O processo de ensino e aprendizagem em quimica no 2º grau fundamentado em princípios de procedimentos de ação docente: uma avaliação iluminativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1990 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106318 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1990. |
id |
UFSC_3ba1786e760b77cefa6250720a1d16f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/106318 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O processo de ensino e aprendizagem em quimica no 2º grau fundamentado em princípios de procedimentos de ação docente: uma avaliação iluminativaQuimica (Segundo grau)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1990.O fenômeno de interesse da dissertação foi a avaliação de uma proposta de ensino-aprendizagem em química, desenvolvida com professores da rede estadual do ensino de Santa Catarina. Tratou-se de uma pesquisa em ação do tipo experiemntal-participativa, que envolveu professores, intencionalmente selecionados, seus alunos e outras pessoas interessadas direta ou indiretamente. Teve como propósito fundamental avaliar, através da pesquisa, interações e inovações metodológicas em sala de aula, bem como realizações desenvolvidas por professores que adotaram, em nível consciente e intencional, Princípios de Procedimentos de Ação Docente (PPAD) para orientar e fundamentar suas ações pedagógicas e metodológicas. A metodologia empregada para a avaliação da proposta foi a da avaliação iluminada, modalidade sócio-antropológica da pesquisa educacional avaliativa. Através desta metodologia, foram estudadas as ações docentes decorrentes de realizações e inovações conseqüentes da operacionalização dos PPADs adotados, como foram operados, como foram influenciados pelas várias situações escolares, quais as vantagens, desvantagens e dificuldades na opinião de seus maiores interessados (professores e alunos) e, como as experiências educacionais de apredizagem dos alunos foram afetadas. O uso desta metodologia permitiu, ainda descobrir, documentar e analisar o que foi coerente na participação dos professores em um projeto de pesquisa sobre suas próprias ações e em sua participação em uma proposta de ensino que assumiu características inovadoras.Zunino, Andre ValdirUniversidade Federal de Santa CatarinaNaujorks, Luiz Carlos2013-12-05T20:06:23Z2013-12-05T20:06:23Z1990info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis231f.| il., tabsapplication/pdf79835https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106318porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-19T02:39:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/106318Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-19T02:39:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de ensino e aprendizagem em quimica no 2º grau fundamentado em princípios de procedimentos de ação docente: uma avaliação iluminativa |
title |
O processo de ensino e aprendizagem em quimica no 2º grau fundamentado em princípios de procedimentos de ação docente: uma avaliação iluminativa |
spellingShingle |
O processo de ensino e aprendizagem em quimica no 2º grau fundamentado em princípios de procedimentos de ação docente: uma avaliação iluminativa Naujorks, Luiz Carlos Quimica (Segundo grau) |
title_short |
O processo de ensino e aprendizagem em quimica no 2º grau fundamentado em princípios de procedimentos de ação docente: uma avaliação iluminativa |
title_full |
O processo de ensino e aprendizagem em quimica no 2º grau fundamentado em princípios de procedimentos de ação docente: uma avaliação iluminativa |
title_fullStr |
O processo de ensino e aprendizagem em quimica no 2º grau fundamentado em princípios de procedimentos de ação docente: uma avaliação iluminativa |
title_full_unstemmed |
O processo de ensino e aprendizagem em quimica no 2º grau fundamentado em princípios de procedimentos de ação docente: uma avaliação iluminativa |
title_sort |
O processo de ensino e aprendizagem em quimica no 2º grau fundamentado em princípios de procedimentos de ação docente: uma avaliação iluminativa |
author |
Naujorks, Luiz Carlos |
author_facet |
Naujorks, Luiz Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zunino, Andre Valdir Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Naujorks, Luiz Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Quimica (Segundo grau) |
topic |
Quimica (Segundo grau) |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1990. |
publishDate |
1990 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1990 2013-12-05T20:06:23Z 2013-12-05T20:06:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
79835 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106318 |
identifier_str_mv |
79835 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
231f.| il., tabs application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652306517852160 |