador de professores para a Educação Básica; analisar o envolvimentos dos professores universitários com a formação inicial e continuada e sua relação com aquele nível de ensino, em projetos de pesquisa e extensão. Para contextualizar faz um breve estudo sobre a história da Geografia, os contextos históricos em que ocorreram as mudanças na formação do professor deste campo de conhecimento e as recentes regulamentações legais que impulsionam as mudanças no processo formativo, através das Reformas Curriculares e Projetos Pedagógicos dos cursos. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo e quantitativo, na medida em que o andamento da pesquisa foi apontando suas melhores possibilidades. Realizou-se entrevistas a partir do convite a todos os professores dos Departamentos tendo um retorno de doze professores da UFSC (48% do total) e sete professores da UDESC (43,75% do total). Como resultado, destaca-se uma melhor compreensão sobre como os professores que formam professores para a Educação Básica refletem em suas práticas as questões relativas à Geografia na Educação Básica. <br>300 p.| il., grafs., tabs.porGeografiaEstudo e ensinoProfessores de geografiaFormaçãoSanta CatarinaEnsino superiorSanta CatarinaA geografia e a formação de seus professores: o processo formativo dos professores para a educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL319586.pdfapplication/pdf3955192https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107258/1/319586.pdf01b875d25f27c620eaf8170b24e6d2a9MD51TEXT319586.pdf.txt319586.pdf.txtExtracted texttext/plain552378https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107258/2/319586.pdf.txt13302bab744e77f6dd2fc7c6f8455cdaMD52123456789/1072582014-01-12 00:30:33.371oai:repositorio.ufsc.br:123456789/107258Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:30:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
A geografia e a formação de seus professores: o processo formativo dos professores para a educação básica |
title |
A geografia e a formação de seus professores: o processo formativo dos professores para a educação básica |
spellingShingle |
A geografia e a formação de seus professores: o processo formativo dos professores para a educação básica Mendonça, Sandra Geografia Estudo e ensino Professores de geografia Formação Santa Catarina Ensino superior Santa Catarina |
title_short |
A geografia e a formação de seus professores: o processo formativo dos professores para a educação básica |
title_full |
A geografia e a formação de seus professores: o processo formativo dos professores para a educação básica |
title_fullStr |
A geografia e a formação de seus professores: o processo formativo dos professores para a educação básica |
title_full_unstemmed |
A geografia e a formação de seus professores: o processo formativo dos professores para a educação básica |
title_sort |
A geografia e a formação de seus professores: o processo formativo dos professores para a educação básica |
author |
Mendonça, Sandra |
author_facet |
Mendonça, Sandra |
author_role |
author |
dc.contributor.en.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Sandra |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mendonça, Magaly |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Scheibe, Leda |
contributor_str_mv |
Mendonça, Magaly Scheibe, Leda |
dc.subject.classification.en.fl_str_mv |
Geografia Estudo e ensino Professores de geografia Formação Santa Catarina Ensino superior Santa Catarina |
topic |
Geografia Estudo e ensino Professores de geografia Formação Santa Catarina Ensino superior Santa Catarina |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-12-05T23:38:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-12-05T23:38:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107258 |
dc.identifier.other.en.fl_str_mv |
319586 |
identifier_str_mv |
319586 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
300 p.| il., grafs., tabs. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107258/1/319586.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107258/2/319586.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
01b875d25f27c620eaf8170b24e6d2a9 13302bab744e77f6dd2fc7c6f8455cda |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805099319918592 |