Surdos brasileiros e bolivianos em destaque: processo inclusivo em uma escola no município de Corumbá - MS - 2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOUBET, Maurício
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227696
Resumo: A inclusão educacional de alunos Surdos é um assunto um tanto debatido e polemizado por apresentar diversos empasses linguísticos e metodológicos que comprometem o progresso desses estudantes. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva, de maneira geral, analisar as ações pedagógicas para o desenvolvimento da aprendizagem e da inclusão linguística de alunos Surdos brasileiros e bolivianos que estudam no Ensino Médio, em uma escola situada, no município de Corumbá-MS. O estudo empírico de base qualitativa foi constituído por meio de entrevistas com questões semiestruturadas, uma vez que estas possibilitam maior flexibilidade e autonomia no que tange à quantidade de perguntas para o cumprimento dos objetivos propostos. Para tanto, foram entrevistados seis informantes, entre eles: a) dois professores de língua portuguesa; b) um tradutor intérprete de Libras e língua portuguesa; c) três alunos Surdos: dois brasileiros e um boliviano. O conteúdo registrado nas entrevistas foi gravado em áudio ou vídeo, transcrito, analisado sob a ótica da análise do conteúdo e organizado em categorias. Os resultados apotam que os alunos Surdos se daparam com alguns obstáculos que, consequentemente, dificultam o seu desenvolvimento como, por exemplo, a pouca interação do aprendiz com os professores; o desconhecimento, por parte dos professores, da Libras e de procedimentos metodológicos que beneficiam o aprendizado desse alunado; a extrema depedência do estudante com o tradutor intérprete para se comunicar com demais sujeitos envolvidos; a restrita interação do professor com o aluno; a dificuldade do escolar Surdo em responder as tarefas em casa.
id UFSC_3c1889d4224641aaa188a827a0a46ec3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/227696
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Surdos brasileiros e bolivianos em destaque: processo inclusivo em uma escola no município de Corumbá - MS - 2017Inclusão linguística escolarSurdos brasileirosSurdos bolivianosLínguas de SinaisA inclusão educacional de alunos Surdos é um assunto um tanto debatido e polemizado por apresentar diversos empasses linguísticos e metodológicos que comprometem o progresso desses estudantes. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva, de maneira geral, analisar as ações pedagógicas para o desenvolvimento da aprendizagem e da inclusão linguística de alunos Surdos brasileiros e bolivianos que estudam no Ensino Médio, em uma escola situada, no município de Corumbá-MS. O estudo empírico de base qualitativa foi constituído por meio de entrevistas com questões semiestruturadas, uma vez que estas possibilitam maior flexibilidade e autonomia no que tange à quantidade de perguntas para o cumprimento dos objetivos propostos. Para tanto, foram entrevistados seis informantes, entre eles: a) dois professores de língua portuguesa; b) um tradutor intérprete de Libras e língua portuguesa; c) três alunos Surdos: dois brasileiros e um boliviano. O conteúdo registrado nas entrevistas foi gravado em áudio ou vídeo, transcrito, analisado sob a ótica da análise do conteúdo e organizado em categorias. Os resultados apotam que os alunos Surdos se daparam com alguns obstáculos que, consequentemente, dificultam o seu desenvolvimento como, por exemplo, a pouca interação do aprendiz com os professores; o desconhecimento, por parte dos professores, da Libras e de procedimentos metodológicos que beneficiam o aprendizado desse alunado; a extrema depedência do estudante com o tradutor intérprete para se comunicar com demais sujeitos envolvidos; a restrita interação do professor com o aluno; a dificuldade do escolar Surdo em responder as tarefas em casa.UFMS2021-09-05T20:53:26Z2021-09-05T20:53:26Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLOUBET, Maurício. Surdos brasileiros e bolivianos em destaque: processo inclusivo em uma escola no município de Corumbá – MS - 2017. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, 2017. Orientadora: Dra. Cláudia Araújo de Lima.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227696LOUBET, Maurícioporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-05T20:53:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/227696Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-09-05T20:53:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Surdos brasileiros e bolivianos em destaque: processo inclusivo em uma escola no município de Corumbá - MS - 2017
title Surdos brasileiros e bolivianos em destaque: processo inclusivo em uma escola no município de Corumbá - MS - 2017
spellingShingle Surdos brasileiros e bolivianos em destaque: processo inclusivo em uma escola no município de Corumbá - MS - 2017
LOUBET, Maurício
Inclusão linguística escolar
Surdos brasileiros
Surdos bolivianos
Línguas de Sinais
title_short Surdos brasileiros e bolivianos em destaque: processo inclusivo em uma escola no município de Corumbá - MS - 2017
title_full Surdos brasileiros e bolivianos em destaque: processo inclusivo em uma escola no município de Corumbá - MS - 2017
title_fullStr Surdos brasileiros e bolivianos em destaque: processo inclusivo em uma escola no município de Corumbá - MS - 2017
title_full_unstemmed Surdos brasileiros e bolivianos em destaque: processo inclusivo em uma escola no município de Corumbá - MS - 2017
title_sort Surdos brasileiros e bolivianos em destaque: processo inclusivo em uma escola no município de Corumbá - MS - 2017
author LOUBET, Maurício
author_facet LOUBET, Maurício
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LOUBET, Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão linguística escolar
Surdos brasileiros
Surdos bolivianos
Línguas de Sinais
topic Inclusão linguística escolar
Surdos brasileiros
Surdos bolivianos
Línguas de Sinais
description A inclusão educacional de alunos Surdos é um assunto um tanto debatido e polemizado por apresentar diversos empasses linguísticos e metodológicos que comprometem o progresso desses estudantes. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva, de maneira geral, analisar as ações pedagógicas para o desenvolvimento da aprendizagem e da inclusão linguística de alunos Surdos brasileiros e bolivianos que estudam no Ensino Médio, em uma escola situada, no município de Corumbá-MS. O estudo empírico de base qualitativa foi constituído por meio de entrevistas com questões semiestruturadas, uma vez que estas possibilitam maior flexibilidade e autonomia no que tange à quantidade de perguntas para o cumprimento dos objetivos propostos. Para tanto, foram entrevistados seis informantes, entre eles: a) dois professores de língua portuguesa; b) um tradutor intérprete de Libras e língua portuguesa; c) três alunos Surdos: dois brasileiros e um boliviano. O conteúdo registrado nas entrevistas foi gravado em áudio ou vídeo, transcrito, analisado sob a ótica da análise do conteúdo e organizado em categorias. Os resultados apotam que os alunos Surdos se daparam com alguns obstáculos que, consequentemente, dificultam o seu desenvolvimento como, por exemplo, a pouca interação do aprendiz com os professores; o desconhecimento, por parte dos professores, da Libras e de procedimentos metodológicos que beneficiam o aprendizado desse alunado; a extrema depedência do estudante com o tradutor intérprete para se comunicar com demais sujeitos envolvidos; a restrita interação do professor com o aluno; a dificuldade do escolar Surdo em responder as tarefas em casa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2021-09-05T20:53:26Z
2021-09-05T20:53:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOUBET, Maurício. Surdos brasileiros e bolivianos em destaque: processo inclusivo em uma escola no município de Corumbá – MS - 2017. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, 2017. Orientadora: Dra. Cláudia Araújo de Lima.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227696
identifier_str_mv LOUBET, Maurício. Surdos brasileiros e bolivianos em destaque: processo inclusivo em uma escola no município de Corumbá – MS - 2017. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, 2017. Orientadora: Dra. Cláudia Araújo de Lima.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFMS
publisher.none.fl_str_mv UFMS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652070488637440