O processo de ensino e aprendizagem em quimica no 2º grau fundamentado em princípios de procedimentos de ação docente: uma avaliação iluminativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Naujorks, Luiz Carlos
Data de Publicação: 1990
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106318
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1990.
id UFSC_3ba1786e760b77cefa6250720a1d16f0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/106318
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O processo de ensino e aprendizagem em quimica no 2º grau fundamentado em princípios de procedimentos de ação docente: uma avaliação iluminativaQuimica (Segundo grau)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1990.O fenômeno de interesse da dissertação foi a avaliação de uma proposta de ensino-aprendizagem em química, desenvolvida com professores da rede estadual do ensino de Santa Catarina. Tratou-se de uma pesquisa em ação do tipo experiemntal-participativa, que envolveu professores, intencionalmente selecionados, seus alunos e outras pessoas interessadas direta ou indiretamente. Teve como propósito fundamental avaliar, através da pesquisa, interações e inovações metodológicas em sala de aula, bem como realizações desenvolvidas por professores que adotaram, em nível consciente e intencional, Princípios de Procedimentos de Ação Docente (PPAD) para orientar e fundamentar suas ações pedagógicas e metodológicas. A metodologia empregada para a avaliação da proposta foi a da avaliação iluminada, modalidade sócio-antropológica da pesquisa educacional avaliativa. Através desta metodologia, foram estudadas as ações docentes decorrentes de realizações e inovações conseqüentes da operacionalização dos PPADs adotados, como foram operados, como foram influenciados pelas várias situações escolares, quais as vantagens, desvantagens e dificuldades na opinião de seus maiores interessados (professores e alunos) e, como as experiências educacionais de apredizagem dos alunos foram afetadas. O uso desta metodologia permitiu, ainda descobrir, documentar e analisar o que foi coerente na participação dos professores em um projeto de pesquisa sobre suas próprias ações e em sua participação em uma proposta de ensino que assumiu características inovadoras.Zunino, Andre ValdirUniversidade Federal de Santa CatarinaNaujorks, Luiz Carlos2013-12-05T20:06:23Z2013-12-05T20:06:23Z1990info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis231f.| il., tabsapplication/pdf79835https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106318porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-19T02:39:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/106318Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-19T02:39:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de ensino e aprendizagem em quimica no 2º grau fundamentado em princípios de procedimentos de ação docente: uma avaliação iluminativa
title O processo de ensino e aprendizagem em quimica no 2º grau fundamentado em princípios de procedimentos de ação docente: uma avaliação iluminativa
spellingShingle O processo de ensino e aprendizagem em quimica no 2º grau fundamentado em princípios de procedimentos de ação docente: uma avaliação iluminativa
Naujorks, Luiz Carlos
Quimica (Segundo grau)
title_short O processo de ensino e aprendizagem em quimica no 2º grau fundamentado em princípios de procedimentos de ação docente: uma avaliação iluminativa
title_full O processo de ensino e aprendizagem em quimica no 2º grau fundamentado em princípios de procedimentos de ação docente: uma avaliação iluminativa
title_fullStr O processo de ensino e aprendizagem em quimica no 2º grau fundamentado em princípios de procedimentos de ação docente: uma avaliação iluminativa
title_full_unstemmed O processo de ensino e aprendizagem em quimica no 2º grau fundamentado em princípios de procedimentos de ação docente: uma avaliação iluminativa
title_sort O processo de ensino e aprendizagem em quimica no 2º grau fundamentado em princípios de procedimentos de ação docente: uma avaliação iluminativa
author Naujorks, Luiz Carlos
author_facet Naujorks, Luiz Carlos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zunino, Andre Valdir
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Naujorks, Luiz Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Quimica (Segundo grau)
topic Quimica (Segundo grau)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1990.
publishDate 1990
dc.date.none.fl_str_mv 1990
2013-12-05T20:06:23Z
2013-12-05T20:06:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 79835
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106318
identifier_str_mv 79835
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 231f.| il., tabs
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652306517852160