Cozarinsky: trabalhar a fragilidade da matéria arruinada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171466 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2016. |
id |
UFSC_3b1c3823701073584f1db54d60b4e188 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/171466 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Cozarinsky: trabalhar a fragilidade da matéria arruinadaLiteraturaCinema e literaturaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2016.O cineasta e escritor argentino Edgardo Cozarinsky é um montador que reúne, na superfície de sua obra, os fragmentos do mundo, observando como esses elementos heterogêneos reagem ao serem colocados em contato. Cozarinsky debruça-se sobre os resíduos deixados pelo tempo, pois, como na alegoria do anjo de Walter Benjamin, ele sabe que o passado é um acúmulo de ruínas. Assim como o anjo, ele tem seu olhar voltado para trás e junta os fragmentos desse passado adormecido, despertando-os e remontando-os no presente. Desse modo, a memória é a substância que constrói sua obra, e ele a trabalha a partir de dois movimentos: um em direção à memória do mundo e o outro em direção à sua própria memória. Por isso, seu trabalho adquire um tom muito pessoal, que flerta com o autobiográfico. Portanto, a presente tese analisa a relação dos trabalhos de Cozarinsky com a memória, a história e o conceito de ruína, observando também como ele joga com a ideia de verdade, trabalhando no limiar entre realidade e ficção. Essas questões são trabalhadas ao longo de treze ensaios a partir dos conceitos de memória e inconsciente em Sigmund Freud; o pensamento sobre a imagem e a História em Walter Benjamin, Aby Warburg e Georges Didi-Huberman; bem como a noção de território e rosto em Gilles Deleuze e Felix Guatarri, que são lidos para pensar como os espaços ? e o rosto é aqui entendido também como um espaço ? são lugares de memória e subjetividade, e, por isso, um desencadeador de recordações e afetos. E, por fim, os conceitos de rastro e arquivo de Jacques Derrida são trabalhados para entender como a relação entre arquivo e memória opera nos trabalhos de Cozarinsky.<br>Abstract : The filmmaker and argentine writer Edgardo Cozarinsky is an editor that gathers on the surface of his work the world's fragments, observing how these heterogeneous elements react when placed in contact. Cozarinsky focuses on the residues left by the time, because as in Walter Benjamin's angel allegory, he knows that the past is an accumulation of ruins, and just as the angel he has his eyes looking back, and joins the fragments of this asleep past, awakening them and reassembling them in the present. Thus, the memory is the matter that build his work, and he works this from two movements: one that is directed toward the world's memory and the other toward his own memory. So his work takes on a very personal tone, which flirts with the autobiographical. Therefore, this thesis analyzes the relation of Cozarinsky work with memory, history and the concept of ruin, watching as he also plays with the concept of truth, working on the threshold between reality and fiction. These issues are worked over thirteen essays which intersect the concept of memory and unconscious in Sigmund Freud, and thought about the image and History in Walter Benjamin, Aby Warburg and Georges Didi-Huberman. Ass well we work with the notion of territory and face in Gilles Deleuze and Felix Guattari, which are worked in order to think how spaces - and the face is understood here as a space - are places of memory and subjectivity, and therefore a trigger of remembrances and affections. And finally, the concept of trail and file of Jacques Derrida are worked to understand how the relationship between file and memory operates in the work of Cozarinsky.Andrade, Ana Luiza Britto Cezar deUniversidade Federal de Santa CatarinaNunes, Maria Augusta Vilalba2016-12-13T03:14:08Z2016-12-13T03:14:08Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis226 p.| il.application/pdf342754https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171466porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-13T03:14:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/171466Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-12-13T03:14:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cozarinsky: trabalhar a fragilidade da matéria arruinada |
title |
Cozarinsky: trabalhar a fragilidade da matéria arruinada |
spellingShingle |
Cozarinsky: trabalhar a fragilidade da matéria arruinada Nunes, Maria Augusta Vilalba Literatura Cinema e literatura |
title_short |
Cozarinsky: trabalhar a fragilidade da matéria arruinada |
title_full |
Cozarinsky: trabalhar a fragilidade da matéria arruinada |
title_fullStr |
Cozarinsky: trabalhar a fragilidade da matéria arruinada |
title_full_unstemmed |
Cozarinsky: trabalhar a fragilidade da matéria arruinada |
title_sort |
Cozarinsky: trabalhar a fragilidade da matéria arruinada |
author |
Nunes, Maria Augusta Vilalba |
author_facet |
Nunes, Maria Augusta Vilalba |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Andrade, Ana Luiza Britto Cezar de Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Maria Augusta Vilalba |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Cinema e literatura |
topic |
Literatura Cinema e literatura |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-13T03:14:08Z 2016-12-13T03:14:08Z 2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
342754 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171466 |
identifier_str_mv |
342754 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
226 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651987325026304 |