Cozarinsky: trabalhar a fragilidade da matéria arruinada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Maria Augusta Vilalba
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171466
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2016.
id UFSC_3b1c3823701073584f1db54d60b4e188
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/171466
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaNunes, Maria Augusta VilalbaAndrade, Ana Luiza Britto Cezar de2016-12-13T03:14:08Z2016-12-13T03:14:08Z2016342754https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171466Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2016.O cineasta e escritor argentino Edgardo Cozarinsky é um montador que reúne, na superfície de sua obra, os fragmentos do mundo, observando como esses elementos heterogêneos reagem ao serem colocados em contato. Cozarinsky debruça-se sobre os resíduos deixados pelo tempo, pois, como na alegoria do anjo de Walter Benjamin, ele sabe que o passado é um acúmulo de ruínas. Assim como o anjo, ele tem seu olhar voltado para trás e junta os fragmentos desse passado adormecido, despertando-os e remontando-os no presente. Desse modo, a memória é a substância que constrói sua obra, e ele a trabalha a partir de dois movimentos: um em direção à memória do mundo e o outro em direção à sua própria memória. Por isso, seu trabalho adquire um tom muito pessoal, que flerta com o autobiográfico. Portanto, a presente tese analisa a relação dos trabalhos de Cozarinsky com a memória, a história e o conceito de ruína, observando também como ele joga com a ideia de verdade, trabalhando no limiar entre realidade e ficção. Essas questões são trabalhadas ao longo de treze ensaios a partir dos conceitos de memória e inconsciente em Sigmund Freud; o pensamento sobre a imagem e a História em Walter Benjamin, Aby Warburg e Georges Didi-Huberman; bem como a noção de território e rosto em Gilles Deleuze e Felix Guatarri, que são lidos para pensar como os espaços ? e o rosto é aqui entendido também como um espaço ? são lugares de memória e subjetividade, e, por isso, um desencadeador de recordações e afetos. E, por fim, os conceitos de rastro e arquivo de Jacques Derrida são trabalhados para entender como a relação entre arquivo e memória opera nos trabalhos de Cozarinsky.<br>Abstract : The filmmaker and argentine writer Edgardo Cozarinsky is an editor that gathers on the surface of his work the world's fragments, observing how these heterogeneous elements react when placed in contact. Cozarinsky focuses on the residues left by the time, because as in Walter Benjamin's angel allegory, he knows that the past is an accumulation of ruins, and just as the angel he has his eyes looking back, and joins the fragments of this asleep past, awakening them and reassembling them in the present. Thus, the memory is the matter that build his work, and he works this from two movements: one that is directed toward the world's memory and the other toward his own memory. So his work takes on a very personal tone, which flirts with the autobiographical. Therefore, this thesis analyzes the relation of Cozarinsky work with memory, history and the concept of ruin, watching as he also plays with the concept of truth, working on the threshold between reality and fiction. These issues are worked over thirteen essays which intersect the concept of memory and unconscious in Sigmund Freud, and thought about the image and History in Walter Benjamin, Aby Warburg and Georges Didi-Huberman. Ass well we work with the notion of territory and face in Gilles Deleuze and Felix Guattari, which are worked in order to think how spaces - and the face is understood here as a space - are places of memory and subjectivity, and therefore a trigger of remembrances and affections. And finally, the concept of trail and file of Jacques Derrida are worked to understand how the relationship between file and memory operates in the work of Cozarinsky.226 p.| il.porLiteraturaCinema e literaturaCozarinsky: trabalhar a fragilidade da matéria arruinadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL342754.pdfapplication/pdf39016062https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/171466/1/342754.pdf19d9925ae05028bf576686f408dc3e9dMD51123456789/1714662016-12-13 01:14:08.163oai:repositorio.ufsc.br:123456789/171466Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-12-13T03:14:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cozarinsky: trabalhar a fragilidade da matéria arruinada
title Cozarinsky: trabalhar a fragilidade da matéria arruinada
spellingShingle Cozarinsky: trabalhar a fragilidade da matéria arruinada
Nunes, Maria Augusta Vilalba
Literatura
Cinema e literatura
title_short Cozarinsky: trabalhar a fragilidade da matéria arruinada
title_full Cozarinsky: trabalhar a fragilidade da matéria arruinada
title_fullStr Cozarinsky: trabalhar a fragilidade da matéria arruinada
title_full_unstemmed Cozarinsky: trabalhar a fragilidade da matéria arruinada
title_sort Cozarinsky: trabalhar a fragilidade da matéria arruinada
author Nunes, Maria Augusta Vilalba
author_facet Nunes, Maria Augusta Vilalba
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Maria Augusta Vilalba
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrade, Ana Luiza Britto Cezar de
contributor_str_mv Andrade, Ana Luiza Britto Cezar de
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Literatura
Cinema e literatura
topic Literatura
Cinema e literatura
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-12-13T03:14:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-12-13T03:14:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171466
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 342754
identifier_str_mv 342754
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 226 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/171466/1/342754.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 19d9925ae05028bf576686f408dc3e9d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805019490779136