Altas Habilidades Cognitivas e Rendimento a Matemática e Língua Portuguesa: Estudos de desenvolvimento em alunos do ensino básico e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candeias, A.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rebelo, N., Varelas, D.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10022
Resumo: A crença de que os alunos com altas habilidades cognitivas tenderão a demonstrar resultados escolares positivos nem sempre se comprova pela investigação. Neste estudo tomámos o rendimento escolar dos alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática e as medidas de desempenho cognitivo (Matrizes Progressivas Standart de Raven e Bateria de Provas de Raciocínio) em dois momentos distintos e avaliámos a estabilidade temporal, no âmbito de um projeto mais amplo cuja finalidade é perceber o efeito das transições escolares no Rendimento Escolar e Desenvolvimento de alunos do Ensino Básico (RED).
id RCAP_a0f6ec2769b83b440ff36596a5bfb946
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/10022
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Altas Habilidades Cognitivas e Rendimento a Matemática e Língua Portuguesa: Estudos de desenvolvimento em alunos do ensino básico e secundárioAltas habilidadesRendimentoMatemáticaLíngua portuguesaDesenvolvimentoA crença de que os alunos com altas habilidades cognitivas tenderão a demonstrar resultados escolares positivos nem sempre se comprova pela investigação. Neste estudo tomámos o rendimento escolar dos alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática e as medidas de desempenho cognitivo (Matrizes Progressivas Standart de Raven e Bateria de Provas de Raciocínio) em dois momentos distintos e avaliámos a estabilidade temporal, no âmbito de um projeto mais amplo cuja finalidade é perceber o efeito das transições escolares no Rendimento Escolar e Desenvolvimento de alunos do Ensino Básico (RED).2014-01-24T17:33:46Z2014-01-242013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/10022http://hdl.handle.net/10174/10022porCandeias, A. A., Rebelo, N., & Varelas, D. (2013, novembro). Altas Habilidades Cognitivas e Rendimento a Matemática e Língua Portuguesa: Estudos de desenvolvimento em alunos do ensino básico e secundário. Poster apresentado no Congresso Internacional ANEIS 2013 Sobredotação: Desafios do ensino-aprendizagem em diferentes contextos. Universidade do Porto, Porto, Portugal.simnaosimCentro de Estudos de História e Filosofia da Ciência; Departamento de Psicologiaaac@uevora.ptnrebelo@uevora.ptdvarelas@uevora,pt679Candeias, A.Rebelo, N.Varelas, D.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:52:31Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10022Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:00.322077Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Altas Habilidades Cognitivas e Rendimento a Matemática e Língua Portuguesa: Estudos de desenvolvimento em alunos do ensino básico e secundário
title Altas Habilidades Cognitivas e Rendimento a Matemática e Língua Portuguesa: Estudos de desenvolvimento em alunos do ensino básico e secundário
spellingShingle Altas Habilidades Cognitivas e Rendimento a Matemática e Língua Portuguesa: Estudos de desenvolvimento em alunos do ensino básico e secundário
Candeias, A.
Altas habilidades
Rendimento
Matemática
Língua portuguesa
Desenvolvimento
title_short Altas Habilidades Cognitivas e Rendimento a Matemática e Língua Portuguesa: Estudos de desenvolvimento em alunos do ensino básico e secundário
title_full Altas Habilidades Cognitivas e Rendimento a Matemática e Língua Portuguesa: Estudos de desenvolvimento em alunos do ensino básico e secundário
title_fullStr Altas Habilidades Cognitivas e Rendimento a Matemática e Língua Portuguesa: Estudos de desenvolvimento em alunos do ensino básico e secundário
title_full_unstemmed Altas Habilidades Cognitivas e Rendimento a Matemática e Língua Portuguesa: Estudos de desenvolvimento em alunos do ensino básico e secundário
title_sort Altas Habilidades Cognitivas e Rendimento a Matemática e Língua Portuguesa: Estudos de desenvolvimento em alunos do ensino básico e secundário
author Candeias, A.
author_facet Candeias, A.
Rebelo, N.
Varelas, D.
author_role author
author2 Rebelo, N.
Varelas, D.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Candeias, A.
Rebelo, N.
Varelas, D.
dc.subject.por.fl_str_mv Altas habilidades
Rendimento
Matemática
Língua portuguesa
Desenvolvimento
topic Altas habilidades
Rendimento
Matemática
Língua portuguesa
Desenvolvimento
description A crença de que os alunos com altas habilidades cognitivas tenderão a demonstrar resultados escolares positivos nem sempre se comprova pela investigação. Neste estudo tomámos o rendimento escolar dos alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática e as medidas de desempenho cognitivo (Matrizes Progressivas Standart de Raven e Bateria de Provas de Raciocínio) em dois momentos distintos e avaliámos a estabilidade temporal, no âmbito de um projeto mais amplo cuja finalidade é perceber o efeito das transições escolares no Rendimento Escolar e Desenvolvimento de alunos do Ensino Básico (RED).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-24T17:33:46Z
2014-01-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/10022
http://hdl.handle.net/10174/10022
url http://hdl.handle.net/10174/10022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Candeias, A. A., Rebelo, N., & Varelas, D. (2013, novembro). Altas Habilidades Cognitivas e Rendimento a Matemática e Língua Portuguesa: Estudos de desenvolvimento em alunos do ensino básico e secundário. Poster apresentado no Congresso Internacional ANEIS 2013 Sobredotação: Desafios do ensino-aprendizagem em diferentes contextos. Universidade do Porto, Porto, Portugal.
sim
nao
sim
Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência; Departamento de Psicologia
aac@uevora.pt
nrebelo@uevora.pt
dvarelas@uevora,pt
679
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136523812077568