Surdos brasileiros e bolivianos em destaque: processo inclusivo em uma escola no município de Corumbá - MS - 2017
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227696 |
Resumo: | A inclusão educacional de alunos Surdos é um assunto um tanto debatido e polemizado por apresentar diversos empasses linguísticos e metodológicos que comprometem o progresso desses estudantes. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva, de maneira geral, analisar as ações pedagógicas para o desenvolvimento da aprendizagem e da inclusão linguística de alunos Surdos brasileiros e bolivianos que estudam no Ensino Médio, em uma escola situada, no município de Corumbá-MS. O estudo empírico de base qualitativa foi constituído por meio de entrevistas com questões semiestruturadas, uma vez que estas possibilitam maior flexibilidade e autonomia no que tange à quantidade de perguntas para o cumprimento dos objetivos propostos. Para tanto, foram entrevistados seis informantes, entre eles: a) dois professores de língua portuguesa; b) um tradutor intérprete de Libras e língua portuguesa; c) três alunos Surdos: dois brasileiros e um boliviano. O conteúdo registrado nas entrevistas foi gravado em áudio ou vídeo, transcrito, analisado sob a ótica da análise do conteúdo e organizado em categorias. Os resultados apotam que os alunos Surdos se daparam com alguns obstáculos que, consequentemente, dificultam o seu desenvolvimento como, por exemplo, a pouca interação do aprendiz com os professores; o desconhecimento, por parte dos professores, da Libras e de procedimentos metodológicos que beneficiam o aprendizado desse alunado; a extrema depedência do estudante com o tradutor intérprete para se comunicar com demais sujeitos envolvidos; a restrita interação do professor com o aluno; a dificuldade do escolar Surdo em responder as tarefas em casa. |
id |
UFSC_3c1889d4224641aaa188a827a0a46ec3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/227696 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Surdos brasileiros e bolivianos em destaque: processo inclusivo em uma escola no município de Corumbá - MS - 2017Inclusão linguística escolarSurdos brasileirosSurdos bolivianosLínguas de SinaisA inclusão educacional de alunos Surdos é um assunto um tanto debatido e polemizado por apresentar diversos empasses linguísticos e metodológicos que comprometem o progresso desses estudantes. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva, de maneira geral, analisar as ações pedagógicas para o desenvolvimento da aprendizagem e da inclusão linguística de alunos Surdos brasileiros e bolivianos que estudam no Ensino Médio, em uma escola situada, no município de Corumbá-MS. O estudo empírico de base qualitativa foi constituído por meio de entrevistas com questões semiestruturadas, uma vez que estas possibilitam maior flexibilidade e autonomia no que tange à quantidade de perguntas para o cumprimento dos objetivos propostos. Para tanto, foram entrevistados seis informantes, entre eles: a) dois professores de língua portuguesa; b) um tradutor intérprete de Libras e língua portuguesa; c) três alunos Surdos: dois brasileiros e um boliviano. O conteúdo registrado nas entrevistas foi gravado em áudio ou vídeo, transcrito, analisado sob a ótica da análise do conteúdo e organizado em categorias. Os resultados apotam que os alunos Surdos se daparam com alguns obstáculos que, consequentemente, dificultam o seu desenvolvimento como, por exemplo, a pouca interação do aprendiz com os professores; o desconhecimento, por parte dos professores, da Libras e de procedimentos metodológicos que beneficiam o aprendizado desse alunado; a extrema depedência do estudante com o tradutor intérprete para se comunicar com demais sujeitos envolvidos; a restrita interação do professor com o aluno; a dificuldade do escolar Surdo em responder as tarefas em casa.UFMS2021-09-05T20:53:26Z2021-09-05T20:53:26Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLOUBET, Maurício. Surdos brasileiros e bolivianos em destaque: processo inclusivo em uma escola no município de Corumbá – MS - 2017. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, 2017. Orientadora: Dra. Cláudia Araújo de Lima.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227696LOUBET, Maurícioporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-05T20:53:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/227696Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-09-05T20:53:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Surdos brasileiros e bolivianos em destaque: processo inclusivo em uma escola no município de Corumbá - MS - 2017 |
title |
Surdos brasileiros e bolivianos em destaque: processo inclusivo em uma escola no município de Corumbá - MS - 2017 |
spellingShingle |
Surdos brasileiros e bolivianos em destaque: processo inclusivo em uma escola no município de Corumbá - MS - 2017 LOUBET, Maurício Inclusão linguística escolar Surdos brasileiros Surdos bolivianos Línguas de Sinais |
title_short |
Surdos brasileiros e bolivianos em destaque: processo inclusivo em uma escola no município de Corumbá - MS - 2017 |
title_full |
Surdos brasileiros e bolivianos em destaque: processo inclusivo em uma escola no município de Corumbá - MS - 2017 |
title_fullStr |
Surdos brasileiros e bolivianos em destaque: processo inclusivo em uma escola no município de Corumbá - MS - 2017 |
title_full_unstemmed |
Surdos brasileiros e bolivianos em destaque: processo inclusivo em uma escola no município de Corumbá - MS - 2017 |
title_sort |
Surdos brasileiros e bolivianos em destaque: processo inclusivo em uma escola no município de Corumbá - MS - 2017 |
author |
LOUBET, Maurício |
author_facet |
LOUBET, Maurício |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LOUBET, Maurício |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão linguística escolar Surdos brasileiros Surdos bolivianos Línguas de Sinais |
topic |
Inclusão linguística escolar Surdos brasileiros Surdos bolivianos Línguas de Sinais |
description |
A inclusão educacional de alunos Surdos é um assunto um tanto debatido e polemizado por apresentar diversos empasses linguísticos e metodológicos que comprometem o progresso desses estudantes. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva, de maneira geral, analisar as ações pedagógicas para o desenvolvimento da aprendizagem e da inclusão linguística de alunos Surdos brasileiros e bolivianos que estudam no Ensino Médio, em uma escola situada, no município de Corumbá-MS. O estudo empírico de base qualitativa foi constituído por meio de entrevistas com questões semiestruturadas, uma vez que estas possibilitam maior flexibilidade e autonomia no que tange à quantidade de perguntas para o cumprimento dos objetivos propostos. Para tanto, foram entrevistados seis informantes, entre eles: a) dois professores de língua portuguesa; b) um tradutor intérprete de Libras e língua portuguesa; c) três alunos Surdos: dois brasileiros e um boliviano. O conteúdo registrado nas entrevistas foi gravado em áudio ou vídeo, transcrito, analisado sob a ótica da análise do conteúdo e organizado em categorias. Os resultados apotam que os alunos Surdos se daparam com alguns obstáculos que, consequentemente, dificultam o seu desenvolvimento como, por exemplo, a pouca interação do aprendiz com os professores; o desconhecimento, por parte dos professores, da Libras e de procedimentos metodológicos que beneficiam o aprendizado desse alunado; a extrema depedência do estudante com o tradutor intérprete para se comunicar com demais sujeitos envolvidos; a restrita interação do professor com o aluno; a dificuldade do escolar Surdo em responder as tarefas em casa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2021-09-05T20:53:26Z 2021-09-05T20:53:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LOUBET, Maurício. Surdos brasileiros e bolivianos em destaque: processo inclusivo em uma escola no município de Corumbá – MS - 2017. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, 2017. Orientadora: Dra. Cláudia Araújo de Lima. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227696 |
identifier_str_mv |
LOUBET, Maurício. Surdos brasileiros e bolivianos em destaque: processo inclusivo em uma escola no município de Corumbá – MS - 2017. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, 2017. Orientadora: Dra. Cláudia Araújo de Lima. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227696 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652070488637440 |