Medicalização, práticas escolares e o TDAH: desafios atuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245892 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
id |
UFSC_3ce8199c1f01577e88f1ad049751e57f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/245892 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Medicalização, práticas escolares e o TDAH: desafios atuaisTDAHmedicalizaçãonormalizaçãodisciplinamentodiagnósticoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo compreender a partir das pesquisas publicadas na ANPED, como tem sido construída a relação entre a concepção do TDAH, o processo de medicalização e as práticas escolares. Para tal, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa com um levantamento de produção bibliográfica referente a produção diagnóstica do TDAH nas escolas. Primeiramente, foi realizada uma busca de produções científicas publicadas nas reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), nos Grupos de Trabalho de Ensino Fundamental (GT 13), Educação Especial (GT 15) e Psicologia e Educação (GT 20). A busca foi organizada por palavras-chaves que possibilitaram a identificação de textos, a partir das palavras apresentadas nos títulos, sobre o tema de pesquisa resultando no total de dezessete trabalhos. Após o levantamento de produção, iniciou-se a leitura e análise do conteúdo de cada artigo. A partir das leituras foram elaborados três eixos de análise: 1) Normalização dos corpos e o disciplinamento; 2) Medicalização do comportamento e da aprendizagem e 3) O diagnóstico do TDAH como norteador das ações pedagógicas. A partir dos estudos, percebe-se a necessidade do debate sobre práticas pedagógicas que produzam uma desconstrução da lógica medicalizante presente nas escolas e a forma que tem utilizado os diagnósticos como definidores e norteadores das ações e relações escolares. Percebeu-se que há bastante resistência no âmbito escolar de produzir um olhar para os estudantes que os coloque em um lugar potente de sujeito aprendiz, participativo, criativo e inventivo da própria relação pedagógica.Florianópolis, SC.Christofari, Ana CarolinaUniversidade Federal de Santa Catarina.Silva, Raíssa Gavião da2023-05-18T15:13:51Z2023-05-18T15:13:51Z2022-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis80application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245892Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-05-18T15:13:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/245892Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-05-18T15:13:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Medicalização, práticas escolares e o TDAH: desafios atuais |
title |
Medicalização, práticas escolares e o TDAH: desafios atuais |
spellingShingle |
Medicalização, práticas escolares e o TDAH: desafios atuais Silva, Raíssa Gavião da TDAH medicalização normalização disciplinamento diagnóstico |
title_short |
Medicalização, práticas escolares e o TDAH: desafios atuais |
title_full |
Medicalização, práticas escolares e o TDAH: desafios atuais |
title_fullStr |
Medicalização, práticas escolares e o TDAH: desafios atuais |
title_full_unstemmed |
Medicalização, práticas escolares e o TDAH: desafios atuais |
title_sort |
Medicalização, práticas escolares e o TDAH: desafios atuais |
author |
Silva, Raíssa Gavião da |
author_facet |
Silva, Raíssa Gavião da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Christofari, Ana Carolina Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Raíssa Gavião da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TDAH medicalização normalização disciplinamento diagnóstico |
topic |
TDAH medicalização normalização disciplinamento diagnóstico |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-21 2023-05-18T15:13:51Z 2023-05-18T15:13:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245892 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245892 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
80 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652368501276672 |