Terceirização dos serviços de manutenção da UFSC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193471 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2018. |
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Terceirização dos serviços de manutenção da UFSCAdministraçãoTerceirizaçãoQualidade dos serviçosPrestação de serviçosDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2018.A presente pesquisa teve por objetivo avaliar, nas perspectivas dos servidores técnicos-administrativos e docentes dos centros de ensino, a terceirização dos serviços de manutenção da Universidade Federal de Santa Catarina. A terceirização é vista como uma técnica administrativa que consiste na transferência a terceiros das atividades-meio e também como um processo de inovação, através da contratação de empresas especializadas. Para dar suporte a esta pesquisa, foi feita uma revisão bibliográfica dos conceitos de terceirização, qualidade de serviços, vantagens e desvantagens da terceirização, e também da legislação vigente que regulamenta a contratação via terceirização no âmbito da administração pública federal. A pesquisa caracterizou-se como estudo de caso, com abordagem quali-quantitativa, utilizando-se de dados extraídos de questionários aplicados através do sistema Collecta, nos centros de ensino da Universidade Federal de Santa Catarina, no campus em Florianópolis. O universo da pesquisa contou com uma população de aproximadamente 2.855 participantes em potencial. Desse total, 2.122 são docentes e 733 técnicos-administrativos; no entanto obteve-se 261 atores envolvidos diretamente no processo da pesquisa, ou seja, que responderam de forma voluntária ao questionário aplicado. Os resultados obtidos nesta pesquisa apontam que os serviços terceirizados apresentam um desempenho insatisfatório relativo à qualidade, com uma avaliação regular para aproximadamente 50% dos pesquisados. Ressalta-se, ainda, a necessidade de estabelecer estratégias, planejamento e parâmetros que devem ser observados pelos gestores e fiscais que conduzem o processo de terceirização dessa instituição.Abstract : The present research had the objective of evaluating the outsourcing of maintenance services of the Federal University of Santa Catarina, in the perspectives of the administrative and teaching staff of the teaching centers. Outsourcing is seen as an administrative technique that consists of transferring the activities to third parties, also as a process of innovation, through the hiring of specialized companies. In order to support this research, a bibliographical review of the concepts of outsourcing, quality of services, advantages and disadvantages of outsourcing and the current legislation regulating contracting through outsourcing within the federal public administration was made. The research was characterized as a case study, with a qualitative- quantitative approach using data extracted from questionnaires applied through the collecta system, at the academic units Teaching Centers of the Federal University of Santa Catarina at the campus in Florianópolis. The research universe with a population of approximately 2,855 (two thousand, eight hundred and fifty-five), potential participants, of this total 2,122 teachers and 733 administrative technicians, however, 261 (two hundred and sixty one) actors were directly involved in the research process, that is, that they voluntarily answered the applied questionnaire. The results obtained in this research indicate that the outsourced services have an unsatisfactory quality performance, with a regular evaluation for approximately 50% of the respondents. It is also worth noting the need to establish strategies, planning and parameters that must be observed by the managers and inspectors who conduct the outsourcing process of the Institution.Almeida, Mário de SouzaSouza, Irineu Manoel deUniversidade Federal de Santa CatarinaCarvalho, Newton Neves de2019-02-22T04:01:52Z2019-02-22T04:01:52Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis104 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf356049https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193471porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-22T04:01:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/193471Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-02-22T04:01:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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