Medicalização, práticas escolares e o TDAH: desafios atuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Raíssa Gavião da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245892
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
id UFSC_3ce8199c1f01577e88f1ad049751e57f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/245892
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Medicalização, práticas escolares e o TDAH: desafios atuaisTDAHmedicalizaçãonormalizaçãodisciplinamentodiagnósticoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo compreender a partir das pesquisas publicadas na ANPED, como tem sido construída a relação entre a concepção do TDAH, o processo de medicalização e as práticas escolares. Para tal, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa com um levantamento de produção bibliográfica referente a produção diagnóstica do TDAH nas escolas. Primeiramente, foi realizada uma busca de produções científicas publicadas nas reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), nos Grupos de Trabalho de Ensino Fundamental (GT 13), Educação Especial (GT 15) e Psicologia e Educação (GT 20). A busca foi organizada por palavras-chaves que possibilitaram a identificação de textos, a partir das palavras apresentadas nos títulos, sobre o tema de pesquisa resultando no total de dezessete trabalhos. Após o levantamento de produção, iniciou-se a leitura e análise do conteúdo de cada artigo. A partir das leituras foram elaborados três eixos de análise: 1) Normalização dos corpos e o disciplinamento; 2) Medicalização do comportamento e da aprendizagem e 3) O diagnóstico do TDAH como norteador das ações pedagógicas. A partir dos estudos, percebe-se a necessidade do debate sobre práticas pedagógicas que produzam uma desconstrução da lógica medicalizante presente nas escolas e a forma que tem utilizado os diagnósticos como definidores e norteadores das ações e relações escolares. Percebeu-se que há bastante resistência no âmbito escolar de produzir um olhar para os estudantes que os coloque em um lugar potente de sujeito aprendiz, participativo, criativo e inventivo da própria relação pedagógica.Florianópolis, SC.Christofari, Ana CarolinaUniversidade Federal de Santa Catarina.Silva, Raíssa Gavião da2023-05-18T15:13:51Z2023-05-18T15:13:51Z2022-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis80application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245892Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-05-18T15:13:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/245892Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-05-18T15:13:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Medicalização, práticas escolares e o TDAH: desafios atuais
title Medicalização, práticas escolares e o TDAH: desafios atuais
spellingShingle Medicalização, práticas escolares e o TDAH: desafios atuais
Silva, Raíssa Gavião da
TDAH
medicalização
normalização
disciplinamento
diagnóstico
title_short Medicalização, práticas escolares e o TDAH: desafios atuais
title_full Medicalização, práticas escolares e o TDAH: desafios atuais
title_fullStr Medicalização, práticas escolares e o TDAH: desafios atuais
title_full_unstemmed Medicalização, práticas escolares e o TDAH: desafios atuais
title_sort Medicalização, práticas escolares e o TDAH: desafios atuais
author Silva, Raíssa Gavião da
author_facet Silva, Raíssa Gavião da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Christofari, Ana Carolina
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Raíssa Gavião da
dc.subject.por.fl_str_mv TDAH
medicalização
normalização
disciplinamento
diagnóstico
topic TDAH
medicalização
normalização
disciplinamento
diagnóstico
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21
2023-05-18T15:13:51Z
2023-05-18T15:13:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245892
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 80
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652368501276672