A Ação Aglutinadora Da Multiinstitucionalidade Na Docência No Ensino Superior Em Ciências Contábeis No Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Jorge Expedito de Gusmão
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Pederneiras, Marcleide Maria Macêdo, Silva, Felipe Dantas Cassimiro da, Mulatinho, Caio Eduardo Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35702
Resumo: A pesquisa emergiu da constatação do crescimento numérico de cursos de mestrados acadêmicos em Ciências Contábeis nas Regiões Sudeste e Sul do Brasil, nos últimos seis anos, e do esforço localizado das Universidades Federais da Paraíba, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e da Universidade de Brasília ao desenvolver um programa multiinstitucional e inter-regional para suprir deficiência nas regiões menos aquinhoadas do país. O objetivo deste trabalho foi de avaliar a ação aglutinadora da multiinstitucionalidade do primeiro mestrado acadêmico público, do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país e sua profícua influência na qualificada formação docente, exigida pela legislação vigente. A metodologia utilizada foi a dedutiva, embasada nas informações e dados obtidos e de todo referencial teórico concernente à multiinstitucionalidade. Conclui-se que, a Multiinstitucionalidade desenvolve todo um processo regional, cujos frutos são comprovadamente eficazes na formação e qualificação de novos docentes para as Instituições de Ensino Superior, que, até 2004, deverão cumprir as exigências legais e, para tanto, poderão utilizar-se dos procedimentos de interação interinstitucionais para ativarem os intercâmbios e parcerias que produzam resultados como os detectados e comprovados nesta investigação de caráter científico.
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