Analise de Competências: uma avaliação de professores do ensino superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/66412 |
Resumo: | Devido à expansão do número de Instituições de Ensino Superior, principalmente da rede privada, desperta nos governos e nas instituições educacionais a preocupação com a qualidade do ensino oferecido. O MEC criou métodos para avaliar as condições do ensino que é oferecido por estas instituições. Porém, as próprias instituições têm se preocupado em elevar sua qualidade de ensino para manterem-se competitivas. Quando se pensa em uma instituição com qualidade é normal associá-la a um corpo docente competente para ensinar. Assim, a gestão de competências pode possibilitar o aumento do desempenho global da instituição, pois, permite a identificação e o desenvolvimento das competências individuais do professor. Os objetivos deste trabalho foram identificar as competências básicas dos professores de uma instituição de ensino superior, e analisar se o corpo docente atual pode ser considerado competente para ensinar. Para atingir estes objetivos, foi realizado um estudo descritivo e qualitativo, utilizando-se de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. A partir da pesquisa bibliográfica foram definidas quatro (4) competências básicas aos docentes e foi realizada a pesquisa de campo em uma instituição mineira onde, na análise dos resultados e com base na literatura sobre o tema, o corpo docente desta instituição foi considerado competente para ensinar. |
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Analise de Competências: uma avaliação de professores do ensino superiorDevido à expansão do número de Instituições de Ensino Superior, principalmente da rede privada, desperta nos governos e nas instituições educacionais a preocupação com a qualidade do ensino oferecido. O MEC criou métodos para avaliar as condições do ensino que é oferecido por estas instituições. Porém, as próprias instituições têm se preocupado em elevar sua qualidade de ensino para manterem-se competitivas. Quando se pensa em uma instituição com qualidade é normal associá-la a um corpo docente competente para ensinar. Assim, a gestão de competências pode possibilitar o aumento do desempenho global da instituição, pois, permite a identificação e o desenvolvimento das competências individuais do professor. Os objetivos deste trabalho foram identificar as competências básicas dos professores de uma instituição de ensino superior, e analisar se o corpo docente atual pode ser considerado competente para ensinar. Para atingir estes objetivos, foi realizado um estudo descritivo e qualitativo, utilizando-se de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. A partir da pesquisa bibliográfica foram definidas quatro (4) competências básicas aos docentes e foi realizada a pesquisa de campo em uma instituição mineira onde, na análise dos resultados e com base na literatura sobre o tema, o corpo docente desta instituição foi considerado competente para ensinar.INPEAU2012-10-10T18:34:03Z2012-10-10T18:34:03Z2006-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/66412Farinelli, FernandaVasconcelos, Maria Celeste Reis Lobo deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T02:17:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/66412Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T02:17:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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