Altas Habilidades Cognitivas e Rendimento a Matemática e Língua Portuguesa: Estudos de desenvolvimento em alunos do ensino básico e secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/10022 |
Resumo: | A crença de que os alunos com altas habilidades cognitivas tenderão a demonstrar resultados escolares positivos nem sempre se comprova pela investigação. Neste estudo tomámos o rendimento escolar dos alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática e as medidas de desempenho cognitivo (Matrizes Progressivas Standart de Raven e Bateria de Provas de Raciocínio) em dois momentos distintos e avaliámos a estabilidade temporal, no âmbito de um projeto mais amplo cuja finalidade é perceber o efeito das transições escolares no Rendimento Escolar e Desenvolvimento de alunos do Ensino Básico (RED). |
id |
RCAP_a0f6ec2769b83b440ff36596a5bfb946 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/10022 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Altas Habilidades Cognitivas e Rendimento a Matemática e Língua Portuguesa: Estudos de desenvolvimento em alunos do ensino básico e secundárioAltas habilidadesRendimentoMatemáticaLíngua portuguesaDesenvolvimentoA crença de que os alunos com altas habilidades cognitivas tenderão a demonstrar resultados escolares positivos nem sempre se comprova pela investigação. Neste estudo tomámos o rendimento escolar dos alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática e as medidas de desempenho cognitivo (Matrizes Progressivas Standart de Raven e Bateria de Provas de Raciocínio) em dois momentos distintos e avaliámos a estabilidade temporal, no âmbito de um projeto mais amplo cuja finalidade é perceber o efeito das transições escolares no Rendimento Escolar e Desenvolvimento de alunos do Ensino Básico (RED).2014-01-24T17:33:46Z2014-01-242013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/10022http://hdl.handle.net/10174/10022porCandeias, A. A., Rebelo, N., & Varelas, D. (2013, novembro). Altas Habilidades Cognitivas e Rendimento a Matemática e Língua Portuguesa: Estudos de desenvolvimento em alunos do ensino básico e secundário. Poster apresentado no Congresso Internacional ANEIS 2013 Sobredotação: Desafios do ensino-aprendizagem em diferentes contextos. Universidade do Porto, Porto, Portugal.simnaosimCentro de Estudos de História e Filosofia da Ciência; Departamento de Psicologiaaac@uevora.ptnrebelo@uevora.ptdvarelas@uevora,pt679Candeias, A.Rebelo, N.Varelas, D.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:52:31Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10022Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:00.322077Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Altas Habilidades Cognitivas e Rendimento a Matemática e Língua Portuguesa: Estudos de desenvolvimento em alunos do ensino básico e secundário |
title |
Altas Habilidades Cognitivas e Rendimento a Matemática e Língua Portuguesa: Estudos de desenvolvimento em alunos do ensino básico e secundário |
spellingShingle |
Altas Habilidades Cognitivas e Rendimento a Matemática e Língua Portuguesa: Estudos de desenvolvimento em alunos do ensino básico e secundário Candeias, A. Altas habilidades Rendimento Matemática Língua portuguesa Desenvolvimento |
title_short |
Altas Habilidades Cognitivas e Rendimento a Matemática e Língua Portuguesa: Estudos de desenvolvimento em alunos do ensino básico e secundário |
title_full |
Altas Habilidades Cognitivas e Rendimento a Matemática e Língua Portuguesa: Estudos de desenvolvimento em alunos do ensino básico e secundário |
title_fullStr |
Altas Habilidades Cognitivas e Rendimento a Matemática e Língua Portuguesa: Estudos de desenvolvimento em alunos do ensino básico e secundário |
title_full_unstemmed |
Altas Habilidades Cognitivas e Rendimento a Matemática e Língua Portuguesa: Estudos de desenvolvimento em alunos do ensino básico e secundário |
title_sort |
Altas Habilidades Cognitivas e Rendimento a Matemática e Língua Portuguesa: Estudos de desenvolvimento em alunos do ensino básico e secundário |
author |
Candeias, A. |
author_facet |
Candeias, A. Rebelo, N. Varelas, D. |
author_role |
author |
author2 |
Rebelo, N. Varelas, D. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Candeias, A. Rebelo, N. Varelas, D. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Altas habilidades Rendimento Matemática Língua portuguesa Desenvolvimento |
topic |
Altas habilidades Rendimento Matemática Língua portuguesa Desenvolvimento |
description |
A crença de que os alunos com altas habilidades cognitivas tenderão a demonstrar resultados escolares positivos nem sempre se comprova pela investigação. Neste estudo tomámos o rendimento escolar dos alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática e as medidas de desempenho cognitivo (Matrizes Progressivas Standart de Raven e Bateria de Provas de Raciocínio) em dois momentos distintos e avaliámos a estabilidade temporal, no âmbito de um projeto mais amplo cuja finalidade é perceber o efeito das transições escolares no Rendimento Escolar e Desenvolvimento de alunos do Ensino Básico (RED). |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2014-01-24T17:33:46Z 2014-01-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/10022 http://hdl.handle.net/10174/10022 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/10022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Candeias, A. A., Rebelo, N., & Varelas, D. (2013, novembro). Altas Habilidades Cognitivas e Rendimento a Matemática e Língua Portuguesa: Estudos de desenvolvimento em alunos do ensino básico e secundário. Poster apresentado no Congresso Internacional ANEIS 2013 Sobredotação: Desafios do ensino-aprendizagem em diferentes contextos. Universidade do Porto, Porto, Portugal. sim nao sim Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência; Departamento de Psicologia aac@uevora.pt nrebelo@uevora.pt dvarelas@uevora,pt 679 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136523812077568 |