Riscos Associados à Estratégia de Crescimento Acelerado – O Caso das IES Brasileiras.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Tarcisio
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Andrade, Francisco José de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97200
Resumo: Diante da oportunidade de mercado, proporcionada pela rápida expansão do setor educacional brasileiro, as Instituições de Ensino Superior – IES, parecem não resistir à tentação de crescimento a qualquer custo. Algumas IES se descuidam em estabelecer um posicionamento estratégico claro, o que pode implicar em ameaças às suas sobrevivências de longo prazo. Uma investigação foi realizada em uma IES que em 1998 registrou 3.068 matrículas nos cursos de graduação, sendo que no ano de 2004 a instituição alcançou 6.106 matrículas, o que representa um crescimento de 99% em cinco anos, uma média de 500 novas matrículas a cada ano. O objetivo desta investigação foi avaliar a imagem institucional, a satisfação e a lealdade demonstrada pelos alunos dos cursos de graduação desta instituição após a adoção da estratégia de expansão do número de vagas e cursos. A metodologia da investigação foi fundamentada em duas abordagens distintas. Inicialmente foram realizados grupos de foco, com voluntários do corpo discente, com a finalidade de exploração do problema. Posteriormente, embasado nos subsídios da pesquisa qualitativa, foi elaborado um questionário estruturado o qual foi aplicado em 952 dos 6.106 alunos que formam a população de alunos da IES, ou seja, em 15,59% dos estudantes regularmente matriculados. Os alunos selecionados para compor a amostra encontravam-se cursando entre o primeiro e o oitavo período (regime semestral), ou do primeiro ao quarto ano (regime anual), em sete cursos investigados. A pesquisa registra que o crescimento desenfreado da IES estudada teve impacto negativo na sua imagem institucional assim como na satisfação e na lealdade de seus usuários. A insatisfação e a deslealdade, associadas à depreciação da imagem da Instituição, têm resultado em altas taxas de evasão e trancamento de matrículas que implicam em vagas ociosas. O impacto negativo da estratégia de crescimento descontrolada já se faz sentir no curto-prazo da Instituição pesquisada e planta sementes para problemas futuros que podem se manifestar em prazos mais dilatados.
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