Analise de Competências: uma avaliação de professores do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farinelli, Fernanda
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Vasconcelos, Maria Celeste Reis Lobo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/66412
Resumo: Devido à expansão do número de Instituições de Ensino Superior, principalmente da rede privada, desperta nos governos e nas instituições educacionais a preocupação com a qualidade do ensino oferecido. O MEC criou métodos para avaliar as condições do ensino que é oferecido por estas instituições. Porém, as próprias instituições têm se preocupado em elevar sua qualidade de ensino para manterem-se competitivas. Quando se pensa em uma instituição com qualidade é normal associá-la a um corpo docente competente para ensinar. Assim, a gestão de competências pode possibilitar o aumento do desempenho global da instituição, pois, permite a identificação e o desenvolvimento das competências individuais do professor. Os objetivos deste trabalho foram identificar as competências básicas dos professores de uma instituição de ensino superior, e analisar se o corpo docente atual pode ser considerado competente para ensinar. Para atingir estes objetivos, foi realizado um estudo descritivo e qualitativo, utilizando-se de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. A partir da pesquisa bibliográfica foram definidas quatro (4) competências básicas aos docentes e foi realizada a pesquisa de campo em uma instituição mineira onde, na análise dos resultados e com base na literatura sobre o tema, o corpo docente desta instituição foi considerado competente para ensinar.
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